A História do Rádio Joseense tem como objetivo reconhecer os grandes Rádialistas ,jornalistas e Comunicadores que participaram e participam dos meios de comunicação em são josé dos campos-sp e dessa gloriosa história do rádio.O rádio joseense tem um celeiro de grandes profissionais que levam o nome de são josé dos campos ao mundo .E uma simples homenagem que podemos fazer a mais bela profissão da comunicação.Porque o Rádio é a escola da comunicação.Contato : rodolfo.moreira3@gmail.com
sexta-feira, 18 de junho de 2010
SPOTS DE RÁDIO: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO, CRIATIVIDADE, CLAREZA E FOCO NOS OBJETIVOS DOS CLIENTES
SPOTS DE RÁDIO: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO, CRIATIVIDADE, CLAREZA E FOCO NOS OBJETIVOS DOS CLIENTES
O Spot, também conhecido como anúncio radiofônico ou comercial de rádio, nada mais é do que uma mensagem publicitária sonorizada com a ajuda dos quatro elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o Efeito Sonoro e, eventualmente, o silêncio.
Por se tratar de uma produção sonora (não envolve imagem, câmeras, gráficas, etc.), a produção do Spot é geralmente simples, rápida e de baixo custo. Por este motivo, muitos spots recebem um tratamento criativo empobrecido.
Faça a experiência de ouvir alguns spots em sua emissora preferida.
Você vai perceber que a maioria dos Spots é criada com textos simples e produzida com a voz do locutor da própria emissora realçada por um Trilha Sonora de fundo. Estes são os conhecidos textos de cabine, caracterizados, acima de tudo, pela pouca criatividade. As mensagem são corridas e se parecem com a venda no balcão.
POR QUE UM SPOT DE RÁDIO PODE NÃO SER EFICAZ?
Ser eficaz, quando se trata de uma peça para o rádio, significa alcançar o seu objetivo enquanto veículo da mensagem de uma empresa para o seu público: comunicar claramente e estimular atitudes.
Ainda que o rádio seja um meio de comunicação com grande penetração na maioria dos segmentos de audiência e possua características capazes de envolver e seduzir os consumidores, pouca atenção é dada ao fato de que o rádio é um meio para ser ouvido e não para ser visto.
A maioria dos Spots (ou comerciais de rádio) não explora a principal ferramenta utilizada por esta mídia essencialmente sonora, para seduzir o ouvinte e conduzi-lo no processo de decisão de compra: a IMAGINAÇÃO.
Para que o rádio cumpra o seu papel diante de investidores e patrocinadores, é fundamental que a comunicação sonora seja compreendida, assimilada e memorizada pelo ouvinte. E isso só se conquista quando a sua linguagem recebe atenção adequada.
FONTE : http://www.ateliedeletras.com.br/html/spots-radio.php
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