quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sinal digital chega hoje às TVs do Vale Junho 1, 2010











Sinal digital chega hoje às TVs do Vale
Junho 1, 2010

A partir de hoje, os moradores do Vale do Paraíba entram em uma nova era de tecnologia e passam a conferir em seus televisores, celulares ou notebooks, dotados de conversores ou receptores, o sinal digital, que permite assistir a programas com imagens em alta definição, som perfeito, sem chiados ou “fantasmas”.

O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) chega à região dois anos e meio após início de seu funcionamento no Brasil, em dezembro de 2007.

A transmissão na região será iniciada oficialmente nesta terça-feira pela Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale, e no próximo dia 11, pela TV Band Vale, da Rede Bandeirantes, coloca em operação seus transmissores com os jogos da Copa do Mundo.
Porém, apenas moradores de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava, Tremembé e Pindamonhangaba terão o sistema digital à disposição neste primeiro momento.

De acordo com Sandro Sereno, gerente de engenharia da Vanguarda, o diferencial do padrão digital do analógico, atualmente em vigor no Brasil, é a forma de recepção da imagem e do som, que passa a ser em alta definição em televisores compatíveis com tal tecnologia, além de possibilitar no futuro uma interatividade entre os programas e o telespectador.

Meta. De acordo com Cláudio Giordani, diretor geral da Band Vale, o primeiro município da região que já obtém sinal digital da emissora desde junho de 2008 é Campos do Jordão. Para a ampliação da rede foram investidos R$ 3 milhões na instalação de novos transmissores.

“Representa um ganho de qualidade muito grande para o telespectador. Primeiramente, apenas os jogos de futebol do Mundial da África do Sul e os programas produzidos pela Rede Bandeirantes em São Paulo estarão na qualidade HD (High Definition)”, afirmou.
Procura. De acordo com Ricardo Minari, gerente de negócios da Visiontec, empresa que fabrica e vende conversores digitais, necessários para a captação do sinal digital, a procura pelos equipamentos aumentou em 30%.

Para Fernando Moreira, especialista em Nova Tecnologias da Univap, ainda não é preciso correr para obter o novo formato. “Não vai haver muita diferença porque são apenas dois canais. O consumidor pode esperar mais”, afirmou Moreira.
Entenda o que é sinal digital de TV
O que é?
Nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas
Quando começa?
O sinal para testes está à disposição desde o início de maio. Oficialmente, as transmissões se iniciam hoje, por meio da TV Vanguarda; a próxima emissora a transmitir com novo formato será a Band Vale, a partir do dia 11 de junho
O que é preciso?
Para receber o sinal digital, é necessário a instalação de um conversor, vendido em lojas especializadas por aproximadamente R$ 300; neste primeiro momento, apenas São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Tremembé, Caçapava e Pindamonhangaba receberão o novo formato
FONTE : SITE http://www.ovale.com.br/cmlink/o-vale/sinal-digital-chega-hoje-as-tvs-do-vale-1.12880
Junho 1, 2010 - 07:50 Eduardo Carvalho
São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário