quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A FREQUÊNCIA PARA RÁDIO FM


3.2 - A Freqüência para Rádio FM
As emissoras que transmitem em FM, utilizam o espaço reservado no espectro de freqüência de 88 a 108 MHz.
A atribuição desta freqüência para o rádio em FM abriu a possibilidade de transmissão de rádio com melhor qualidade técnica. Na década de 70, as emissoras em FM eram selecionadas para emissoras fundamentalmente musicais, ficando programas ecléticos, com muita conversa, para as emissoras AM.
A qualidade do sinal foi um dos fatores que proporcionou esta definição.
A freqüência do rádio FM tem amplitude pequena e oscilam entre 88 e 108 milhões de ciclos por segundo. Isto proporciona a esta freqüência uma característica de propagação pelas ondas eletromagnéticas com sinal mais direcional que o da AM.
Enquanto no rádio AM a amplitude da onda é que modulava, agora, devido ao tipo de onda, é a freqüência que oscila. Esta oscilação ocorre em freqüência sem alterar a amplitude. Logo, o que modula é a freqüência, por isso FM - Freqüência Modulada.
Como tanto as altas quanto as baixas freqüências oscilam dentro de uma mesma amplitude, não há um ponto de corte. Desta forma, a qualidade gerada no estúdio chega ao receptor com perda praticamente insignificante.
Devido à característica direcional deste tipo de freqüência, as antenas são mais direcionadas, e devem ser colocadas em locais mais altos para irradiação. A onda eletromagnética percorre quase que uma lilnha reta, podendo rebater em obstáculos como prédios, morros, árvores, etc.
Dependendo da potência, o sinal pode cobrir praticamente 100 quilômetros de raio, no caso de uma antena omnidirecional. No caso de uma antena direcional pode-se privilegiar uma área com sinal mais intenso em detrimento de regiões menos interessantes que tenham, por exemplo, menor população, irradiando nestas regiões sinal mais fraco. Esta configuração é feita na antena, com base no que for solicitado ao fabricante.
Dentro da banda de 200 KHz, destinada ao rádio FM, são transmitidas freqüências submoduladas que distribuem dentro da faixa, as informações para o canal direito, canal esquerdo, código de informação de sinal estéreo e ainda tem outro canal, muito pouco utilizado, que permite transmissão de outro canal de áudio, juntamente com o principal da emissora. Este canal extra permite, por exemplo, um canal de música funcional, destinada a sonorização de ambientes em serviço de música paga, ou mesmo uma audioconferência para cursos a distância. Praticamente ninguém, que tenhamos conhecimento, se utiliza deste recurso.
Font : http://www.willians.pro.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário