quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SUPERCOMPUTADOR CHINÊS USARÁ CHIPS NACIONAIS


20/01 - 10:39hs
Próximo supercomputador chinês usará chips nacionais

Processadores Loongson 3 poderão ter até 16 núcleos em um chip

Geek

Por Antonio Blanc

O próximo supercomputador chinês usará chips “feitos em casa”, mais especificamente os processadores Loongson 3. Baseados na arquitetura MIPS, eles poderão ter entre quatro e dezesseis núcleos, e devem dar à máquina poder de processamento na escala dos “petaflops”.

Segundo o site Technology Review a máquina, batizada de Dawning 6000, deverá contar com 782 processadores de 16 núcleos (num total de 12.512 núcleos) e deverá estar completa “em meados deste ano no máximo”, diz Weiwu Hu, diretor do Institute of Computing Technology (ICT), que desenvolve os chips.

Se tudo correr como planejado, o poder de processamento do Dawning 6000 deverá chegar a um petaflop, ou um quatrilhão de operações em ponto flutuante por segundo. É o suficiente para colocá-la no terceiro lugar na lista dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo (TOP500) superando “Kraken”, um Cray XT5 construído com 98.928 núcleos AMD Opteron e operado pelo Instituto Nacional de Ciências Computacionais dos EUA, que na prática tem desempenho medido em 0.8 petaflops.

Um flop representa a potência computacional de uma máquina capaz de realizar uma operação matemática em ponto flutuante (ou seja, com números decimas de muitas casas) em um segundo. Um petaflop, portanto, representaria a capacidade de realizar um quatrilhão dessas operações por segundo. A título de comparação, o processador atual mais rápido para PC, o Intel Core i7 965 XE, chega a “apenas” 70 gigaflops, ou 0,07 teraflops ou, para podermos comparar com o desempenho do Dawning, 0,00007 petaflops.

O Loongson 3 é uma evolução do atual Loongson 2F, um processador já usado na China em desktops e netbooks como o Lemote Yeeloong 8089 (que ganhou notoriedade por ser a máquina pessoal de Richard Stallman) e o Gdium Liberty 1000, máquina desenvolvida pela EMTEC e que usa uma versão do Mandriva Linux como sistema operacional.

Não é a primeira vez que o ICT promete um supercomputador com seus chips: o Dawning 5000a também deveria usar processadores Loongson, mas a falta de modelos de alto desempenho em tempo hábil provocou a alteração no projeto da máquina, que foi construída com base em processadores AMD e no sistema operacional Windows HPC. FONTE :http://tecnologia.ig.com.br/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário