sábado, 23 de janeiro de 2010

SUBWOOFER


Subwoofer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Subwoofer é um tipo de alto-falante usado para reproduzir freqüencias baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 45Hz. O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers. Como nesta faixa de freqüência o cone precisa movimentar muito ar, são alto-falantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude).

Existem no mercado subwoofers dos mais diversos diâmetros e formatos, sendo os mais comuns os de 8", 10" e 12" de cone redondo. No entanto, é possível encontrar subwoofers de 6" até 60" em casos extremos. A máxima potência térmica admissível também varia bastante: de 50 a 5.000W RMS.

O subwoofer tem seu compromisso acústico entre a resposta em freqüência e o tempo de resposta em função do tamanho do seu cone. Se tomarmos um cone grande, sua excursão movimenta grandes quantidades de ar e gera alta pressão sonóra (SPL) em freqüências sub-graves (<30hz).>bumbos, tambores, notas rápidas) fiquem embolados. Para cones pequenos ocorre o oposto destes efeitos. Assim, o desafio dos fabricantes é buscar um cone pequeno e leve que consiga detalhar os graves sem embolar, mas com potência e excursão linear altíssimas para alcançar freqüências sub-graves e não prejudicar a resposta em freqüência.

Subwoofers, assim como qualquer outro alto-falante, têm suas características medidas e divulgadas pelas fábricas segundo a terminologia T/S (Thiele/Small).

Ativos e passivos

Subwoofer residencial.

Subwoofers podem ser comercializados como o alto-falante somente ou em conjunto com sua caixa acústica, como no caso de subwoofers de home theater.

Quando vendidos em caixas, eles são classificados como subwoofer passivo se sua alimentação tiver que ser feita por um amplificador externo. Seu funcionamento é análogo ao de uma caixa de som comum de médios e agudos, e seus conectores aceitam o mesmo tipo de cabo, portando sinal de alta-tensão. Normalmente os passivos têm internamente circuitos eletrônicos divisores de freqüência passivos para que só os graves sejam passados para o alto-falante. A freqüência e a intensidade do corte é fixo em um valor de fábrica.

Já o subwoofer ativo possui um amplificador próprio interno na caixa. Sua ligação mais comum é usando cabos com conectores RCA portando sinal de baixa-tensão, mas alguns fabricantes também oferecem a possibilidade de se usar cabos de caixa de som com sinal de alta-tensão. Os ativos oferecem diversas regulagens a mais do que os passivos, como regulagem do volume de amplificação, a freqüência de corte e sua intensidade no divisor de freqüência ativo, a fase do sinal (0° ou 180°, isto é, se a tensão positiva excurciona o alto-falante para fora ou para dentro da caixa). Subwoofers ativos mais sofisticados oferecem equalização paramétrica, com ajuste de fator Q, para se compensar eventuais ressonâncias do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário