quinta-feira, 10 de junho de 2010

Um clássico mundial da propaganda ao ar livre






Em 1982 a agência FCO Univas veiculava nas estradas de Inglaterra em placas da More O’ Ferrall uma inusitada campanha de outdoor, destacando o aplique de um carro Ford Cortina, aliviado do motor e outros itens de peso, com o objetivo de induzir os motoristas à idéia de um automóvel colado com Araldite, produto da Ciba Geigy que assinava o cartaz. A mensagem Também serve para colar porcelana, ilustrada pelo veículo em aplique, fortalecia os argumentos de vendas da resina que cola tudo, até o inusitado. A imprensa britânica logo repercutiu a peça de modo que o cliente sentiu-se estimulado a veicular novos cartazes com o tema, configurando de fato uma campanha, hoje mais de 25 anos transcorridos, tida como uma das mais criativas da propaganda mundial para a mídia exterior. O aplique requereu um suporte metálico de ferro, instalado por trás da tabuleta, não perceptível para os motoristas.

No ano seguinte a FCO Univas retomou o aplique, porém explorando outro tema. Desta vez com a mensagem The Suspense Continues, para caracterizar o sentido dúbio da palavra que poderia ser interpretada como suspense ou suspenso (pendurado). A imprensa voltou a falar da campanha até ser surpeendida com um novo cartaz de aplique mais inusitado ainda: Desta vez dois carros, um por cima do outro e a mensagem The Tension Mounts, ou seja, A tensão aumenta. No mês seguinte os dois carros desapareceram deixando um buraco na tabuleta e a instigante mensagem: “Como conseguimos descolá-los? “, tradução de How Did we Pull it off ? Quatro motivos ao todo que renderam farta mídia espontânea à agência e ao anunciante. No Brasil também tivemos a versão do aplique de um carro na tabuleta, porém num outro contexto de campanha, mas com impacto semelhante: O outdoor duplo do Subaru criado pela DPZ, Grand-Prix do Prêmio Central de Outdoor em 1998.
FONTE :http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/

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