quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

JOSEENSE EUCLIDES BUENO MIRAGAIA


Euclides Bueno Miragaia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Euclides Bueno Miragaia (São José dos Campos, 21 de abril de 1911 — São Paulo, 23 de maio de 1932) foi um dos quatro estudantes paulistas mortos no conflito de 23 de maio de 1932 (Revolução de 32), o qual resultou, no dia 9 de julho, no levante dos paulistas contra o governo provisório de Getúlio Vargas. Era um dos "M" do movimento MMDC.
Miragaia estudou na Escola de Comércio Carlos de Carvalho e trabalhou como auxiliar no Cartório de seu tio, na capital paulista. Faleceu em conseqüência de ferimentos recebidos no conflito com a guarda de Getúlio Vargas e membros do clube 3 de outubro e da Legião Revolucionária, na Praça da República em São Paulo.
Foi sepultado em São José dos Campos, mas em 1955, seus restos mortais foram transferidos para o mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Parque do Ibirapuera, construído em homenagem aos soldados constitucionalistas. Seu túmulo, na sua cidade natal, ainda é preservado ostentando o desenho da bandeira de São Paulo.
A Avenida 23 de Maio, na cidade de São Paulo, leva esse nome para marcar o dia da morte dos rapazes do MMDC. Assim como, em Birigüi, a avenida Euclides Miragaia recebeu esse nome em homenagem ao mártir, ela que com mais de cinco quilômetros de extensão, foi durante muitos anos a única via de entrada e saída da cidade.
A família de Euclides Miragaia
Após a tragédia que marcou suas vidas, José Miragaia e Emília Bueno Miragaia, os pais de Euclides, mudaram-se para Birigüi onde um dos irmãos de Euclides, Joaquim Miragaia chegou a jogar no conhecido time Bandeirante de Birigüi, do qual posteriormente se tornou diretor. Sua prima Vicentina Miragaia Mendes (a Jaú) foi jogadora da seleção feminina de basquetebol de 1951.
Adalgisa (Miragai) de Oliveira Leopoldo e Silva,( a Santinha), também sua prima e emérita professora,nasceu no interior paulista em São José dos Campos e formadou-se na primeira turma da Escola Normal, anexa ao primeiro Grupo Escolar, na mesma cidade. Contraiu nupícias com Arthur Leopldo e Slva Filho, sobrinho do primeiro, e então, Arce-Bispo da cidade de São Paulo, D. Duate Leopoldo e Silva. fonte Curia Metropolitana de São Paulo.

Um comentário:

  1. O túmulo de Euclides Miragaia, que eu visitava desde criança, e apresentei a meu filho, contando
    um pouco da história desse rapaz, foi retirado do
    cemitério local pela igreja.
    Ainda tive tempo de fazer algumas fotos do túmulo.
    É triste ver que uma cidade como são José dos Campos, não valoriza sua história.

    José Menino - sebo.menino@gmail.com

    ResponderExcluir