quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

BANHADO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP


Banhado

Pelo espetáculo da enorme extensão verde bem à margem da cidade, pela beleza do seu pôr-do-sol, o Banhado é considerado o principal cartão postal de São José dos Campos.
Compreendendo uma região imediatamente contígua ao centro urbano de São José dos Campos, constitui-se em um gigantesco anfiteatro natural que se abre após o declive abrupto, caindo sobre a várzea próxima como uma extensa planície que se alonga até o Rio Paraíba do Sul. Sua área totaliza 4.320.000 m².
Em 1939, o prefeito Francisco José Longo, no intuito de preservá-lo, desapropriou todo o lado direito da Av. São José, possibilitando a visualização de todo o banhado pela população.
No ano de 1984, a Lei Municipal 2792/84 declarou o Banhado como Área de Proteção Ambiental, restringindo e proibindo usos como, a implantação de indústrias, comércios e serviços, o parcelamento do solo e, as atividades extrativas, como a mineração.
Atualmente, encontra-se classificado pela Lei Complementar 165/97 de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, como Zona Especial de Proteção Ambiental, onde as restrições do uso e taxas de ocupação e impermeabilização objetivam a proteção ambiental, paisagística e histórica

FONTE :http://www.ferias.tur.br/informacoes/9660/sao-jose-dos-campos-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário