quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

MÚSICO JOSEENSE MAURICIO CARVALHO

Entrevista Mauricio Carvalho (Teclados Vida Reluz)

Apelido: Nome: Maurício Carvalho“Mau”
E-mail: mauriciogcarvalho@hotmail.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=8370899702400327099
Natural de: São José dos Campos – SP
Data de nascimento: 26/08/1978
Profissão: Músico

Como começou seu amor pela música católica?
R: Bom, é uma loooonga história, eu tinha uns 16 anos na época , na verdade eu não gostava de músicas de igreja, nem na igreja eu ia, mas meu irmão mais velho sempre foi bem participativo na igreja, e tocava num ministério de música. Ele tocava teclado, mas sempre vinha me pedir pra tirar as músicas e passar pra ele, ele tinha os discos do “Mensagem 2000″ e um da Canção Nova, e, mesmo a contra gosto, eu tirava e passava pra ele. De
pois que fiz o retiro de conversão eu recebi o convite do grupo que ele tocava, chamado Laudes, ele passou pro contrabaixo e eu assumi o teclado, mas, sendo bem sincero, só fui porque via que eles sempre viajavam, tinham muitos amigos, coisa que eu não tinha, eu morava com minha avó e só ficava em casa. Mal sabia eu o que o Senhor tinha pra mim. Fui participando de retiros tocando com esse grupo e neles que eu fui sendo tocado, e percebendo aos poucos o que Deus queria de mim.

Quando e como entrou para a banda Vida Reluz?
R: Meu ingresso no Vida Reluz foi um tanto estranho, kkkkk, depois de 4 anos tocando na igreja, em vários grupos de oração, retiros, missas, creio que Deus foi me preparando para o que estava por vir. Eu já conhecia um pouco os integrantes do Vida Reluz pois muitos deles participavam da paróquia São Sebastião, em São José dos Campos, e quando teve a saída do instrumental do Vida Reluz em 1998, alguns amigos meus foram chamados pra auxiliar a banda, foram o Alexandre Saes, que dava aula na minha escola de música, o Marcelo Berthoud, que tocava na mesma paróquia, e o Everton Oliveira, que tocava comigo no grupo Nascer de Novo, este grupo sempre estava junto com o Laudes, o primeiro ministério de música que toquei. Ainda tinha o Marquinho, que sempre tava com a gente nos “catadões” da paróquia…kkkk…enfim, e no teclado estava o Nielson, que tocou bastante tempo na Canção Nova. Porém o Nielson, por ser do Rio de Janeiro, estava tendo dificuldades de cumprir a agenda, então, decidiram chamar mais uma pessoa pra cobrir quando ele não fosse. Eu soube que ficou entre eu e o Rodrigo (Pires). Aí um dia recebi um telefonema da Cidinha pergun
tando se eu poderia “dar uma força” naquele final de semana, eu disse que sim, e ela ficou de confirmar.Logo em seguida ela me confirmou e eu disse:” Mas só que tem um problema….eu não tenho teclado”. Ela me ligou de novo e disse que não tinha problema, que era eu mesmo que iria.Aí eu fui, tocamos em Jaú -SP, e no dia seguinte em Araraquara-SP, a Elaine foi a viagem inteira perguntando pra mim: ” você sabe as músicas né?”, passava 2 minutos ela perguntava de novo…foi uma pressão, mas graças a Deus deu tudo certo.Aí no outro final de semana o Nielson não pode de novo, e depois de novo….e de novo, e continuei indo, até que tivemos uma reunião com o Pe. Joãozinho, onde ele colocou pra gente o que era o ministério, a responsabilidade que estava na nossa frente e se estávamos cientes do que a gente iria assumir, e se a gente aceitava. Foi quando dei o meu sim, e vai fazer agora em junho 11 anos que estou no Vida Reluz.

Como foi seu primeiro encontro com Jesus?
R: Também não foi muito “agradável”… eu até digo que, se dependesse do meu retiro de conversão, eu tava fora da igreja; até brigar no quarto eu briguei, mas como nada é por acaso, creio que o Senhor já havia me escolhido pra isso, pois nesse retiro eu recebi duas palavras que tenho guardado até hoje, foram duas lembrancinhas distribuídas nas refeições. Uma diz assim : “No mundo haveis de ter aflições; coragem, Eu venci o mundo” Jo 16:33; e o outro diz assim : ” És o sal da terra e luz do mundo”, veio num cartãozinho com um saquinho cheio de sal e uma velinha dentro. No dia não entendi nada, aliás, pra mim, aquele retiro foi horrível, mas foi o meu encontro sim com o Senhor, Ele já estava falando comigo ali, diretamente, e me chamando a servir com o dom que ele me confiou.

Maurício, sabemos das dificuldades que hoje os músicos católicos encontram, de uma maneira geral, para se manterem tocando pra Deus, tendo que trabalhar fora e muitas vezes até tocar fora. Como você consegue conciliar o teu trabalho e a obra?
R: Eu digo sempre que é questão de optar. Eu optei por servir ao Senhor no meu ministério, e dou prioridade. Tive uma escola de música por 6 ou 7 anos, e nela a gente conseguiu formar muitos músicos, e alguns para a igreja, o Paulinho Oliveira, hoje no Vida Reluz, é um dos que passaram por lá, e tenho também outras formações, na área de informática; sou técnico em Hardware e Redes Locais, mas, mesmo gostando de computadores, o que eu me identifico mais é com a música. Atualmente estou trabalhando num estúdio e no segundo semestre começo um curso de Fundamentos de Áudio e Acústica no IAV em São Paulo, e graças a Deus eu tenho um trabalho que gosto de fazer, num ambiente muito bom, com pessoas ótimas também, e que sabem do meu trabalho no Vida Reluz a ponto de me liberarem quando preciso
para as missões, mesmo se for dia de semana. Agradeço muito a Deus por isso.

Das bandas, ministérios, cantores e grupos de música católica existentes hoje, qual (is ) você admira?
R: Rapaz, sem dúvida nenhuma Comunidade Shalom,TODOS, me acompanham desde o meu primeiro contato com a igreja, em 1994, quando comecei, eu ouvia as fitas K7 que um amigo tinha, catava dele também os discos da Comunidade recado e as fitas do Grão de trigo…kkkkk, pra quem antes não gostava de nada…kkkkk, da Shalom eu sou suspeito de falar, me identifico muito. Admiro muito a Ziza, nem imaginava que um dia a conheceria. Ítalo Villar, Rosa de Saron, e a minha escola também que foi Mensagem 2000 que depois virou Mensagem Brasil, aprendi a tocar em encontros ouvindo eles. E olha, é tanta gente que nem dá pra colocar aqui, cada um com sua particularidade, mas que fazem parte da minha história.

Conte-nos sobre o proximo trabalho da banda Vida reluz.
R: Bom, o próximo CD se chama Toma o Teu Lugar, Senhor. É um CD que nos convida a orar, pedindo o Espírito Santo, nos entregar por inteiro e deixar que o Senhor tome verdadeiramente o Seu lugar em nosso coração, é entrega realmente. Creio que em Julho já esteja disponível nas lojas, é pra rezar “com força”, como se diz na Paraíba.

Com quais músicas católicas você mais se identifica?
R: Sopra em mim Teu canto – Missionários Shalom, CD Estrangeiro Aqui

Confia em Mim – Vida Reluz, CD Deus Imenso
Novo Dia – Missionários Shalom, CD Estrangeiro Aqui
E mais um monte. Uma pra cada momento…

Quais as dicas, conselhos que você da aos iniciantes e as mais avançados também?
R: Bom, estudem, isso vale pra todos nós, pra Deus a gente tem que dar o melhor, então devemos buscar o melhor, buscar nos aprimorar pra poder sempre dar o melhor de nós, é claro que “cada um é cada um”, uns desenvolvem mais do que os outros, mas se você busca melhorar, Deus capacita. Aos avançados, ajudem quem tá começando, lembrem-se de que um dia vocês também estavam começando e não foi fácil. Juntos a gente co
nsegue formar cada vez mais “guerreiros” para o exército do Senhor.

Qual o seu SETUP atual?
R: Bom, depois de tocar 1 ano e meio e gravar um CD, o Horizontes, do Pe.Joãozinho, em 1999, sem ter teclado…kkkk..em 2000, uma semana antes de gravar o Deus Imenso, eu comprei o Roland XP-80, que me acompanhou por 10 anos no Vida Reluz, tecladão guerreiro, aguentou muita coisa. Ano passado eu senti muito forte que deveria trocar de equipamento, e usar timbres diferentes no novo CD. Aí pesquisei, pesquisei, e resolvi ” arriscar”. Comprei um Macbook, uma placa de som M-Audio, e um teclado controlador. Apesar de tudo aquilo ser uma novidade pra mim, não me arrependo. Hoje então está assim:

Apple Macbook 13″ – Intel Core2Duo 2.4GHZ, HD 160GB, 4GB RAM DDR2 667MHZ
Interface M-Audio Firewire 1814
Teclado Controlador M-Audio ProKeys88sx (88 teclas semi-pesadas)
Softwares: Reason e Logic Pro 8
Pedal de sustain Roland DP-6
Suporte de teclado SATY e estante RMV para o notebook e placa de som.

O que achou do TecladistasCatolicos.com.br?
R: Uma grande iniciativa, hoje em dia temos que colocar a tecnologia a nosso favor, e esse site vem fazer isso. Lembro bem quando eu ficava hooooooras tirando uma música de ouvido, e depois tinha que cifrar tudo, e não tinha ninguém pra mostrar como era quando eu enroscava, aaaffff, pois é galera, principalmente quem tá começando, “Seus problemas acabaram!!! Chegou o novo, moderno e revolucionário…” site tecladistas católicos…kkkkkk…mas esse não será “Tabajara” e sim uma grande fonte de material para os músicos de igreja em geral, creio que n
ão só católicos.

Bate bola jogo rápido
Nome completo:
Maurício Giovanni Carvalho Aparecdo

Filhos:
Vou ter um dia, se Deus quiser.
Irmãos:
tenho 4
Sobrinhos:
Dois lindos, um batera e uma cantora.
Ministério:
Vida Reluz
RCC:
não sou vinculado a nenhum movimento específico da igreja.
Sonho(s): ter uma família
Devoção: Nossa Senhora
Uma pessoa: Eu

Esporte: Futebol
Time: São Paulo
Uma Música: Sopra em mim Teu Canto
Uma Banda: Missionários Shalom
Lugar: vários, cada um por um motivo.
Igreja: católica
Padre(s): Pe.Joãozinho, Pe. Zezinho, Pe Luiz Fernando Soares
Sentimento: Amor
Evangelização: ainda tem muito o que fazer…
Hobby: Winning Eleven (futebol virtual)
Algo que incomoda: pecado

Nossa Senhora: Amo, sempre cuida de mim

FONTE : www.tecladistascatolicos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário