sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DO FONE DE OUVIDO


12 Junho 2007
Hein? uma breve história dos fones de ouvido



No Brasil ele é conhecido como Fones de ouvido, em Portugal Auscultadores ou Auriculares ou ainda Headphones nos países que falam ou não a língua inglesa (depende do quanto as pessoas gostam de demonstrar que é chique... Por obséquio, poderias me emprestar seus digníssimos Headphones? Hein? Fone de ouvidos...).

Os fones de ouvido, no meu pensamento lógico, devem ser derivados diretos do estetoscópio, e sempre me vem a seguinte cena na cabeça:

- Hmmm diga 33 pavarotti.

- OOOOOOOOOOOOOOOOOlalalalalalaririririririr o lááááááá...

- Mothafuck()&*¨(&$

Daí então surdo do ouvido esquerdo e com 20% da capacidade auditiva o tal médico pensou que poderia deixar todo mundo surdo, num ato de extrema sandice, e sede de vingança.

Não sei se muitos lembram, mas o primeiro fone de ouvido que eu me lembro de ter visto em minha vida foram aquele meio beges, duuuro pra cacete, que se enfiava na orelha, mais parecia um cotonete de tão fundo que ia! Pena eu não ter encontrado uma foto do dito cujo para ilustrar.
E tinha também os véios fones estilo tapa oreia-de-inverno que tinham aqueles troços que pinicavam pra burro, sair com aquilo no calor era uma desgraça! além de ficar de fedendo...

Hoje em dia o mundo dos fones está cheio das frescuras, tem fone de silicone, gel, bluetooth, sem falar no tipos tiara, que tem por cima, por trás pela frente por dentro e tudo o mais!
Mas uma coisa me chama a atenção,muitas das pessoas que eu observo ouvindo seu mp3, discman, walkman, radin de 1 rial e afins, é que na maioria das vezes quem está do lado acaba ouvindo também, e isso me lembrou todo saudoso da época em que essas frescuras não eram nada, o bom mesmo era aquele radião gigante no ombro, se ele tinha uns leds colorido e piscantes: Melhor ainda! Aquilo era que era sensação! chegava em qualquer lugar com o radião e já virava sucesso! E de quando em vez dava uma piruetas dançava lambada, se retorcia no ritmo dance ou mandava uns breaks, conforme o ritmo tocado, ahhh isso sim é que era som de qualidade!
E agora aí vai um aviso que vi na minha pesquisa na Wikipédia ( a enciclopédia mais comédia que eu já vi, claro depois da desciclopédia).

É de grande importância que os usuários de fones de ouvido não se exponham por mais de 30 minutos a um ruído de 100dB. Hoje nos ipods, com seus earphones poderosos, chega-se até a 115dB. Vale lembrar que a partir dos 80dB, a cada 5dB adicional, tira-se pela metade o tempo de exposição. Partindo-se de 16 horas com 80dB, você pode calcular o quão poderás ser prejudicial. A exposição constante ao ruído pode causar perda auditiva com surdez e tinitus, ou zumbido nos ouvidos. Isso signfica que um barulho agudo ou algo parecido será apercebido pelo portador de tinitus. FONTE : http://cocacoca.blogspot.com/2007/

Nenhum comentário:

Postar um comentário