sábado, 16 de janeiro de 2010

COMPUTADORES EM FORMA DE PRANCHETA





14/01 - 15:52hs
Tablet: que bicho é esse?
Computadores em forma de prancheta são uma das apostas da indústria para 2010
André Cardozo
Os tablets foram uma das sensações da CES 2010, feira de tecnologia que ocorreu semana passada, em Las Vegas. Muitas empresas pequenas e médias apresentaram protótipos desses aparelhos, enquanto nomes famosos como Motorola e HP anunciaram que vão vender tablets ainda esse ano. Mas afinal, o que é um tablet e o que você pode fazer com ele? Confira a seguir as respostas para essas e outras perguntas sobre tablets.
O que é um tablet?
Um tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque. Para ter uma idéia de como é um, basta pensar em um “iPhone gigante”, com tela entre 7 e 10 polegadas. Todos os tablets anunciados na CES já saem de fábrica com conexão 3G e Wi-Fi, ou seja, prontos para acessar a internet.
Existe diferença entre tablet e slate?
Não. O termo “slate” passou a ser usado recentemente, após as especulações de que o tablet da Apple pode se chamar iSlate (a empresa registrou o domínio islate.com). Até mesmo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, usou “slate” ao se referir ao tablet da HP com Windows 7.
Já posso comprar um tablet?
Ainda não. Motorola, Lenovo e HP são alguns fabricantes que prometem tablets para esse ano nos Estados Unidos, mas nenhuma data foi divulgada. Aguarda-se ainda o tablet da Apple, que segundo rumores de mercado será lançado, no máximo, até março.
Qual o preço?
Ainda não foram divulgados preços oficiais. Eles vão variar de acordo com o modelo e possíveis subsídios de operadoras de telefonia. Durante a CES 2010, Dan Schoch, um dos principais executivos da Motorola, disse que o tablet da empresa deve custar por volta de 300 dólares.
Quem fabrica?
Por enquanto, entre as grandes empresas, HP, Lenovo e Motorola vão produzir tablets. A Dell também demonstrou um modelo na CES, mas não esclareceu se ele será realmente comercializado ou se é só um projeto. Além dessas, algumas companhias de menor porte demonstraram protótipos na CES 2010.
O que posso fazer com um tablet?
O principal foco dos tablets está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail e leitura e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Além disso, será possível assistir a vídeos, ver fotos e ouvir músicas. Devido a limitações de poder de processamento e interface, provavelmente não será viável trabalhar com programas pesados, como o Photoshop ou abrir arquivos pesados de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint.
Quais os sistemas usados nos tablets?
No momento, são basicamente três. A aposta da Microsoft é o Windows 7, que está no tablet da HP demonstrado pelo CEO da empresa, Steve Ballmer, durante a CES 2010. O segundo sistema é o Android, do Google, baseado em Linux. Ele está em tablets da Motorola e da Dell. A terceira opção é composta por outras variações do sistema Linux criadas por cada fabricante. A Lenovo, por exemplo, criou o SkyLight OS para sua linha de netbooks e tablets.
Quais os processadores usados?
Há três nomes de peso disputando esse mercado. A Intel aposta na linha de chips Atom, já muito usada em minilaptops. A segunda concorrente é a Qualcomm com sua linha de chips Snapdragon. Esses processadores são usados em alguns dos smartphones mais poderosos do mercado, como o Nexus One, do Google. Já a tradicional fabricante de placas de vídeo NVidia quer emplacar os processadores Tegra em tablets.
Os tablets são similares aos e-books?
No tamanho, sim. Mas as semelhanças param por aí. As telas dos tablets são coloridas e sensíveis ao toque, enquanto às dos e-books são monocromáticas e não respondem à pressão dos dedos. E-books servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras funções.
fonte :www.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário