quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DO VIDEOGAME


- -
História do Videogame

O primeiro videogame, se é que podemos chamá-lo assim, foi desenvolvido em 1962, por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do Instituto Ingham de Massachusetts, EUA. Baseados em protótipos de vários equipamentos, eles decidiram criar algo útil para suas horas vagas. Nasce assim, o primeiro jogo eletrônico: o Spacewar.
Após um período de dez anos, o primeiro videogame passou a ser vendido nos Estados Unidos. Era o Odissey, elaborado pela empresa Magnavox, em 1972. O Odissey foi comercializado no Brasil no final da década de 70. Tendo sido fabricado pela Philco e Ford, o console ficou conhecido como Telejogo. Essa foi a época “negra” do videogame, na qual os jogadores tinham que ter bastante imaginação, pois quadrados na tela significavam pessoas, naves, etc.
Um pouco depois do lançamento do Odissey, surge o fenômeno que todos normalmente associam com a história do videogame: o Atari. Projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o console Atari 2600 é considerado um símbolo cultural dos anos 80 e um fenômeno de vendas. Após a quebra da Atari no início dos anos 80, a Nintendo começou a erguer seu império. Seu primeiro sucesso de vendas foi o console Famicom, de 8 bits, que foi rebatizado de NES (Nintendo Entertainment System). Sob o NES, foram feitos jogos famosíssimos, como Mario e Donkey Kong, por exemplo.
Enquanto a Nintendo crescia e se consolidava como a maior no mundo dos consoles, a SEGA, outra empresa japonesa, também se desenvolvia. Para concorrer com o NES, a empresa lançou o Master System.
Sabendo que não iria ultrapassar a Nintendo na guerra dos 8 bits, a SEGA desenvolveu um novo console, de 24 bits: o Mega Drive. A líder, Nintendo, obviamente entrou na disputa e lançou um dos maiores sucessos de toda a história do videogame: o Super NES. Este é um dos clássicos episódios da história do videogame. Enquanto o console da SEGA tinha mais jogos, o da Nintendo era mais avançado e possuía melhores gráficos. Afinal, quem nunca ouviu falar da disputa entre Mario e Sonic, Nintendo e Sega, respectivamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário