segunda-feira, 28 de junho de 2010

Em 2014, definição da tecnologia 3D será ainda melhor



Em 2014, definição da tecnologia 3D será ainda melhor
Um grupo de estudos da Universidade Mackenzie, de São Paulo, está na África do Sul para mostrar a sua tecnologia de 3D de ultradefinição. Segundo o físico Eunezio Thoroh de Souza, coordenador do projeto, a ideia é captar e exibir partidas de futebol ao vivo em 3D, com quatro vezes mais definição do que a do padrão HD.
Na Casa do Brasil, em Johannesburgo, a Folha assistiu a uma exibição do padrão que será colocado à disposição dos torcedores em telas gigantes, do tamanho das de cinema.
São impressionantes as tomadas de campo feitas na final do Campeonato Gaúcho deste ano. Com os óculos polarizados, o espectador pode apreciar a movimentação de cada jogador e ainda observar os torcedores na arquibancada.
O grupo do Mackenzie, patrocinado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia), pretende fazer a transmissão dos jogos, nesse mesmo padrão, a fim de que se possa experimentar ao vivo o 3D de ultradefinição.
Como a quantidade de dados a serem transmitidos é gigantesca, será necessário usar a rede de fibras óticas que hoje liga vários centros de pesquisa do mundo.
No ano passado, os pesquisadores conseguiram fazer a primeira transmissão por via fotônica (impulsos luminosos) de uma produção brasileira em ultra definição, o filme "Enquanto a Noite Não Vem", do diretor Beto Souza. As universidades da Califórnia em San Diego e de Yokohama foram as destinatárias da transmissão.
Fonte : LAURA CAPRIGLIONE
DA ENVIADA A JOHANNESBURGO
http://www1.folha.uol.com.br/tec/757429-em-2014-definicao-da-tecnologia-3d-sera-ainda-melhor.shtml 27/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário