terça-feira, 26 de janeiro de 2010

INTENSIDADE ACÚSTICA


Intensidade (acústica)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Intensidade em acústica e música refere-se à percepção da amplitude da onda sonora. Freqüentemente também é chamada de volume ou pressão sonora, embora a pressão acústica seja uma das propriedades da onda sonora.
Como ocorre com muitas outras grandezas, a percepção da intensidade pelo ouvido humano não é linear, mas logarítmica. Isso significa que o ouvido só percebe variações de intensidade como lineares, se as amplitudes variarem exponencialmente. Para facilitar a medição da pressão sonora em relação à percepção auditiva, utiliza-se uma unidade logarítmica: o decibel (dB).
A percepção da intensidade também não é igual para qualquer freqüência. O ouvido humano só consegue perceber sons entre aproximadamente 20 Hz e 20 000 Hz. Próximo a esses limites, a percepção sofre atenuação. A faixa de freqüências em que a percepção é mais sensível é aquela normalmente utilizada pela música. Isso permite que as variações de intensidade ao longo da música (dinâmica) sejam melhor percebidas, dando maior riqueza à experiência musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário