segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A INTERNET VAI MUDAR


Exibido em: 24/01/10
A Internet vai mudar - e muito - nos próximos anos!
Endereços, agora, já podem conter o “cê cedilha”; e os chineses podem usar os ideogramas

A Internet vai mudar – e muito – nos próximos anos. Além de seu crescimento inevitável e exponencial, uma série de novas regras deverão fazer parte da sua vida online. Uma delas já foi anunciada, e diz respeito ao uso de caracteres não-arábicos. Endereços na internet já podem conter, por exemplo, o “cê cedilha”; os japoneses e chineses já podem usar os ideogramas, assim como árabes, russos e gregos podem usar o próprio alfabeto.
“A gente vai adaptar a tecnologia, temos várias coisas que podem ser feitas para acessar a todos os sites. Mas tem que se lembra que as mudanças vão beneficiar os grupos lingüísticos locais, e o restante tem suas formas de mudar e se adaptar”

Uma outra mudança, que já está em estudo, diz respeito à estrutura dos domínios. Hoje, os endereços têm algumas limitações no chamado primeiro nível, ou seja: aquilo que vem depois do nome da marca. Os endereços no Brasil, por exemplo, têm o “ponto BR” seguido de algumas variações, por exemplo: “ponto com” para empresas, ou “ponto art” para caracterizar sites relacionados à arte, ou “ponto gov” para páginas do governo. Em breve, esse “ponto alguma coisa” poderá ser, realmente, qualquer coisa! O Olhar Digital, por exemplo, poderá registrar o “ponto olhardigital”, ou “ponto tecnologia”, e explorar este primeiro nível da forma que quiser. A gente poderia, por exemplo, disponibilizar domínios para nossos telespectadores: www.seunome.olhardigital. Legal, né?



Algumas questões ainda estão pendentes, como por exemplo a conduta maliciosa e criminal, ou a distribuição de domínios polêmicos. Fato é que a empresa que quiser gerir um desses domínios precisará fazer um investimento alto. Além de uma taxa anual de 25 mil dólares, também é necessário montar uma estrutura robusta com vários servidores para dar conta da demanda.
FONTE : http://olhardigital.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário