quarta-feira, 2 de junho de 2010

RÁDIO CULTURA DA CIDADE DE LORENA - SP



História da Cultura

“Em 1944 surgiu a idéia, para dotar Lorena de uma Emissora de rádio. Naquela época só existiam no Vale do Paraíba a Rádio Mantiqueira de Cruzeiro, a Rádio Difusora de Taubaté e a de São José dos Campos.

No entanto, ela nasceu de uma brincadeira que passo a relatar: em 1943/44 a Philco lançou um tipo revolucionário de toca-disco (que não havia a necessidade de ser ligado ao rádio), pois funcionava numa freqüência fora da faixa AM - porém com uma pequena modificação efetuada pelo nosso técnico
o Sr. Giannethi, ‘aliás, muito competente, trazido da Philco’, que adaptou uma antena, com a qual sua onda atingia, e distribuía som num perímetro de 3 a 5 kilômetros... assim, todas as noites, após as 23 horas, transmitíamos músicas pelo espaço de uma hora, usando o microfone, e o locutor improvisado Osíris Ferrari (Zirão).

Estava lançada a semente, ficou reforçada a idéia de montarmos uma estação de rádio em Lorena... e, mãos à obra. Precisávamos de terreno para instalar a torre e o transmissor, recaindo a escolha no alto da Vila Zélia. Contando com a grande colaboração e ajuda do Sr. Epitácio Santiago, fomos procurar o Sr. Peixoto de Castro, proprietário daquela Vila, grande amigo do nosso padrinho. Nos atendeu com a melhor boa vontade e nos ofertou 2 lotes naquele aprazível recanto.

Naquela época, como rádio amador, havia adquirido um potente transmissor de 200 watts. O grande técnico Zigmar opnou pela transformação desse transmissor para um comercial, para a nossa rádio... concordei, mas devido às dificuldades provenientes da 2ª guerra, em curso, fomos obrigados a mudar de idéia.

Adquirimos um ótimo transmissor, para aquela época, de 100 watts, da firma Bington x Cia, representada em Lorena pelos Srs. Félix e Teixeira, que nos deram total apoio. Torre pronta, transmissor instalado, pouca coisa faltando para que se pudesse inaugurar a nossa tão esperada emissora! Aí veio o mais difícil e complicado, soubemos que as concessões de licença para as rádios do interior estavam dificílimas de se conseguir; procurei me orientar na Rádio Mantiqueira de Cruzeiro, com o seu proprietário, o Sr. Olívio Nicoli.
E em Taubaté, na Rádio Difusora, no sentido de poder ir pelo caminho mais curto à meta desejada, que era a oficialização da nossa Rádio.

Pois fiquei sabendo naquela ocasião que a Rádio Clube de Guará, do nosso amigo Sr. Francisco Sannini, estava pronta há alguns meses, mas lutava para conseguir a licença para funcionar.


FONTE : SITE http://cultura1460.com.br/historia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário