sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O JOSEENSE MÁRCIO BITTENCOURT



Henrymárcio Bittencourt, o Márcio, nasceu no dia 19 de outubro de 1964, em São José dos Campos/SP. Médio-volante de pouca técnica e muita raça, chegou ao Corinthians em 1985, conquistando um campeonato paulista e um brasileiro; além de um título da Copa do Brasil defendendo o Inter de Porto Alegre/RS. Como técnico, Márcio foi um dos grandes responsáveis pela conquista do tetracampeonato brasileiro do Corínthians, em 2005.

Histórico
QUEM É - Henrymárcio Bitencourt, o Márcio, nasceu no dia 19 de outubro de 1964, em São José dos Campos/SP. É casado pela segunda vez, tem dois filhos (Henry e Camila), e possui uma corretora e uma retífica no bairro da Penha, na Zona Leste. Médio-volante marcador, bem no estilo cabeça-de-área, compensava os poucos recursos técnicos com espìrito de luta, garra e combatividade.
SÃO JOSÉ - Seu primeiro contato com o futebol foi nas divisões de base do São José. Em São José dos Campos/SP, sua cidade natal, atuou muito mais como adversário, como naquela semifinal de 1989, entre São José e Corínthians. Naquele jogo, o joseense Márcio era alvinegro e participou da derrota corintiana para a "Águia", quando o São José eliminou o Corinthians por 3 a 0 no estádio Martins Pereira e partiu para a disputa do título contra o São Paulo.
CLUBES -Teve passagem pelo América de São José do Rio Preto e chegou ao Corinthians em 1985. Em 1988, quando o time era dirigido por Jair Pereira, o volante conseguiu se firmar como titular e foi peça importante na equipe. O volante jogou a maior parte de sua carreira no Corinthians, clube que o projetou para o futebol brasileiro. Passou também pelo Internacional de Porto Alegre/RS, onde uma grave contusão precipitou o término de sua carreira, encerrada com apenas 32 anos.
GOL - Em 272 jogos com a camisa corintiana, nunca marcou nenhum gol. Curiosamente, no entanto, jogando pelo Internacional, Márcio enfrentou o Corinthians e fez um gol no seu amigo goleiro Ronaldo, numa goleada aplicada pelo time gaúcho por 4 a 0, em pleno estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.
TÍTULOS - Conquistou o título paulista de 1988 e o campeonato brasileiro de 1990, pelo Corínthians; ganhou a Copa do Brasil de 1992, jogando pelo Inter/RS.
SELEÇÃO - Márcio esteve na Seleção Brasileira que disputou a Copa América de 1991, no Chile, comandada pelo técnico Paulo Roberto Falcão.
TÉCNICO - Depois que parou de jogar, Márcio iniciou o trabalho como técnico. Assumiu o departamento de futebol do Jaboticabal/SP, na disputa da Série A-3, a Terceira Divisão Paulista, sem obter êxito, lutou para não ser rebaixado à Série B-1, uma suposta 4ª Divisão. Em 2005, depois de tentar os técnicos Tite e Daniel Passarela na comando do time, a diretoria da MSI, investidora do futebol do Corinthians optou por uma solução caseira e deu oportunidade para Márcio, então auxiliar-técnico, dirigir o time. A estréia de Márcio no Brasileirão foi contra o Atlético Paranense, na Arena da Baixada, onde o Timão venceu por 2 a 1. Sob seu comando, o Corínthians somou pontos e alternou entre a primeira e segunda colocação na tabela. Com o time em segundo lugar, mas taxado de "inexperiente" por alguns dirigentes, Márcio foi dispensado em 25 de setembro, após vitória sobre o Flamengo por 3x2, no Rio de Janeiro, e assumiu o Brasiliense/DF, que foi rebaixado. Mas naquele ano, já treinado por Antônio Lopes, o Corinthians foi campeão brasileiro pela quarta vez em sua história, mas foram reconhecidos os méritos do trabalho de Márcio Bittencourt durante a competição. Ironia do destino: em 2005, Márcio participou do descenso e também do título de uma mesma competição.
Fonte: Ferreira Leite/Museu de Esportes de São José dos Campos

Um comentário:

  1. Legal ,uma das melhores citações sobre ele . Um cara de garra, o experiente de hj...
    Sou fãzasso dele ,e o Corinthians ainda ,deve muito em virtude a ele .

    ResponderExcluir