sábado, 23 de janeiro de 2010

SOM SURROUND


Som surround
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Som Surround é o conceito da expansão da imagem do som a três dimensões. O Surround recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros.
Criando som surround
Existem diversos métodos para criar som som surround. O mais simples consiste em colocar diversos alto-falantes em torno do ouvinte para reproduzir áudio vindo de direções diferentes. Outro método envolve o processamento de áudio usando métodos de localização psico-acústica para simular auscultadores de ouvidos ou campos 3D.
Um terceiro processo, baseado no princípio de Huygens, tenta reconstruir a localização das ondas gravadas dentro do espaço de escuta, método conhecido como holograma de áudio. Existem dois exemplos: o primeiro deles é o Ambisonics, que reconstrói exatamente o som. A segunda forma, chamada síntese de campo de ondas (WFS), produz um campo sonoro que tem o mesmo nível de erro em toda área. A WFS requer um grande número de alto-falantes e uma quantidade considerável de computadores para produzir este resultado, enquanto para Ambisonics, há uma quantidade significante de programas disponíveis, tanto grátis como comerciais, para produzir este efeito.
Formatos populares de som surround
• O discreto som Surround 5.1 no em discos digitais de áudio (DVD-A) ou super discos de áudio (SACD)
• Som Quadrifónico
• Som Surround Dolby 5.1
• Som DTS, em discos digitais de vídeo (DVD-V), e som surround em formato MP3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário