segunda-feira, 8 de março de 2010

LOCUTOR ESPORTIVO CLÉBER MACHADO


Cléber Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Cleber Machado
Nascimento 29 de Março de 1962
São Paulo, SP.
Nacionalidade Brasil Brasileiro

Cleber Tadeu Machado (São Paulo, 29 de março de 1962) é um jornalista e locutor esportivo brasileiro.

Período em atividade: 1979 - hoje (na Rede Globo)


Começou a carreira em 1979, trabalhando na Rádio Bandeirantes e na Rádio Tupi. No ano seguinte foi para o Sistema Globo de Rádio, onde iniciou seu trabalho com o esporte na equipe de Osmar Santos. Na televisão, começou na TV Gazeta de São Paulo e posteriomente na antiga TV Vale do Paraíba (hoje TV Vanguarda), de São José dos Campos, pertencente então à Rede Globo. Em 1988, passou para a TV Globo. Desde então participou da cobertura dos mais importantes eventos esportivos do mundo: Fórmula 1, Olimpíadas, Copas do Mundo, Corrida de São Silvestre, entre outros. Também foi responsável por narrar o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro de 2001 até 2009 sendo transferido para narrar o Carnaval de São Paulo em 2010

Até meados de 1989 Cleber Machado atuava como repórter, atuando também na locução de compactos de lutas de boxe e outros eventos esportivos que eram exibidos no programa Esporte Espetacular, na época exibido nas noites de Domingo. Sua mudança para narrador ocorreu na Copa do Brasil do mesmo ano.

Atualmente Cleber Machado é o apresentador do programa Arena Sportv. É um programa de debates, opiniões e que aborda assuntos de todos os esportes. Mas o foco principal é o futebol. O Arena Sportv é composto por Milton Leite, Marco Antônio Rodrigues, Maurício Noriega, Casagrande, o ex-jogador Caio, Fábio Sormani e toda equipe de comentaristas e repórteres da TV Globo e do Sportv. Sempre com convidados no estúdio e também com participações por telefone de jogadores, técnicos e dirigentes repercutindo as notícias do dia. Além disso, tem interatividade com os assinantes através do site do canal. Cleber é narrador de futebol da Rede Globo, e narrou as Copas do Mundo de 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006,e narra também Campeonatos Brasileiros, Copa Libertadores, Copas do Brasil, Copa Sul-Americana entre outros. Ganhou o Troféu Imprensa e o Prêmio Comunique-se por 3 vezes.

Hoje Cleber ocupa o lugar de 2º narrador da Globo e é o titular dos jogos transmitidos para o estado de São Paulo. Devido a este fato, e também à dedicação maior do titular Galvão Bueno à cobetura Fórmula 1 e dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol, ultimamente Cleber tem narrado os principais eventos de futebol, como as finais da Copa Libertadores da América (2006 e 2007) e da Copa do Brasil (2008 e 2009), além dos jogos decisivos do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2005, 2007 e 2008. A narração de Cleber se destaca pelo seu conhecido bordão: "Pro fundo do gol!!". Uma das marcas de Cleber na narração sempre é a preocupação em gritar depois do Gol o nome do jogador antes do nome do time. Com o advento da Internet, Cleber tornou-se, mais do que um ídolo, um ícone pop. Frases como: "hoje não! Hoje não! Hoje sim! Hoje sim?", "O mundo te deseja saúde. Ou não", "Fala que é falso?", "É uma questão pontual", "Que loucura!" e "Pode, Arnaldo?" são falados até hoje por jovens de todas as classes e provocaram perfis falsos no miniblog Twitter (o próprio Cleber já deixou claro que não tem tempo para criar seu perfil no referido site).

Um comentário:

  1. Acabei de descobrir a incrivel coincidencia nos nossos nomes, eu assino cleber tadeu de carvalho...nasci em dezembro de 1961

    ResponderExcluir