terça-feira, 19 de janeiro de 2010

COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ



Em 1949 Francisco Matarazzo Sobrinho industrial e mecenas paulista junto com Franco Zampari, fundaram em São Bernardo do Campo a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, com o objetivo de ser a hollywood brasileira. A Vera Cruz iniciou seus trabalhos com hostilidade a tudo que já havia sido feito até então no Brasil, em matéria de cinema.
Em 1953 foi criada a Multifilmes e com estas companhias São Paulo passou a ser a base cinematográfica brasileira desbancando o Rio de Janeiro. Mas o cinema que se fez em São Paulo não teve vida longa e ao final dos anos 50 já estava em crise e decadência.
Em 1955, foi rodado Rio 40 Graus, utilizando uma linguagem direta e despojada, o filme enfocava a população pobre dos morros cariocas, era dirigido por Nelson Pereira dos Santos e estrelado por Jece Valadão e Zé Kéti. Nelson Pereira tinha 27 anos e questionava a linguagem convencional do cinema brasileiro, sua geração estava cansada do mundo idealizado da Vera Cruz e da Atlântica e desejava fazer um cinema politicamente engajado inspirado no italiano Luchino Visconti.
Em 1960 Joaquim Pedro de Andrade deu sua contribuição com Cinco Vezes Favela e em 1961 um jovem baiano foi convidado a dirigir Barravento sobre uma aldeia de pescadores na Bahia, era ele Glauber Rocha. Esta nova geração de cineasta criou o Cinema Novo.
FONTE :http://www.marcillio.com/rio/hireplc

Nenhum comentário:

Postar um comentário