terça-feira, 19 de janeiro de 2010

RÁDIOTELEFONIA

RÁDIO A CRISTAL DE GALENA,DE 1922 FOTO :HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA NO BRASIL,VOLUME 3,1998 CIA.DAS LETRAS,SÃO PAULO/SP



Radiotelefonia

Atualmente há queixas, mormente dos compositores, de que as emissoras de rádio se negam a transmitir músicas de carnaval. Entretanto, há alguns anos o rádio representava papel importante na folia nacional: era ele quem preparava o ambiente da grande festa.

Recorda-se que, já em 1926, a Rádio Clube de Santos (...) punha o microfone à disposição dos conjuntos carnavalescos, que lá se quisessem exibir, e isto constituía uma inovação, pois ainda não havia programas ao vivo.

A partir do carnaval de 1935, a Sociedade Rádio Atlântica, recém-fundada, tomou conta da folia, dando-lhe, com sua operosidade, nova feição. À Voz do Mar devem-se grandes iniciativas: criação do Rei Momo em carne e osso, concursos pré-carnavalescos; a presença de consagrados artistas (Carmem Miranda, Aurora Miranda, Francisco Alves, Sílvio Caldas, Vassourinha, João Petra de Barros, Almirante, Trio de Ouro, Bando da Lua, Custódio Mesquita etc.) em nossa cidade.

Ainda em 1937, a G-5 fez realizar, no antigo Miramar (transformado em Iate dos Piratas), grandes bailes de carnaval, animados pelo seu cast artístico, do qual destacamos os cantores Gomes Costa e Corina, então a Rainha do Rádio.

Com a visualização da TV, a radiotelefonia perdeu muito como veículo de comunicação; mesmo assim, para a parcela menos favorecida da população, ainda mantém vínculo positivo.

FONTE : http://www.novomilenio.inf.br/sant

Nenhum comentário:

Postar um comentário