quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DO FUTEBOL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP




Liga Municipal de Futebol de São José dos Campos
Fundada em 09 de junho de 1955
Endereço: Avenida Madre Tereza, 499
Sala 26, Galeria Pedro rachid, Centro
São José dos Campos - CEP 12245-680
Site: www.futeboljoseense.com.br



História do Futebol de São José dos Campos (SP)



No início dos anos 50 ganhou corpo a idéia de se fundar em São José dos Campos uma entidade para cuidar do futebol amador. Esportistas da Cidade e do bairro de Santana do Paraíba acabaram tomando rumos diferentes devido à rivalidade da época.

Ildefonso José da Costa diz que contou com o apoio de companheiros como Nicolau Assis, José Baruel e Geraldo Moacyr Marcondes Cabral para levar adiante a idéia da fundação da Liga Municipal de Futebol de São José dos Campos. Foi buscar os estatutos da Liga de São Bernardo do Campo para servir de modelo e, ao mesmo tempo, buscou amparo legal na Federação Paulista de Futebol, onde recebeu toda a orientação necessária do tesoureiro da entidade, Sr. Júlio Fontauze.

Enquanto isso, dirigentes da Associação Esportiva São José, tentavam fundar a Liga na Cidade. Apesar do esforço, os senhores Vitório Friggi, José Pulga, Oscar Pedrosa e Benedito Matarazzo Filho não obtiveram êxito. O trabalho de Ildefonso foi coroado com a fundação oficial da Liga Municipal de Futebol de São José dos Campos, no dia 09 de Junho de 1955, sendo considerados clubes-fundadores a Associação Atlética Santana do Paraíba, o São Paulo de Santana, o Cerâmica Becker, o Esporte Clube São José e a Tecelagem Parahyba. A Federação reconheceu como oficial a Liga fundada por Ildefonso.

Da primeira diretoria da Liga Municipal de Futebol também participaram José Sierra, Nelson César, Osvaldo de Aquino e Osvaldo Gil, cabendo a este último herdar de Ildefonso a presidência, cargo para o qual foi reeleito mais quatro vezes, ficando dez anos no comando da entidade. Osvaldo Gil, além de dirigente, também foi árbitro e técnico de futebol.

Em época mais antiga, o período pré-Liga, vários campeonatos amadores foram realizados, com supervisão direta da Federação. Seus principais campeões foram: Santana Futebol Clube (1939 e 1940), Associação Esportiva São José, penta-campeã (1941, 1942, 1943, 1944 e 1945), Esporte Clube São José (1947), Ford Futebol Clube (1951), Clube Atlético Paraíba e Atlântico (1952) e Ita (1953).
Fonte: www.futeboljoseense.com.br

Um comentário:

  1. muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolokoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir