sábado, 6 de março de 2010

LOCUTOR ESPORTIVO LUCIANO DO VALLE

LUCIANO DO VALLE, JORGE MENDONÇA ( EX PALMEIRAS ) JUAREZ SOARES, LUIZ PEREIRA ( EX PALMEIRAS )



Luciano do Valle
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luciano do Valle

Nascimento 4 de Julho de 1947
Campinas

Nacionalidade brasileira

Ocupação locutor, apresentador de TV, empresário


Luciano do Valle Queirós (Campinas, 4 de julho de 1947) é um locutor esportivo, apresentador de televisão e empresário brasileiro.
Biografia
Luciano do Valle narrou várias copas do mundo e trabalhou em várias emissoras de rádio e televisão, como Rede Globo (1974-1982), Rede Record (1982-1983, 2003-2006) e Rede Bandeirantes (1983-2003, 2006-hoje). Foi locutor de Fórmula 1 e, ao lado do comentarista Teo José, transmitiu a fase áurea de Emerson Fittipaldi nessa categoria, que o transformou em um ídolo do esporte brasileiro.
Depois que saiu da Rede Globo no início dos anos 80, desenvolveu paralelamente uma carreira de empresário e promotor de esportes: seu primeiro grande sucesso nessa carreira foi a promoção da seleção brasileira de voleibol, quando transmitiu um campeonato em São Paulo pela Rede Record. Seu trabalho tornou ídolos nacionais jogadores como Bernard, William, Montanaro e Renan, que depois ficaram conhecidos como a "Geração de Prata" do vôlei brasileiro. Depois promoveria a carreira de Maguila, famoso lutador de boxe nacional.
Ao passar para a Bandeirantes foi responsável pela ênfase da emissora nas transmissões esportivas (seu slogan passou a ser "Canal do Esporte"), exibindo aos domingos o programa de longa duração Show do Esporte, que apresentava todo o tipo de evento esportivo, desde jogos de sinuca, boxe, automobilismo e esportes olímpicos. Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e a Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com seus grandes amigos Rivelino, Edu e Dario (ver Copa Pelé). Durante o verão brasileiro, transmitia várias modalidade de esportes de praia, em programas especiais de verão.
Durante sua fase de empresário, Luciano ganhou dinheiro e fez sucesso, mas também colheu inimizades, como a do seu ex-grande ídolo Emerson Fittipaldi, com quem teve atritos ao negociar os direitos de transmissão das corridas. Fittipaldi negociou com as emissoras concorrentes, o que desagradou Luciano.[carece de fontes?]
Em 1989, envolveu-se num episódio com o lutador Maguila, que na época era patrocinado pela Luqui (empresa pertencente a Luciano); Luciano do Valle teria determinado o fim da carreira do lutador sem consultá-lo, fato com o qual Maguila não concordou.
No Show do Esporte seu parceiro durante muito tempo foi Juarez Soares, que teve que se demitir por conta de alguns comentários entendidos como ofensas por dirigentes de clubes de fora de São Paulo e da CBF.[carece de fontes?]
Atualmente reduziu suas atividades empresariais, continuando como narrador e transmite o Campeonato Brasileiro pela Band e as provas da IRL. Apresentou o programa Apito Final, pela TV Bandeirantes, durante a Copa do Mundo de 2006, e transmitiu os jogos do Brasil na mesma copa pelo canal de televisão a cabo chamado Band Sports.

Nenhum comentário:

Postar um comentário