sexta-feira, 25 de junho de 2010

RÁDIO TRANSAMÉRICA FM


TORRE DA RÁDIO EM SÃO PAULO - CAPITAL

MATERIA PARA TV CULTURA (VITRINE) PARODIA PARA MUSICA DE JORGE BENJOR COPA DO MUNDO 1994 RADIO TRANSAMERICA DE SÃO PAULO.

RÁDIO TRANSAMÉRICA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gênero/Tipo Rede de rádio comercial
País
Brasil

Fundação 22 de Agosto de 1973 (36 anos)

Extinção
Fundador
Pertence a Grupo Alfa

Proprietário Aloysio de Faria



Cidade de origem Recife, PE

Sede São Paulo, SP

Estúdios São Paulo, SP

Slogan


Idioma Português

Número de ouvintes classes A e B com mais de 25 anos
Afiliações
Cobertura Brasil
Japão







Página oficial
Transanet.com.br

Frequências
A Transamérica é uma rede brasileira de rádio FM. A rádio faz parte do Grupo Alfa. Existem três vertentes da rede: Transamérica Pop, Transamérica Hits e Transamérica Light.
Índice
• 1 História
o 1.1 Primórdios
o 1.2 Anos 90
o 1.3 Pop/hits/light/internacional

História
Primórdios
A Transamérica nasceu no dia 22 de agosto de 1973, para ser uma rádio adulta, voltada para ouvintes das classes A e B com mais de 25 anos.
A Transamérica começou suas transmissões no Recife. Dois dias após o início no Recife, a segunda emissora era inaugurada em Brasília, o que deu início à Rede Transamérica FM. Em 1974, Curitiba e cidade de São Paulo entraram para a rede. A cidade do Rio de Janeiro se juntou à família em 1978 e Salvador em 1980. Em 2000, a Rede Transamérica adquiriu a mais nova emissora própria, dessa vez em Belo Horizonte. Essas emissoras são próprias - filiais - da Rede Transamérica de Comunicações. Nessa época, todos os programas eram gravados e não havia locutores ao vivo. Toda programação era feita em fitas de rolo, que passavam de filial para filial. A música tocada em São Paulo, por exemplo, era tocada na programação de Salvador uma semana depois. Todos os equipamentos eram ligados a timers pré-programados, para fazer o disparo de comerciais, músicas e vinhetas. Para informar a hora certa, eram usadas duas cartucheiras, uma com hora par e outra com hora ímpar, e curiosamente as duas funcionavam em perfeita harmonia.
A Rede Transamérica sempre deu um show de tecnologia.A Transamérica de São Paulo utilizava uma torre de 90 metros, com uma antena de 6 elementos e seus transmissores tinham uma potência de 45 kW, irradiando 120 kW. Hoje, a estrutura é bem diferente.
A torre tem 180 metros (três vezes a altura do Cristo Redentor). Ela possui 12 elementos, e a potência de seus transmissores é de 70 kW, o que proporciona, com a estrutura da torre, 360 kW de potência irradiada em diagrama direcional. Tudo isso faz com que a Transamérica seja a rádio que tem a maior potência irradiada em FM no mundo.
Anos 90
A Rede Transamérica foi a primeira a utilizar a transmissão via satélite em rede, a partir da autorização da Embratel em 1990, com o sistema de transmissão analógico e sinal aberto para todo o Brasil.
A seguir, a programação teve o sinal digitalizado e codificado. Além do ganho em qualidade de transmissão, isso significa que somente quem tem o decodificador poderá receber o sinal, evitando que rádios piratas o copiem, transmitam parcial ou integralmente a programação da rádio.
A Transamérica também foi a primeira rádio a fazer uma transmissão digital via satélite de um show ao vivo no Brasil, ou melhor, de dois: Michael Jackson em São Paulo (Morumbi) e Madonna no Rio de Janeiro (Maracanã). O ano era 1993 e o estádio do Morumbi já não cabia mais de tantas pessoas que davam tudo de si para ver o Rei do Pop. Mais um pioneirismo da Transamérica , logo depois o que surgisse seria conseqüência.
Na década de 90 viriam as grandes bandas, tocando num pocket show, ou melhor no estúdio ao Vivo Transamérica com participações do: REM, Bon Jovi, John Secada, Backstreet Boys & Spice Girls (em parceria com uma emissora internacional a cabo), Alanis Morissette (em parceria como SBT – no extinto Programa Livre, do Sérgio Groisman, hoje na Rede Globo), Skank, Paralamas do Sucesso, Nenhum de Nós, Extreme – aliás a Transamérica é a única emissora brasileira a possuir uma versão ao vivo da música More Than Words. Tudo isso fez com que a Transamérica ganhasse respeito e favorecesse sua marca, firmando-a nas principais regiões do Brasil.
Entre as grandes transmissões internacionais, com ampla cobertura de sua equipe de profissionais destacamos: a Copa do Mundo de 1990, onde a Rádio Transamérica de São Paulo obteve o maior índice de audiência entre todas as emissoras AMs e FMs, um fato inédito na história do rádio.
Em 1994, o Brasil conquistou o tetra campeonato e a Rádio Transamérica transmitiu digitalmente direto dos Estados Unidos. Em 2002, a façanha se repete e a Transamérica com a maior equipe de profissionais do rádio foi até a Coréia e Japão realizar a maior cobertura esportiva, que culminou com a conquista do pentacampeonato mundial de futebol. A Transamérica também esteve presente nas Olimpíadas de Atlanta, Sydney e Atenas, através da transmissão dos jogos e flashes diários, acompanhando de perto a trajetória dos atletas brasileiros.
Outro marco importante da história Transamérica é sua atuação promocional. Foi a primeira rádio do Brasil a premiar um ouvinte com um automóvel 0 km (Kadett), na promoção Eu güento a barra (1992), com uma mecânica original de promoção: o vencedor seria o participante que permanecesse o maior tempo dentro do próprio automóvel, dentro do Shopping Interlagos em São Paulo. Essa promoção teve uma grande cobertura da mídia de massa, pelo seu imediatismo e pelo grande recall junto à sua audiência. Durante os dias confinados, os participantes contaram com a ajuda da Mãezona do Kadett que ajudava levando comida, cobertor e sempre dando atenção a todos.
Outras promoções também obtiveram grande repercussão nacional, como Soy Loco por Transamérica I e II, Minha Pick-up Ranger vem a cavalo, Transamérica Versão 2.0 e Sogra tô fora (todas com um carro zero como prêmio), Eu quero dormir com os Hanson.
A volta ao mundo em três letras e Missão quase impossível. No início dos anos 90, a Transamérica surpreendeu seus ouvintes mais uma vez, com a promoção exclusiva e o início das transmissões via satélite de shows e turnês internacionais de grande porte realizados em estádios, tais como: Michael Jackson, Madonna, Bon Jovi, Hollywood Rock I e II, U2 Pop Mart Tour 98 e Rolling Stones.
Também destaca-se a promoção de eventos com total exclusividade da Transamérica como por exemplo: Transamérica Live (em 1990, 1997 e 1998) e o Transamérica Live Park em 2000, no qual várias bandas tocaram, durante horas, para milhares de pessoas em um importante parque de diversões em São Paulo. Mais recentemente , a Rádio Transamérica de São Paulo comemorou seu 28º Aniversário, com uma grande festa no Olímpia em São Paulo que contou com a apresentação das bandas nacionais mais importantes Titãs, Detonautas, Pitty e Biquini Cavadão
Pop/hits/light/internacional
Hoje, três portadoras (Pop, Hits e Light) transmitem simultaneamente programações diferenciadas para o satélite, o que permite que cada emissora franqueada escolha o tipo de programação mais apropriado para a sua região, satisfazendo todos os gostos.
Em janeiro de 1999, a Rede passou a ter a Transamérica Light, voltada para um público adulto qualificado, de 25 a 40 anos. A programação é formada por grandes sucessos de MPB e flashbacks como Steve Wonder, Elton John e Phil Collins, por exemplo.
A Transamérica Pop atinge o público de 15 à 29 anos, em sua maioria feminino. Características como interatividade, diversidade e irreverência fazem da Transamérica a rádio mais copiada em todo o Brasil. Milhões de ouvintes opinam e participam dos programas da emissora. O estilo de música não poderia ser diferente: Pop e Rock.
A Rede Transamérica de Comunicação sempre foi caracterizada pelo pioneirismo em suas atividades. Objetivando ampliar sua área de atuação, apostou na diversificação de conteúdo para atingir novos e exigentes mercados. Foi assim que no início de 1999, lançou a Transamérica Light na praça de Curitiba, uma rádio adulta-contemporânea voltada ao público qualificado, graças ao sistema de multigeração de sinal.
Levando ao ar os grandes sucessos da música internacional, o melhor da MPB e um jornalismo ágil com credibilidade, a Transamérica Light inaugurou uma nova maneira de se fazer rádio qualificada no Brasil. Hoje Curitiba (PR) e Estrela (RS) recebem o sinal da Transamérica Light.
O ano do surgimento da Rede Transamérica Internacional foi em 2005, os primeiros testes eram feitos para que a emissora fosse parar do outro lado do mundo. A viagem seria longa, o Japão, que fica a mais de vinte mil quilômetros do nosso país.
Os milhares de brasileiros residentes na terra do sol nascente como é conhecido o Japão, iriam ganhar uma nova ferramenta de entretenimento no rádio, foi um momento único no Japão como a primeira rede de rádios brasileira em FM no Japão e no mundo.
O contrato fechado com uma das maiores empresas de Soluções em Web do mundo (Voix Japan, Inc), selaria a vinda da maior Rede de rádios do Brasil para sua primeira escala em expansão internacional. Para isto foi selecionada uma equipe que teria a responsabilidade de continuar com todo este pioneirismo da Transamérica, só que dessa vez para o mundo.
Prêmios
Selo Suberbrands à Rádio Transamérica entre as 500 marcas mais fortes do país Prêmio Superbrands

Um comentário:

  1. pq a transamerica , ainda nao tem uma afiliada aqui em pres. prudente ? nossa cidade é de porte grande e bem estruturada , a maior potencias de mercados ja estão aqui na nossa cidade , aqui só ta faltando grandes emissoras de radio como a transamerica fm pop e hits abraços a vcs ...

    ResponderExcluir