sexta-feira, 18 de junho de 2010

RÁDIO MANCHETE AM


Manchete AM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rádio Manchete AM 760
Rádio Federal S/A

País

Brasil

Localidade

Sede

Rio de Janeiro

Slogan

Hexa é a Rádio

Fundação

1973

Página oficial

www.radiomanchete.com.br

A Rádio Manchete é um emissora de rádio brasileira da cidade do Rio de Janeiro. Ocupa a freqüência 760 KhZ. É a única empresa que ainda pertence ao Grupo Bloch, porém encontra-se arrendada.

Índice

História

A rádio foi criada em 1973 no lugar da Federal AM (Uma antiga rádio sobre Rock).

A rádio teve nomes como Roberto Canázio, Alexandre Ferreira, Evil Mendonça, Marcelo Figueiredo, Jair Lemos, Cidinha Campos, Wagner Montes, etc...

Com a falência do Grupo Bloch (Que administrava a emissora), o empresário e comunicador Jair Marchesini arrendou a emissora, porém não conseguiu pagar ao grupo Bloch.

Em 2002 o grupo Dial arrendou a rádio levando nomes como Cidinha Campos, Wagner Montes e Mário Esteves. O grupo não conseguiu anunciantes, e devolveu a rádio para o Grupo Bloch. Em 2003 a rádio foi arrendada novamente para a Igreja Deus é Amor. Em 2006 a igreja deixou a rádio e a Manchete passou a tocar músicas sem intervalos. A partir de junho de 2006 o Grupo Nasseh de Comunicação passou a administrar a emissora.

A partir de 2008 a rádio cresceu, e trouxe grandes nomes da comunicação, como Luiz de França, Mário Esteves e o ex-governador do estado do Rio, Anthony Garotinho.

Em 2009 a Manchete continuou se reforçando, e trouxe para sua equipe, nomes como David Rangel, Claudio Ferreira e funkeira Verônica Costa.

Em Abril de 2010 a Manchete firma parceria com a Rede Eldorado de São Paulo para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro e a Copa do Mundo 2010

O projeto da rede paulista chegar ao Rio de Janeiro vem do carioca José Trajano - diretor de esportes da Rede Eldorado/ESPN - e de Miguel Nasseh - diretor geral da Rádio Manchete - que se realiza com a parceria entre a Manchete e a Eldorado/ESPN.

Apesar da parceria,a Manchete continua com a sua equipe esportiva local,para transmissão de alguns jogos do Brasileirão e Campeonato Carioca.

Carnaval

No carnaval, um dos carros-chefe da esmissora, a equipe conta com João Estevam, Miro Ribeiro (assesor de imprensa da LESGA), Robertinho do Rio (in memoriam), Juninho Tititi, Ailton Freitas, Anderson Baltar, Ricardinho Delescusze, Alex de Oliveira (antigo Rei Momo, atualmente carnavalesco), e os sambistas Diego Nicolau e Lucinha Nobre.

No dia 25 de março de 2010, durante a entrega do 3º Troféu Rádio Manchete, um dos integrantes da equipe de carnaval anunciou sua saída da Manchete. Ailton Freitas disse que saiu devido a outros compromissos.

Todos os anos, a Manchete transmite os desfiles das escolas de samba, direto do sambódromo do Rio de Janeiro. Na sexta-feira com o desfile das escolas-mirins, no sábado com o Grupo de Acesso, no domingo e na segunda-feira o Grupo Especial e na terça-feira o Grupo de acesso B.

A rádio se orgulha de ser a única do Rio de Janeiro, que fala de carnaval o ano inteiro, já que tem em sua programação o Vai dar Samba (de 2ª à 6ª, 22:00, exceto quando tem futebol no horário), o Carnaval do Rio.com e o Cidade do Samba (aos sábados) e o Samba é Coisa Séria (aos domingos).

Futebol

Em 2006, após o arrendamento da rádio, os locutores esportivos João Guilherme e Daniel Pereira, decidiram montar uma equipe de esportes pra rádio, e a partir dali criava-se a Equipe Apaixonada por Futebol. Desde a primeira formação, foram muitas as mudanças, e hoje, além de João e Daniel, apenas os repórteres Rodrigo Campos e Márcio Nogueira, seguem na equipe.

Nos anos de 2008 e 2009, a Manchete cresceu, e isso deve-se muito ao jeito jovem das transmissões de futebol da emissora, que é a única do Rio de Janeiro a ter um canal de comunicação com o ouvinte, no qual as mensagens são lidas instantaneamente, o MSN.

A equipe de esportes da Rádio Manchete já contou com grandes nomes do rádio carioca, como o locutores Ricardo Mazela e Carlos Borges, o apresentador Rui Fernando, o repórter André Ribeiro, e os comentaristas Waldir Luis e Rubem Leão.

Hoje o cargo de chefe da equipe de esportes, que já foi de Daniel Pereira, cabe a Rodrigo Campos, que assim como seu antecessor, aposta em uma equipe jovem e em transmissões de qualidade para alcançar o 1º lugar na audiência.

No dia 27 de janeiro de 2010, um dos fundadores da equipe de esportes anunciou sua saída da Manchete. Daniel Pereira, publicou em seu blog, que a partir daquele dia não fazia mais parte da Equipe Apaixonda por Futebol. Segundo Daniel, ele não foi demitido, e nem pediu demissão, apenas chegou a um acordo com o presidente Miguel Nasseh, acordo que segundo o narrador, foi bom para as duas partes. Daniel afirmou também, que um dia espera voltar ao rádio, e quem sabe ao microfone da Manchete. Dandan segue como narrador no Sportv e no PFC, outro que também saiu foi a produtora da equipe de esportes, Marize Zuriaga.

No dia 29 de março de 2010, o comentarista Fábio Tubino foi mais um a deixar a Equipe Apaixonada por Futebol. Tubino passou a integrar desde então a equipe de esportes da Rádio Tamoio. Tubino também fazia parte da equipe de carnaval da rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário