segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CANTORA MARLENE RAINHA DO RÁDIO NO DE ANO 1949



Marlene (cantora)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marlene

Informação geral
Nome completo Victória Bonaiutti De Martino
Apelido
A que canta e dança diferente
Data de nascimento 22 de novembro de 1924

Origem São Paulo

País
Brasil

Gêneros
MPB

Período em atividade 1940-presente
Gravadoras Odeon, Star, Continental, Todamérica, Sinter, RCA Victor

Marlene, nome artístico de Victória Bonaiutti De Martino, (São Paulo, 22 de novembro de 1924) é uma cantora e atriz brasileira. Foi casada com o ator Luís Delfino.
Tendo gravado mais de 4.000 canções em sua carreira, Marlene (junto com Emilinha Borba) foi um dos maiores mitos do rádio brasileiro em sua época de ouro. Sua popularidade nacional também resultou em convites para o cinema (onze filmes depois de Corações sem Piloto, de 1944) e para o teatro (cinco peças após Depois do Casamento, em 1952), tendo também trabalhado em cinco revistas depois de Deixa Que Eu Chuto (1950). Suas atividades internacionais incluíam turnês pelo Uruguai, Argentina, Estados Unidos (onde se apresentou no Waldorf-Astoria Hotel e em Chicago) e França (apresentando-se por quatro meses e meio no Teatro Olympia em Paris, a convite de Édith Piaf, que a vira no Copacabana Palace, no Rio). Também compositora, teve seu samba-canção A grande verdade (parceria com Luiz Bittencourt) gravado por Dalva de Oliveira, em 1951.
Índice
• 1 Biografia
o 1.1 Primeiros anos
o 1.2 Carreira artística
o 1.3 Rainha do Rádio
• 2 Discografia
• 3 Canções
• 4 Trabalhos como atriz
o 4.1 Na televisão
o 4.2 No cinema

Biografia
Primeiros anos
Nasceu na capital paulista, no bairro da Bela Vista, conhecido reduto de ítalo-brasileiros. Seus pais mesmo eram italianos, e Victória Bonaiutti de Martino era a mais nova de três filhas. Ela herdou o nome do pai, o qual veio a falecer sete dias depois de seu nascimento. A viúva, Antonieta, não se casou novamente, assim tendo que sustentar sozinha a criação de suas filhas. Ela alfabetizava no Instituto de Surdos e Mudos de São Paulo e também era costureira.
Uma vez que era devota da Igreja Batista, conseguiu internar a filha mais nova no Colégio Batista Brasileiro, pagando apenas uma taxa. As mensalidades foram dispensadas em troca de que Victória prestasse serviços gerais ao colégio, como arrumação dos dormitórios. Estudou ali dos nove aos quinze anos de idade, destacando-se nas atividades esportivas, assim como no coro juvenil da igreja.
Ao deixar o colégio, foi cursar a Faculdade do Comércio, situada na Praça da Sé, com o objetivo de se tornar contadora. Na mesma época, emprega-se, durante o dia, num escritório comercial. É quando começa a participar de uma entidade de estudantes, recém formada, a qual passa a dispor de um espaço na Rádio Bandeirantes, a Hora dos estudantes, programa em que seria cantora. Foi quando seus colegas estudantes, por eleição, escolheram seu nome artístico, em homenagem à atriz alemã Marlene Dietrich.
Carreira artística
Victória acabou deixando o curso de contadora em segundo plano, priorizando sua atividade artística. Então, em 1940, ela estreou como profissional na Rádio Tupi de São Paulo. Tudo isto, contudo, fez escondida da família, que, por razões religiosas e socias vigorantes na época, não poderia admitir uma incursão no mundo artístico. O nome artístico esconderia sua verdadeira identidade até ser descoberta faltando aulas por causa de seu expediente na rádio, o que resultou num castigo exemplar por parte de sua mãe. Mas ela já estava decidida a seguir carreira.
Assim, em 1943, cercada pela desaprovação por parte da família, ela partiu para o Rio de Janeiro, onde, após se aprovada no teste com Vicente Paiva, passou a cantar no Cassino Icaraí, em Niterói. Ali permaneceu por dois meses até conhecer Carlos Machado, o qual a convidou para o Cassino da Urca, contratando-a como vocalista de sua orquestra.
Em 1946, houve a proibição dos jogos de azar e o consequente fechamento dos cassinos por decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra. Marlene então seguiu com a orquestra de Carlos Machado para a Boate Casablanca. Dois anos depois, tornou-se artista do Copacabana Palace a convite de Caribé da Rocha, o qual a promoveu de crooner a estrela da casa.
Passou a atuar também na Rádio Mayrink Veiga e, no ano seguinte, na Rádio Globo. Nesse ínterim, já se tinha dado sua estréia no disco, pela Odeon, em meados de 1946, com as gravações dos sambas Suingue no morro (Amado Régis e Felisberto Martins) e Ginga, ginga, moreno (João de Deus e Hélio Nascimento). Mas foi no carnaval do ano seguinte que Marlene emplacou seu primeiro sucesso, a marchinha Coitadinho do papai (Henrique de Almeida e M. Garcez), em companhia dos Vocalistas Tropicais, campeã do concurso oficial de músicas carnavalescas da Prefeitura do Distrito Federal. E foi cantando esta música que ela estreou no programa César de Alencar, na Rádio Nacional, com grande sucesso, em 1948. Marlene se tornaria uma das maiores estrelas da emissora, recebendo o slogan Ela que canta e dança diferente. Ainda nesse ano, foi contratada pela gravadora Continental, estreando com os choros Toca, Pedroca (Pedroca e Mário Morais) e Casadinhos (Luís Bittencourt e Tuiú), este cantado em duo com César de Alencar. Marlene esperou o fim de seu contrato com o Copacabana Palace para abandonar os espetáculos nas boates, dedicando-se ao rádio, aos discos e, posteriormente, ao cinema e ao teatro.
Rainha do Rádio
Nessa época, o maior astro da Rádio Nacional era Emilinha Borba, mas as irmãs Linda e Dircinha Batista eram também muito populares, e as vencedoras, por anos consecutivos, do concurso para Rainha do Rádio. Este torneio era coordenado pela Associação Brasileira de Rádio, sendo que os votos eram vendidos com a Revista do Rádio e a renda era destinada para a construção de um hospital para artistas. Então, em 1949, Marlene venceu o concurso de forma espetacular. Para tal, recebeu o apoio da Companhia Antarctica Paulista. A empresa de bebidas estava prestes a lançar no mercado um novo produto, o Guaraná Caçula, e, atenta à popularidade do concurso, pretendiam usar a imagem de Marlene, Rainha do Rádio, como base de propaganda de seu novo produto, dando-lhe, em troca, um cheque em branco, para que ela pudesse comprar quantos votos fossem necessários para sua vitória. Assim, Marlene foi eleita com 529.982 votos. Ademilde Fonseca ficou em segundo lugar, e Emilinha Borba, dada como vencedora desde o início do concurso, ficou em terceiro. Desse modo, originou-se a famosa rivalidade entre os fãs de Marlene e Emilinha, uma rivalidade que, de fato, devia muito ao marketing e que contribuiu expressivamente para a popularidade espantosa de ambas as cantoras pelo país. Prova disso foram as gravações que elas fizeram em dueto naquele ano, com o samba Já vi tudo (Amadeu Veloso e Peter Pan) e a marchinha Casca de arroz (Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti). Foram sucessos no Carnaval de 1950, e no começo desse ano, com a marchinha A bandinha do Irajá (Murilo Caldas), também sucesso no Carnaval.
A eleição para Rainha do Rádio ainda lhe rendeu um programa exclusivo na Rádio Nacional, intitulado Duas majestades, e um novo horário no programa Manuel Barcelos, onde permaneceu como estrela até o fechamento da Rádio Nacional. Participou também de outros programas, como o de César de Alencar, o de Paulo Gracindo, bem como Gente que brilha, Trem da alegria, Show dos bairros e o de José Messias.
Marlene manteve o título ainda pelo ano seguinte. Ela então passou a ser cantora exclusiva do programa Manuel Barcelos, enquanto que Emilinha tornou-se exclusiva do de César de Alencar. Ainda naquele ano, gravou dois de seus maiores sucessos, acompanhada d'Os Cariocas, Severino Araújo e Orquestra Tabajara: os baiões Macapá e Que nem jiló (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga). Participou da revista Deixa que eu chuto, no Teatro João Caetano, no Rio. Atuou intensamente no teatro musicado, excursionando pelo exterior e por todo o Brasil em inúmeros espetáculos. Participou também do filme Tudo Azul, ao lado do futuro esposo Luís Delfino, produzido por Rubens Berardo e dirigido por Moacyr Fenelon.
Discografia
• Marlene apresenta sucessos de Assis Valente (1956) Sinter LP
• Vamos cantar com Marlene (1957) Sinter LP
• Explosiva (1959) Odeon LP
• Caixinha de saudade (1960) Odeon LP
• Sassuarê (1963) Continental LP
• Carnavália-Eneida conta a história do carnaval Vol. 1 (1968) MIS LP
• Carnavália-Eneida conta a história do carnaval Vol. 2 (1968) MIS LP
• É a maior (1969) RGE/Fermata LP
• VII Festival Internacional da Canção Popular (1972) Som Livre LP
• Na transa do carnaval (1973) RCA Victor LP
• Quando as escolas se encontram (1973) RCA Camden LP
• MPB-Grandes Autores/Monsueto (1973) RCA Camden LP
• Convocação geral (1973) Som Livre LP
• Botequim (1973) RGE LP
• Estas dão audiência (1974) Odeon LP
• Carnaval de todos os tempos (1974) Continental LP
• Te pego pela palavra (1974) Odeon LP
• O dinheiro na música popular (1976) V. SOM LP
• Marlene-Os ídolos da MPB nº 18 (1976) Continental LP
• 40 anos de Rádio Nacional (1976) Phillips LP
• Prazer em conhecê-lo (1976) PA LP
• Antologia da marchinha (1977) Phonogram LP
• Os ídolos da MPB-Vol. 26 (1977) LP
• As Rainhas do rádio (1979) Bandeirantes Discos LP
• Ópera do malandro (1979) Phonogram LP
• 100 anos de MPB. Vol. III (1979) Tapecar/Projeto Minerva LP
• 100 anos de MPB-Vol. IV (1979) Tapecar/Projeto Minerva LP
• Os melhores sambas enredo (1979) Gala LP
• Há sempre um nome de mulher (1987) LBA/Pronave? Banco do Brasil LP
• Os ídolos do rádio VII (1988) Collector's LP
• Marlene, Meu bem (1996) Revivendo CD
• Estrela da manhã (1998) Leblon Records CD
Canções
• Apito no samba, Luís Antônio e Luís Bandeira (1959)
• Baião no deserto, Abel Ferreira, Paulo Tapajós e Zé Meneses (1953)
• Bom que dói (Old fashioned Bahia), Aloísio de Oliveira e Luís Bonfá (1958)
• Brigas, nunca mais, Tom Jobim e Vinicius de Moraes (1959)
• Canoeiro, Dorival Caymmi (1958)
• Coitadinho do papai, Augusto Garcez e Henrique de Almeida, com os Vocalistas Tropicais (1947)
• Couro do falecido, Jorge de Castro e Monsueto (1955)
• Dona Vera tricotando, Humberto Teixeira e Luís Gonzaga (1950)
• É sempre o papai, Miguel Gustavo (1954)
• Eva, Haroldo Lobo e Milton de Oliveira (1952)
• Gente do morro, Benê Alexandre, Getúlio Macedo e Manuel Santa (1953)
• Lata d'água, Luís Antônio e J. Júnior, com Radamés Gnattali & Orquestra (1952)
• Macapá, Humberto Teixeira e Luís Gonzaga, com Os Cariocas, Severino Araújo e Orquestra Tabajara (1949)
• Marlene, meu bem, Mário Lago (1955)
• Mora na filosofia, Arnaldo Passos e Monsueto (1954)
• O casamento de Rosa, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950)
• O gondoleiro (Le gondolier), Jean Broussole e Pete de Angelis, versão de Sérgio Porto (1958)
• O lamento da lavadeira, João Vieira Filho, Monsueto e Nilo Chagas (1956)
• Patinete no morro, Luís Antônio (1954)
• Piririm, Humberto Teixeira e Zé Dantas, com Trio Madrigal e Trio Melodia (1951)
• Que nem jiló, Humberto Teixeira e Luís Gonzaga, com Os Cariocas, Severino Araújo e Orquestra Tabajara (1949)
• Rock'n'roll, Vital Lima (1974)
• Sapato de pobre, Luiz Antônio e J. Júnior (1951)
• Saudosa maloca, Adoniran Barbosa (1955)
• Tome polca, José Maria de Abreu e Luiz Peixoto, com Guio de Morais & Seus Parentes (1950)
• Zé Marmita, Brasinha e Luís Antônio (1953)
Trabalhos como atriz
Na televisão
• 1999 - Chiquinha Gonzaga
• 1984 - Viver a Vida
• 1981 - O Amor É Nosso .... Mayra
• 1971 - Bandeira 2
• Foi convidada para uma participação especial na telenovela Helena (Rede Manchete, 1987), mas o trabalho acabou não se concretizando.
No cinema
• 1982 - Profissão Mulher
• 1978 - A Volta do Filho Pródigo
• 1967 - Carnaval Barra Limpa
• 1959 - Quem Roubou Meu Samba?
• 1958 - O Cantor e o Milionário .... Irene
• 1955 - Adiós, Problemas
• 1954 - Matar ou Correr
• 1953 - Balança, Mas Não Cai
• 1952 - Tudo Azul .... Maria Clara (intérprete: "Eva" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira)
• 1950 - Todos por Um
• 1950 - Um Beijo Roubado
• 1949 - Pra Lá de Boa
• 1949 - Caminhos do Sul
• 1948 - Esta É Fina
• 1946 - Caídos do Céu
• 1945 - Pif-Paf .... Maria
• 1945 - Loucos por Música
• 1944 - Corações sem Piloto

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