domingo, 17 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DA RÁDIO APARECIDA





SEDE DA RÁDIO APARECIDA
EQUIPE AZUL E BRANCA DE ESPORTE DA RÁDIO APARECIDA
Rádio Aparecida
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Rádio Aparecida é uma estação de rádio brasileira da cidade de Aparecida do Norte, São Paulo.Encabeça a Rede Católica de Rádio. Opera em 820 kHz em AM e pelos 90,9 MHz em FM.
História
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo” e “Salve Maria”... Com estas palavras, o Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Antonio Alves de Siqueira, inaugurava a Rádio Aparecida, ás 9 horas da manhã do dia 8 de setembro de 1951. Foi o coroamento de trabalho iniciado em 1937, seguindo até 1950, quando o então Provincial, Pe. Antonio Ferreira de Macedo, obteve permissão do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo De Vasconcellos Motta, para pleitear a concessão de uma emissora de Rádio para a Basílica Nacional. Foram cumpridas então todas as exigências legais e encaminhado ofício ao Presidente Eurico Gaspar Dutra, com o pedido de instalação da Rádio Aparecida Limitada. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de Dezembro de 1950. Começaram então os estudos, a elaboração das plantas e sua aprovação, os orçamentos, a aquisição e instalação de Estúdios, Equipamentos e Transmissores, até a tão sonhada inauguração da ZYR 44, na freqüência de 1600 “Quilociclos”, como se falava na época, e potência de 100 watts, que mal atingia as cidades vizinhas a Aparecida.

NOVO PRÉDIO, NOVAS CONQUISTAS
Em 5 de setembro de 1975, foi inaugurado o novo prédio da Emissora, ao lado da Basílica Nova, o nde ela funciona até hoje... Em 1976, nossa emissora de ONDA MÉDIA mudou de freqüência, passando a transmitir em 820 kHz com uma potência de 5 Kw, e programação independente das ONDAS CURTAS e TROPICAL. Atualmente, opera com 10 Kw de Potência, e lidera a audiência em toda a região. Com 50 Kw de potência, a Rádio Aparecida FM, 90 vírgula 9 Megahertz, foi inaugurada no dia 18 de setembr o de 1977, e desde então vem apresentando uma programação musical de alto nível, tendo sido inclusive a primeira emissora da região a trabalhar com CD’s, a partir do Natal de 1983. Na véspera do Natal de 1982, foi inaugurada a onda de 25 M, na freqüência de 11.855 kHz. Em 28 de Outubro de 1984, entrou no ar a onda de 49 M, em 6.135 kHz. Em novembro de 88, a Rádio Aparecida foi a primeira emissora a transmitir oficialmente pelo sistema SCA, uma freqüência paralela à da FM, somente recebida por aparelhos especiais, ideal para a sonorização de ambientes e transmissão de dados. A partir da década de 90, a Rádio passou a transmitir seu sinal via satélite, o que possibilitou o surgimento da REDE CATÓLICA DE RÁDIO, no dia 10 de novembro de 1994. Hoje são mais de 140 emissoras em todo o território nacional recebendo a programação da RA. E tudo isso com som digital da melhor qualidade. A informatização foi o principal avanço da Rádio Aparecida. Os computadores estão por toda parte, nos estúdios, no jornalismo e na produção. A instalação do sistema AEV adquirido de uma empresa italiana proporcionou à FM ficar 24 horas no ar sem intervenção de operadores. Para coroar os 50 anos de existência da emissora, o Ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, assinou no dia 5 de maio de 2001 o processo de concessão de um canal de TV para a Fundação Nossa Senhora Aparecida, juntando som e imagem na divulgação da Boa Nova para todo o povo brasileiro. No dia 18 de setembro de 2002, foram inaugurados a nova antena e o novo transmissor da FM, ampliando sensivelmente a sua abrangência, atingindo todo o Vale do Paraíba, o Sul de Minas e o Oeste do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário