sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FILHOS E MORADORES ILUSTRES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP




Filhos e moradores ilustres
São naturais de São José dos Campos: o poeta Cassiano Ricardo Leite; o lateral-direito José Maria Fidélis que atuou no Clube de Regatas Vasco da Gama e na Copa do Mundo da Inglaterra em 1966; a jogadora da seleção brasileira de basquetebol feminino de 1951 Benedita Vicentina Miragaia Mendes (a Jaú); a jornalista Millena Machado; a juíza de direito Ana Paula de Queiroz Aranha; o mártir da Revolução de 1932 Euclides Miragaia; Seraphim Dias Machado, soldado paulista morto na Revolução de 1932; o deputado federal Benedito Matarazzo; o delegado de Polícia Federal Bryan Valias ; o técnico de basquete Edvar Simões; o radialista esportivo Juarez Soares Moreira; as cantoras Leilah Moreno e Shirley Carvalho do programa Ídolos; a nadadora Fabíola Molina; o piloto Jean Azevedo; a atriz mirim Carolina de Oliveira famosa por atuar em Hoje é dia de Maria, exibido, em 2005, pela Rede Globo de Televisão e também o ator de destaque nacional, Eriberto Leão, protagonista da novela Paraíso; o dramaturgo, diretor e versionista Vitor Beire; Evaristo Costa, apresentador do Jornal Hoje ao lado de Sandra Annenberg; Geovanna Tominaga, apresentadora do Video Show, da TV Globinho e do Vanguarda MIX, parte da programação regional da TV Vanguarda, uma das afiliadas da Rede Globo de televisão, que atende a região do Vale do Paraíba no Estado de São Paulo, O jornalista Guilherme Scalzilli
Viveram em São José para se tratar de tuberculose: os poetas Paulo Setúbal e Jorge Faleiros, o historiador Altino Bondesan, Dilson Lara - um dos primeiros médicos do município e ex-presidente do Lions Club - e o Padre Rodolfo Komorek.
Também residiram na cidade: a apresentadora Solange Frazão, o humorista Costinha, a atriz Glória Pires, o senador e ministro Severo Gomes, o Bispo-auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB Dom Dimas Lara Barbosa e o advogado Luciano Toledo, fundador da primeira organização não governamental(ONG) do movimento sobre a AIDS: o GAPA (Grupo de Apoio à AIDS-SJC). Residiram na cidade, onde eram proprietários da Granja Itambí, a família do empresário Octávio Frias de Oliveira atuais proprietários da Folha de S. Paulo.
O Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid foi o primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos. O zagueiro Roque Júnior iniciou sua carreira no time juvenil do São José Esporte Clube. O goleiro Émerson Leão iniciou sua carreira também no São José Esporte Clube. O jogador tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol em 1994, o atacante Viola jogou em 1990 pelo São José.
Residem atualmente em São José: o goleiro Sérgio Valentin que atuou no São Paulo Futebol Clube; o técnico do futebol paulista Diede Lameiro; a menina Maísa Silva apresentadora de programas infantis no SBT e a cantora e produtora de shows Mariana Sabbag. O ex-governador de São Paulo, Paulo Salim Maluf possui uma fazenda em São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário