segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cinema vê 3D como tábua de salvação



Cinema vê 3D como tábua de salvação

Um bando de bonecos bagunceiros fez Hollywood respirar aliviada nesta semana. Afinal, "Toy Story 3" chegou aos cinemas do mundo todo batendo recordes de bilheteria e consagrando o fim da curva descendente de lucros dos estúdios nesse verão no Hemisfério Norte.
Um dos trunfos de "Toy Story 3" é ser em 3D, tecnologia que gerou uma corrida pelo ouro nos estúdios e nas salas de cinema há dois anos.
Isso porque o 3D chega a elevar a arrecadação de bilheteria de um filme em 20%, uma vez que os ingressos são mais caros e as salas atraem mais espectadores.
No Brasil, nos primeiros três dias em cartaz, o filme em 2D faturou R$ 1,8 milhão em 354 salas convencionais; nas 141 salas com projetores 3D, fez R$ 2,7 milhões.
Executivos de estúdios dos EUA ficaram aliviados porque o começo da temporada de filmes de verão foi fraquíssimo. Mas o otimismo voltou a reinar e, em grande parte, graças aos filmes 3D.
Para a analista sênior de cinema da ScreenDigest Charlotte Jones, 2010 será ainda melhor do que 2009 para os estúdios. E os filmes 3D terão papel vital.
"Nós esperamos que a receita dos filmes em 3D mais do que dobre em 2010, só nos Estados Unidos, para US$ 2,5 bilhões. Isso será responsável por mais de 20% do total dos lucros do mercado", disse Jones à Folha.
Em 2009, 15 filmes em 3D foram lançados nos EUA. Para 2010, mais de 25 longas do tipo são esperados. E entre os cinco mais vistos do ano, apenas um é em 2D.
A ScreenDigest prevê que, até o final deste mês, chegue a 12,5 mil o número de salas digitais 3D pelo mundo, incluindo 4.000 nos Estados Unidos. Em comparação, no primeiro semestre de 2009, apenas metade das 3.000 salas digitais no país tinham como exibir 3D.
No Brasil, apenas 144 salas podem exibir esses filmes. Segundo Paulo Sergio Almeida, diretor da empresa de análise de mercado FilmeB, o ano vai terminar com 200 salas do gênero. Os filmes em 3D serão responsáveis por 50% da receita do mercado neste ano, que deverá ter um aumento de 40%, para R$ 1,35 bilhão.
Fonte : FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES http://www1.folha.uol.com.br/tec/757880-cinema-ve-3d-como-tabua-de-salvacao.shtml 27/06/2010

Em 2014, definição da tecnologia 3D será ainda melhor



Em 2014, definição da tecnologia 3D será ainda melhor
Um grupo de estudos da Universidade Mackenzie, de São Paulo, está na África do Sul para mostrar a sua tecnologia de 3D de ultradefinição. Segundo o físico Eunezio Thoroh de Souza, coordenador do projeto, a ideia é captar e exibir partidas de futebol ao vivo em 3D, com quatro vezes mais definição do que a do padrão HD.
Na Casa do Brasil, em Johannesburgo, a Folha assistiu a uma exibição do padrão que será colocado à disposição dos torcedores em telas gigantes, do tamanho das de cinema.
São impressionantes as tomadas de campo feitas na final do Campeonato Gaúcho deste ano. Com os óculos polarizados, o espectador pode apreciar a movimentação de cada jogador e ainda observar os torcedores na arquibancada.
O grupo do Mackenzie, patrocinado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia), pretende fazer a transmissão dos jogos, nesse mesmo padrão, a fim de que se possa experimentar ao vivo o 3D de ultradefinição.
Como a quantidade de dados a serem transmitidos é gigantesca, será necessário usar a rede de fibras óticas que hoje liga vários centros de pesquisa do mundo.
No ano passado, os pesquisadores conseguiram fazer a primeira transmissão por via fotônica (impulsos luminosos) de uma produção brasileira em ultra definição, o filme "Enquanto a Noite Não Vem", do diretor Beto Souza. As universidades da Califórnia em San Diego e de Yokohama foram as destinatárias da transmissão.
Fonte : LAURA CAPRIGLIONE
DA ENVIADA A JOHANNESBURGO
http://www1.folha.uol.com.br/tec/757429-em-2014-definicao-da-tecnologia-3d-sera-ainda-melhor.shtml 27/06/2010

Emissoras colocam tecnologia 3D em teste


Emissoras colocam tecnologia 3D em teste

Tecnologia e conteúdo precisam se mover juntos para que a revolução 3D saia dos cinemas e chegue à casa do telespectador.
A engrenagem está sendo impulsionada pelo mercado de aparelhos compatíveis com a tecnologia, que movimentou US$ 55 milhões em apenas três meses nos Estados Unidos, segundo estimativas do NPD Group.


Emissoras de TV agora correm para preencher o espaço aberto à criação de conteúdo adaptado
As emissoras agora correm para preencher o espaço aberto à criação de conteúdo adaptado.
No Brasil, testes estão sendo feitos desde o início do ano. O Carnaval foi filmado pela Globo com câmeras 3D da Sony e transmitido para um grupo fechado. Também em caráter experimental, a Fórmula Indy e cenas da novela "Viver a Vida" ganharam gravação adaptada para a tecnologia.
Todos têm coisas positivas a dizer sobre a tecnologia, mas, no país, somente a RedeTV! começou suas transmissões em 3D.
Já é possível ver em 3D o "Pânico na TV", provas de automobilismo e partidas de futebol da série B do Campeonato Brasileiro.
Com poucas opções, o consumidor pode optar pela conversão do 2D para o 3D, função presente em algumas das TVs 3D.
FORA DO PAÍS
Nos EUA, a ESPN lançou o seu canal de transmissão 3D, que está mostrando partidas da Copa. Foram três anos de testes com a tecnologia, de acordo com a ESPN.
O Discovery também deve começar a transmitir em 3D nos EUA, segundo o site HDGuru.com.
Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/tec/757380-emissoras-colocam-tecnologia-3d-em-teste.shtml
AMANDA DEMETRIO 27/06/2010-16h09

Filmadora portátil faz vídeos caseiros em 3D


Filmadora portátil faz vídeos caseiros em 3D

Fazer cinema como James Cameron fez em "Avatar" pode não ser um sonho tão distante assim: a varejista de eletrônicos Hammacher Schlemmer está vendendo o que afirma ser a primeira filmadora portátil que permite aos usuários fazer filmagens em 3D.
A câmera permite que se veja o conteúdo filmado em uma tela do dispositivo, sem o auxílio de qualquer óculos especial.
Segundo o site da revista Wired, a filmadora custa R$ 1.073 (US$ 600), e permite fazer quatro horas de vídeo (ou 2.000 imagens em 3D). Também é possível gravar vídeos e tirar fotos no formato padrão.
Divulgação

Hammacher Schlemmer está vendendo o que afirma ser a 1ª filmadora portátil em 3D
O tempo de vida da bateria é desapontador, contudo: apenas duas horas de operação para um carregamento de seis horas.
Ainda segundo a publicação, os vídeos são gravados em arquivos AVI, com resolução de 640 x 480 pixels.
As duas lentes trabalham com um sensor de imagem de 3 Mpixels --isto é, com uma qualidade de imagem média.
"O conteúdo amador pode ser o real catalisador da popularidade do 3D", diz a revista, mencionando que o YouTube já começou a oferecer opções em 3D para vídeos no site desde julho do ano passado.
Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/tec/752882-filmadora-portatil-faz-videos-caseiros-em-3d.shtml 18/06/2010

BM&FBOVESPA aposta em educação financeira pelo rádio


BM&FBOVESPA aposta em educação financeira pelo rádio

Difundir a cultura do "não gastar mais do que ganha" em todo o País, incluindo desde capitais às localidades mais distantes do centro financeiro do Brasil está entre os objetivos da BM&FBOVESPA com a divulgação de dicas e orientações periódicas produzidas especialmente para a mídia rádio.
Por meio de uma plataforma de mais de 1.850 emissoras de rádio que integram o sistema de distribuição de material jornalístico da Agência Radioweb, a BM&FBOVESPA alcança uma audiência potencial de cerca de 110 milhões de ouvintes no Brasil, segundo a diretora da Agência em São Paulo, Daniela Madeira.
Aceitação - No primeiro mês de divulgação dos programas voltados à edu cação financeira, a BM&FBOVESPA já obteve como retorno mais de duas mil veiculações de notícias sobre o tema em 12 boletins distribuídos. Levantamento da Agência RadioWeb, mostra que mais de 700 emissoras brasileiras utilizaram o conteúdo dos programas da BM&FBOVESPA alcançando 596 municípios.
Os boletins de rádio, produzidos pela Agência Radioweb privilegiam a orientação e o planejamento do orçamento pessoal para alcançar grandes conquistas a partir de investimentos de longo prazo como é o caso da bolsa de valores.
Mulheres - Um dos focos evidenciados no material jornalístico fica a cargo da comentarista Juiliana Garçon, especializada em jornalismo financeiro. Ela leva aos ouvintes dicas direcionadas ao público feminino, por exemplo, no contexto do programa da BM&FBOVESPA "Mulheres em Açã o" que, desde 2003, vem popularizando o mercado de capitais junto ao público feminino. Para ouvir, clique no link: http://www.agenciaradioweb.com.br/conteudo/materias/100524160401100525_mulheres_filhos_nas_compras_0037.mp3
Finanças - Além do público feminino, Daniela Madeira destaca temas relacionados à economia e ao mundo do mercado de capitais, os quais a Agência tem valorizado para levar informações atualizadas e abordagem acessível ao ouvinte. Entre esses estão a inflação, a educação financeira para adolescentes, a administração da mesada, o que fazer com o dinheiro que sobra, a formação de clubes de investimentos, os dividendos pagos por empresas a seus acionistas e como organizar o dinheiro do casal entre outros aspectos da administração diária das finanças pessoais.


Fonte:ATF Comunicação Empresarial
FONTE: http://www.jornalbrasil.com.br/ 21/06/2010

A Era do Rádio


A Era do Rádio

A Era do Rádio, um fantástico filme dirigido por Woody Allen, proporciona ao espectador uma incrível viajem aos tempos do auge do rádio.Numa época onde a televisão inexistia e os meios impressos encontravam alguma decadência em comparação ao mais moderno meio de comunicaçáo.O filme retrata a vida cotidiana de uma família norte-americana nos anos 40, mais precisamente no ano de 1943.Outras cenas coadjuvantes mostram outros personagens.Tudo que o rádio mostrava e fazia, as pessoas incorporavam a adoravam.As crianças, quando ouviam radio demais, já era associado isso a suas desobidiencias.”Ele está ouvindo rádio demais”, porém todos tinham alguma programa favorito.Existia uma série chamada “os vingadores mascarados” que agitava a criançada, todos queriam ter o anel do vingador mascarado...E todos faziam de tudo para ter o tal anel, inclusive roubar(personagem principal.)Há também a cena da narração de marcianos que invadem o planeta , causando pânico na população.Todo o filme se baseia em como a população vivia com o novo advento.Começam então novelas, programas de audiório, transmissoes ao vivo telejornalisticas, noticias sobre a guerra, propagandas, evidenciando a epoca de ouro do rádio.
Eu gosto muito de ver como era a vida a cinquenta anos atrás, uma vida onde as tecnologias existentes eram precárias.O rádio chega na américa do norte logo transforma-se numa rede onde todos podem estar ligados.O rádio era glamouroso, fino, digno de estrelas.O rádio estampava na época o que seria o começo da televisao, pois todos os programas, seriam de alguma forma manejados para o outro meio mais moderno, mas enquanto isso nao acontecia o radio tornava-se dominador, segmentado em diversos programas, um para cada faixa etária, transformando o mundo , unificando mais todas as pessosas.

FONTE: http://www.grupoescolar.com/materia/a_era_do_radio.html

sexta-feira, 25 de junho de 2010

RÁDIO TRANSAMÉRICA FM


TORRE DA RÁDIO EM SÃO PAULO - CAPITAL

MATERIA PARA TV CULTURA (VITRINE) PARODIA PARA MUSICA DE JORGE BENJOR COPA DO MUNDO 1994 RADIO TRANSAMERICA DE SÃO PAULO.

RÁDIO TRANSAMÉRICA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gênero/Tipo Rede de rádio comercial
País
Brasil

Fundação 22 de Agosto de 1973 (36 anos)

Extinção
Fundador
Pertence a Grupo Alfa

Proprietário Aloysio de Faria



Cidade de origem Recife, PE

Sede São Paulo, SP

Estúdios São Paulo, SP

Slogan


Idioma Português

Número de ouvintes classes A e B com mais de 25 anos
Afiliações
Cobertura Brasil
Japão







Página oficial
Transanet.com.br

Frequências
A Transamérica é uma rede brasileira de rádio FM. A rádio faz parte do Grupo Alfa. Existem três vertentes da rede: Transamérica Pop, Transamérica Hits e Transamérica Light.
Índice
• 1 História
o 1.1 Primórdios
o 1.2 Anos 90
o 1.3 Pop/hits/light/internacional

História
Primórdios
A Transamérica nasceu no dia 22 de agosto de 1973, para ser uma rádio adulta, voltada para ouvintes das classes A e B com mais de 25 anos.
A Transamérica começou suas transmissões no Recife. Dois dias após o início no Recife, a segunda emissora era inaugurada em Brasília, o que deu início à Rede Transamérica FM. Em 1974, Curitiba e cidade de São Paulo entraram para a rede. A cidade do Rio de Janeiro se juntou à família em 1978 e Salvador em 1980. Em 2000, a Rede Transamérica adquiriu a mais nova emissora própria, dessa vez em Belo Horizonte. Essas emissoras são próprias - filiais - da Rede Transamérica de Comunicações. Nessa época, todos os programas eram gravados e não havia locutores ao vivo. Toda programação era feita em fitas de rolo, que passavam de filial para filial. A música tocada em São Paulo, por exemplo, era tocada na programação de Salvador uma semana depois. Todos os equipamentos eram ligados a timers pré-programados, para fazer o disparo de comerciais, músicas e vinhetas. Para informar a hora certa, eram usadas duas cartucheiras, uma com hora par e outra com hora ímpar, e curiosamente as duas funcionavam em perfeita harmonia.
A Rede Transamérica sempre deu um show de tecnologia.A Transamérica de São Paulo utilizava uma torre de 90 metros, com uma antena de 6 elementos e seus transmissores tinham uma potência de 45 kW, irradiando 120 kW. Hoje, a estrutura é bem diferente.
A torre tem 180 metros (três vezes a altura do Cristo Redentor). Ela possui 12 elementos, e a potência de seus transmissores é de 70 kW, o que proporciona, com a estrutura da torre, 360 kW de potência irradiada em diagrama direcional. Tudo isso faz com que a Transamérica seja a rádio que tem a maior potência irradiada em FM no mundo.
Anos 90
A Rede Transamérica foi a primeira a utilizar a transmissão via satélite em rede, a partir da autorização da Embratel em 1990, com o sistema de transmissão analógico e sinal aberto para todo o Brasil.
A seguir, a programação teve o sinal digitalizado e codificado. Além do ganho em qualidade de transmissão, isso significa que somente quem tem o decodificador poderá receber o sinal, evitando que rádios piratas o copiem, transmitam parcial ou integralmente a programação da rádio.
A Transamérica também foi a primeira rádio a fazer uma transmissão digital via satélite de um show ao vivo no Brasil, ou melhor, de dois: Michael Jackson em São Paulo (Morumbi) e Madonna no Rio de Janeiro (Maracanã). O ano era 1993 e o estádio do Morumbi já não cabia mais de tantas pessoas que davam tudo de si para ver o Rei do Pop. Mais um pioneirismo da Transamérica , logo depois o que surgisse seria conseqüência.
Na década de 90 viriam as grandes bandas, tocando num pocket show, ou melhor no estúdio ao Vivo Transamérica com participações do: REM, Bon Jovi, John Secada, Backstreet Boys & Spice Girls (em parceria com uma emissora internacional a cabo), Alanis Morissette (em parceria como SBT – no extinto Programa Livre, do Sérgio Groisman, hoje na Rede Globo), Skank, Paralamas do Sucesso, Nenhum de Nós, Extreme – aliás a Transamérica é a única emissora brasileira a possuir uma versão ao vivo da música More Than Words. Tudo isso fez com que a Transamérica ganhasse respeito e favorecesse sua marca, firmando-a nas principais regiões do Brasil.
Entre as grandes transmissões internacionais, com ampla cobertura de sua equipe de profissionais destacamos: a Copa do Mundo de 1990, onde a Rádio Transamérica de São Paulo obteve o maior índice de audiência entre todas as emissoras AMs e FMs, um fato inédito na história do rádio.
Em 1994, o Brasil conquistou o tetra campeonato e a Rádio Transamérica transmitiu digitalmente direto dos Estados Unidos. Em 2002, a façanha se repete e a Transamérica com a maior equipe de profissionais do rádio foi até a Coréia e Japão realizar a maior cobertura esportiva, que culminou com a conquista do pentacampeonato mundial de futebol. A Transamérica também esteve presente nas Olimpíadas de Atlanta, Sydney e Atenas, através da transmissão dos jogos e flashes diários, acompanhando de perto a trajetória dos atletas brasileiros.
Outro marco importante da história Transamérica é sua atuação promocional. Foi a primeira rádio do Brasil a premiar um ouvinte com um automóvel 0 km (Kadett), na promoção Eu güento a barra (1992), com uma mecânica original de promoção: o vencedor seria o participante que permanecesse o maior tempo dentro do próprio automóvel, dentro do Shopping Interlagos em São Paulo. Essa promoção teve uma grande cobertura da mídia de massa, pelo seu imediatismo e pelo grande recall junto à sua audiência. Durante os dias confinados, os participantes contaram com a ajuda da Mãezona do Kadett que ajudava levando comida, cobertor e sempre dando atenção a todos.
Outras promoções também obtiveram grande repercussão nacional, como Soy Loco por Transamérica I e II, Minha Pick-up Ranger vem a cavalo, Transamérica Versão 2.0 e Sogra tô fora (todas com um carro zero como prêmio), Eu quero dormir com os Hanson.
A volta ao mundo em três letras e Missão quase impossível. No início dos anos 90, a Transamérica surpreendeu seus ouvintes mais uma vez, com a promoção exclusiva e o início das transmissões via satélite de shows e turnês internacionais de grande porte realizados em estádios, tais como: Michael Jackson, Madonna, Bon Jovi, Hollywood Rock I e II, U2 Pop Mart Tour 98 e Rolling Stones.
Também destaca-se a promoção de eventos com total exclusividade da Transamérica como por exemplo: Transamérica Live (em 1990, 1997 e 1998) e o Transamérica Live Park em 2000, no qual várias bandas tocaram, durante horas, para milhares de pessoas em um importante parque de diversões em São Paulo. Mais recentemente , a Rádio Transamérica de São Paulo comemorou seu 28º Aniversário, com uma grande festa no Olímpia em São Paulo que contou com a apresentação das bandas nacionais mais importantes Titãs, Detonautas, Pitty e Biquini Cavadão
Pop/hits/light/internacional
Hoje, três portadoras (Pop, Hits e Light) transmitem simultaneamente programações diferenciadas para o satélite, o que permite que cada emissora franqueada escolha o tipo de programação mais apropriado para a sua região, satisfazendo todos os gostos.
Em janeiro de 1999, a Rede passou a ter a Transamérica Light, voltada para um público adulto qualificado, de 25 a 40 anos. A programação é formada por grandes sucessos de MPB e flashbacks como Steve Wonder, Elton John e Phil Collins, por exemplo.
A Transamérica Pop atinge o público de 15 à 29 anos, em sua maioria feminino. Características como interatividade, diversidade e irreverência fazem da Transamérica a rádio mais copiada em todo o Brasil. Milhões de ouvintes opinam e participam dos programas da emissora. O estilo de música não poderia ser diferente: Pop e Rock.
A Rede Transamérica de Comunicação sempre foi caracterizada pelo pioneirismo em suas atividades. Objetivando ampliar sua área de atuação, apostou na diversificação de conteúdo para atingir novos e exigentes mercados. Foi assim que no início de 1999, lançou a Transamérica Light na praça de Curitiba, uma rádio adulta-contemporânea voltada ao público qualificado, graças ao sistema de multigeração de sinal.
Levando ao ar os grandes sucessos da música internacional, o melhor da MPB e um jornalismo ágil com credibilidade, a Transamérica Light inaugurou uma nova maneira de se fazer rádio qualificada no Brasil. Hoje Curitiba (PR) e Estrela (RS) recebem o sinal da Transamérica Light.
O ano do surgimento da Rede Transamérica Internacional foi em 2005, os primeiros testes eram feitos para que a emissora fosse parar do outro lado do mundo. A viagem seria longa, o Japão, que fica a mais de vinte mil quilômetros do nosso país.
Os milhares de brasileiros residentes na terra do sol nascente como é conhecido o Japão, iriam ganhar uma nova ferramenta de entretenimento no rádio, foi um momento único no Japão como a primeira rede de rádios brasileira em FM no Japão e no mundo.
O contrato fechado com uma das maiores empresas de Soluções em Web do mundo (Voix Japan, Inc), selaria a vinda da maior Rede de rádios do Brasil para sua primeira escala em expansão internacional. Para isto foi selecionada uma equipe que teria a responsabilidade de continuar com todo este pioneirismo da Transamérica, só que dessa vez para o mundo.
Prêmios
Selo Suberbrands à Rádio Transamérica entre as 500 marcas mais fortes do país Prêmio Superbrands

Alô Alô Brasil Programa sobre a história do rádio no Brasil

trajetória do rádio e vida social e politica da época.

História da rádio

O Rádio na Era Vargas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

SPOTS DE RÁDIO: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO, CRIATIVIDADE, CLAREZA E FOCO NOS OBJETIVOS DOS CLIENTES



SPOTS DE RÁDIO: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO, CRIATIVIDADE, CLAREZA E FOCO NOS OBJETIVOS DOS CLIENTES
O Spot, também conhecido como anúncio radiofônico ou comercial de rádio, nada mais é do que uma mensagem publicitária sonorizada com a ajuda dos quatro elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o Efeito Sonoro e, eventualmente, o silêncio.

Por se tratar de uma produção sonora (não envolve imagem, câmeras, gráficas, etc.), a produção do Spot é geralmente simples, rápida e de baixo custo. Por este motivo, muitos spots recebem um tratamento criativo empobrecido.
Faça a experiência de ouvir alguns spots em sua emissora preferida.
Você vai perceber que a maioria dos Spots é criada com textos simples e produzida com a voz do locutor da própria emissora realçada por um Trilha Sonora de fundo. Estes são os conhecidos textos de cabine, caracterizados, acima de tudo, pela pouca criatividade. As mensagem são corridas e se parecem com a venda no balcão.

POR QUE UM SPOT DE RÁDIO PODE NÃO SER EFICAZ?

Ser eficaz, quando se trata de uma peça para o rádio, significa alcançar o seu objetivo enquanto veículo da mensagem de uma empresa para o seu público: comunicar claramente e estimular atitudes.
Ainda que o rádio seja um meio de comunicação com grande penetração na maioria dos segmentos de audiência e possua características capazes de envolver e seduzir os consumidores, pouca atenção é dada ao fato de que o rádio é um meio para ser ouvido e não para ser visto.
A maioria dos Spots (ou comerciais de rádio) não explora a principal ferramenta utilizada por esta mídia essencialmente sonora, para seduzir o ouvinte e conduzi-lo no processo de decisão de compra: a IMAGINAÇÃO.
Para que o rádio cumpra o seu papel diante de investidores e patrocinadores, é fundamental que a comunicação sonora seja compreendida, assimilada e memorizada pelo ouvinte. E isso só se conquista quando a sua linguagem recebe atenção adequada.


FONTE : http://www.ateliedeletras.com.br/html/spots-radio.php

Rádio Inconfidência



Rádio Inconfidência
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rádio Inconfidência
Rádio Inconfidência Ltda.
País Brasil

Sede Belo Horizonte, MG

Fundação 1936

Proprietário Governo do Estado de Minas Gerais

Idioma Língua portuguesa
Frequência AM 880, FM 100,9, OC 6.010 e FM
Afiliações Rádio Bandeirantes
Gênero Jornalismo, Cultura, Esportes

Página oficial http://www.inconfidencia.com.br

Rádio Inconfidência é a rádio pública do estado de Minas Gerais. Criada em 1936, durante a fase áurea da radiodifusão no país, com o objetivo de levar a toda a população mineira jornalismo de qualidade, cultura, prestação de serviços e entretenimento de alto nível, a Rádio Inconfidência, uma das mais tradicionais e respeitadas emissoras do país, é considerada o perfeito retrato da história de Minas.

Moderna, dinâmica e eficaz, através de suas emissoras AM 880, OC 6.010 e FM 100,9, leva informação e diversão a todas as camadas sociais, sem deixar de lado seu principal objetivo: valorizar a cultura mineira e brasileira.
Índice

Revista Manchete



Revista Manchete
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Manchete é uma revista brasileira que foi publicada de 1952 a 2000 pela Bloch Editores. Posteriormente, o nome da revista foi dado à emissora de televisão, a extinta Rede Manchete.

Como outros títulos da Bloch Editores, foi comprada pelo empresário Marcos Dvoskin e relançada em 2002, pela Editora Manchete. No entanto, deixou de ter periodicidade semanal para passar a ser editada apenas em edições especiais sem periodicidade fixa, como os especiais de Carnaval.

A Manchete surgiu na década de 50, sendo considerada a segunda maior revista brasileira de sua época, atrás apenas da revista O Cruzeiro. Empregando uma concepção moderna, a revista tinha como fonte de inspiração a ilustrada parisiense Paris Match e utilizava, como principal forma de linguagem, o fotojornalismo.

A Manchete atingiu rápido sucesso e em poucas semanas chegou a ser a revista semanal de circulação nacional mais vendida do país, destituindo a renomada e, até então, hegemônica O Cruzeiro.

RÁDIO MANCHETE AM


Manchete AM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rádio Manchete AM 760
Rádio Federal S/A

País

Brasil

Localidade

Sede

Rio de Janeiro

Slogan

Hexa é a Rádio

Fundação

1973

Página oficial

www.radiomanchete.com.br

A Rádio Manchete é um emissora de rádio brasileira da cidade do Rio de Janeiro. Ocupa a freqüência 760 KhZ. É a única empresa que ainda pertence ao Grupo Bloch, porém encontra-se arrendada.

Índice

História

A rádio foi criada em 1973 no lugar da Federal AM (Uma antiga rádio sobre Rock).

A rádio teve nomes como Roberto Canázio, Alexandre Ferreira, Evil Mendonça, Marcelo Figueiredo, Jair Lemos, Cidinha Campos, Wagner Montes, etc...

Com a falência do Grupo Bloch (Que administrava a emissora), o empresário e comunicador Jair Marchesini arrendou a emissora, porém não conseguiu pagar ao grupo Bloch.

Em 2002 o grupo Dial arrendou a rádio levando nomes como Cidinha Campos, Wagner Montes e Mário Esteves. O grupo não conseguiu anunciantes, e devolveu a rádio para o Grupo Bloch. Em 2003 a rádio foi arrendada novamente para a Igreja Deus é Amor. Em 2006 a igreja deixou a rádio e a Manchete passou a tocar músicas sem intervalos. A partir de junho de 2006 o Grupo Nasseh de Comunicação passou a administrar a emissora.

A partir de 2008 a rádio cresceu, e trouxe grandes nomes da comunicação, como Luiz de França, Mário Esteves e o ex-governador do estado do Rio, Anthony Garotinho.

Em 2009 a Manchete continuou se reforçando, e trouxe para sua equipe, nomes como David Rangel, Claudio Ferreira e funkeira Verônica Costa.

Em Abril de 2010 a Manchete firma parceria com a Rede Eldorado de São Paulo para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro e a Copa do Mundo 2010

O projeto da rede paulista chegar ao Rio de Janeiro vem do carioca José Trajano - diretor de esportes da Rede Eldorado/ESPN - e de Miguel Nasseh - diretor geral da Rádio Manchete - que se realiza com a parceria entre a Manchete e a Eldorado/ESPN.

Apesar da parceria,a Manchete continua com a sua equipe esportiva local,para transmissão de alguns jogos do Brasileirão e Campeonato Carioca.

Carnaval

No carnaval, um dos carros-chefe da esmissora, a equipe conta com João Estevam, Miro Ribeiro (assesor de imprensa da LESGA), Robertinho do Rio (in memoriam), Juninho Tititi, Ailton Freitas, Anderson Baltar, Ricardinho Delescusze, Alex de Oliveira (antigo Rei Momo, atualmente carnavalesco), e os sambistas Diego Nicolau e Lucinha Nobre.

No dia 25 de março de 2010, durante a entrega do 3º Troféu Rádio Manchete, um dos integrantes da equipe de carnaval anunciou sua saída da Manchete. Ailton Freitas disse que saiu devido a outros compromissos.

Todos os anos, a Manchete transmite os desfiles das escolas de samba, direto do sambódromo do Rio de Janeiro. Na sexta-feira com o desfile das escolas-mirins, no sábado com o Grupo de Acesso, no domingo e na segunda-feira o Grupo Especial e na terça-feira o Grupo de acesso B.

A rádio se orgulha de ser a única do Rio de Janeiro, que fala de carnaval o ano inteiro, já que tem em sua programação o Vai dar Samba (de 2ª à 6ª, 22:00, exceto quando tem futebol no horário), o Carnaval do Rio.com e o Cidade do Samba (aos sábados) e o Samba é Coisa Séria (aos domingos).

Futebol

Em 2006, após o arrendamento da rádio, os locutores esportivos João Guilherme e Daniel Pereira, decidiram montar uma equipe de esportes pra rádio, e a partir dali criava-se a Equipe Apaixonada por Futebol. Desde a primeira formação, foram muitas as mudanças, e hoje, além de João e Daniel, apenas os repórteres Rodrigo Campos e Márcio Nogueira, seguem na equipe.

Nos anos de 2008 e 2009, a Manchete cresceu, e isso deve-se muito ao jeito jovem das transmissões de futebol da emissora, que é a única do Rio de Janeiro a ter um canal de comunicação com o ouvinte, no qual as mensagens são lidas instantaneamente, o MSN.

A equipe de esportes da Rádio Manchete já contou com grandes nomes do rádio carioca, como o locutores Ricardo Mazela e Carlos Borges, o apresentador Rui Fernando, o repórter André Ribeiro, e os comentaristas Waldir Luis e Rubem Leão.

Hoje o cargo de chefe da equipe de esportes, que já foi de Daniel Pereira, cabe a Rodrigo Campos, que assim como seu antecessor, aposta em uma equipe jovem e em transmissões de qualidade para alcançar o 1º lugar na audiência.

No dia 27 de janeiro de 2010, um dos fundadores da equipe de esportes anunciou sua saída da Manchete. Daniel Pereira, publicou em seu blog, que a partir daquele dia não fazia mais parte da Equipe Apaixonda por Futebol. Segundo Daniel, ele não foi demitido, e nem pediu demissão, apenas chegou a um acordo com o presidente Miguel Nasseh, acordo que segundo o narrador, foi bom para as duas partes. Daniel afirmou também, que um dia espera voltar ao rádio, e quem sabe ao microfone da Manchete. Dandan segue como narrador no Sportv e no PFC, outro que também saiu foi a produtora da equipe de esportes, Marize Zuriaga.

No dia 29 de março de 2010, o comentarista Fábio Tubino foi mais um a deixar a Equipe Apaixonada por Futebol. Tubino passou a integrar desde então a equipe de esportes da Rádio Tamoio. Tubino também fazia parte da equipe de carnaval da rádio.