quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A FREQUÊNCIA PARA TV


3.3 - A Freqüência para TV
As emissoras de TV, mesmo tendo as freqüências distribuídas em locais distintos no espectro de freqüência, trabalham em freqüência modulada.
Como você já sabe, as características deste tipo de freqüência fazem com que o sinal de TV seja direcional e sua área de cobertura seja determinada conforme a configuração da antena. A área de cobertura da emissora de TV em VHF está em torno de um raio de 100 quilômetros.
A antena deve estar colocada em pontos altos pois quanto mais alto, maior a possibilidade de aumentar a ação de cobertura do sinal.
A banda de passagem da TV é, como você já sabe, de 6 MHz.
Dentro destes 6 MHz há um outro loteamento de sinal onde há espaços reservados para o vídeo, para o áudio do canal direito, áudio do canal esquerdo, áudio do SAP, áudio de serviço, informação de cor, informação de sincronismo, códigos de início de varredura e outros.
Por ser a modulação, da TV, em freqüência e não em amplitude, não há cortes nas altas e baixas freqüências mantendo-se a qualidade no receptor, em relação ao sinal gerado pelo estúdio.
Como no rádio FM, o sinal irradiado não ultrapassa obstáculos, mas pode rebater nas superfícies e tomar outras direções. É por isso que muitas vezes vemos o sinal de TV com delay, ou seja com fantasmas.
No entanto, 6 MHz, que parece muito espaço do espectro, já é apertado para um canal de TV analógico e limita a quantidade de pixels a serem transmitidos. Para se aumentar a qualidade do sinal de TV seria necessário aumentar o número de linhas de varredura e também a quantidade de pixels, os pontos que formam as linhas. Mas se ocorresse esse aumento, a banda de 6 MHz teria de ser aumentada para caber tantas informações.
Este foi o problema que impediu que o sistema de HDTV pesquisado pela televisão japonesa NHK fosse adotado mundialmente.
O sinal da nova TV em alta definição, pesquisada na década de 80, utilizava 1.100 linhas verticais, melhor que as 525 (*) linhas atuais e 1100 pixels por linha, melhor que os 450 pixels da TV de hoje. Por causa disso precisava de uma banda de 18 MHz no espectro de freqüência, ou seja, no espaço que hoje transmite-se 3 (três) canais de TV, no sistema proposto pela NHK transmitiria-se apenas um canal.
(*) nos países onde a rede elétrica é de 60 Hz
O espectro de freqüências já está saturado, não há mais espaços e as novas tecnologias de "wireless" dependem de remanejamento de outros serviços. E em um momento que se pretende otimizar o espaço do espectro, a TV não poderia arcar com um aumento de reserva de espaço como o deste exemplo.
Logo, a TV em alta definição, a HDTV analógica da NHK, não progrediu.
O sistema de TV em alta definição que está sendo adotado atualmente é digital, com possibilidades de compressão do sinal, viabilizando transmitir mais sinais em menor espaço do espectro de freqüência. Este tema será tratado em outra aula.
Fonte : http://www.willians.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário