domingo, 17 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DA TV APARECIDA






A TV Aparecida / História da TV




A história da TV

A TV de Nossa Senhora Aparecida não nasceu por acaso. Como tudo o que diz respeito a Nossa Senhora e ao projeto de anunciar Jesus Cristo, a TV foi sonhada há pelo menos 40 anos. Vários Missionários Redentoristas, entre os quais o padre Vítor Coelho de Almeida, pensaram nessa hipótese de evangelização. Pensaram e sonharam com ela. Anotações relativas à Rádio Aparecida de 1965, 1968, 1973, 1988 e finalmente de 1997 revelam o desejo guardado com carinho até que chegasse a hora certa.

A “plenitude dos tempos” chegou a partir do ano 2000 quando a direção da Fundação Nossa Aparecida - que era formada por Dom Aloísio Lorscheider, padre César Moreira, padre Carlos da Silva, padre João Batista de Almeida e padre Jalmir Herédia - decidiu buscar o canal que existia para a cidade no Plano Básico de Radiodifusão. Assim, constava do Plano Geral da RA para o triênio 2000 – 2002, a iniciativa de se conseguir a concessão do canal de Tv. Seria uma forma de se celebrar os 50 anos da Rádio Aparecida a serem completados em 08 de setembro de 2001.

Os contatos iniciais foram feitos junto ao Ministério das Comunicações para a primeira audiência de Dom Aloísio e padre César com o então Ministro Pimenta da Veiga. A proposta de que o canal 59 em UHF fosse concedido para a Fundação Nossa Senhora Aparecida foi bem recebida, mediante a mudança do referido canal para o modelo de TV Educativa. Foram cumpridas as exigências legais e no dia 05 de maio de 2001 o ministro Pimenta da Veiga veio a Aparecida e, após a participação na Santa Missa, assinou em cerimônia realizada na Rádio Aparecida o projeto de concessão do referido canal. Dali em diante, trabalho era dar os passos e cumprir as datas para que a TV Aparecida fosse instalada. Em 31 de outubro de 2001, foi assinado em Brasília o contrato entre o Ministério das Comunicações e a Fundação Nossa Senhora Aparecida pelo qual se marcava o prazo de 36 meses para a emissora entrar no ar. Antes que da data prevista, no dia 8 de setembro de 2005, a TV de Nossa Senhora era inaugurada.

A rigor, podem ser considerados “fundadores” da TV Aparecida a direção da Fundação que tomou a decisão de implantar a televisão, cujos nomes foram elencados acima, dentre os quais destaca – se o cardeal Dom Aloísio Lorscheider. Outros redentoristas aderiram e participaram diretamente da implantação. Entre esses, os padres Darci José Nicioli, Rodolfo Croon, Joércio Pereira, Evaldo César. E de modo mais amplo, um grupo representativo de padres e de leigos puseram mãos às obras. O sonho de tantos e o desejo de milhares estava realizado. Mas tudo foi possível porque a presença materna da Mãe Aparecida nunca deixou de abençoar tão importante projeto.


Fonte : http://www.tvaparecida.com.br/historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário