sábado, 9 de outubro de 2010

JOSÉ CARLOS DE MORAIS CONHECIDO COMO (TICO TICO) UM DOS PRIMEIROS REPÓRTERES DA TELEVISÃO BRASILEIRA









José Carlos de Morais, conhecido como Tico-Tico, nasceu em Angatuba, SP, em 24 de novembro de 1922.

Tico - Tico foi um dos primeiros repórteres da televisão brasileira.

Filho de Cornélio Vieira de Moraes, o “seu Nê Pereira”, que faleceu muito cedo -- aos 39 anos de idade-- e de dona Maria Zoraide que ficou com 5 filhos, dos quais José Carlos era o mais velho.

O pai foi prefeito de Angatuba por duas vezes e pertencia ao Partido Constitucionalista Brasileiro. A mãe era professora primária, muito querida na cidade. Pelo lado materno, era neto de Cornélio Vieira de Camargo, conhecido político de Tatuí, um dos fundadores da Quadra.

José Carlos, ainda jovem, iniciou sua carreira de locutor montando o primeiro sistema de alto falantes da praça da Matriz em Angatuba.

A família mudou-se para a capital de São Paulo e foi aí que José Carlos conseguiu seu primeiro emprego, pelas mãos do importante político José de Freitas Nobre. Esse emprego foi no jornal da Agência Nacional, onde também foi locutor de rádio. Seu sotaque “caipira” foi um primeiro entrave, mas Tico-Tico, já então com o codinome, conseguiu superá-lo.

Tico-Tico entrou para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde se formou advogado.

Na Faculdade de Direito, começou a participar da Caravana Artística de 11 de agosto, como cantor de “emboladas” que era moda na época.

José Carlos de Morais tornou-se conhecido como sendo o repórter "em primeira mão". Trabalhou com Carlos Spera e Maurício Loureiro Gama, entre outros pioneiros da televisão.

José Carlos conseguiu seu primeiro emprego na Agência Nacional. Foi também locutor de rádio. Seu sotaque “caipira” foi um primeiro entrave, mas Tico-Tico, já então com o codinome, conseguiu superá-lo.

Tico-Tico passou por vários jornais e emissoras de rádio. Esteve na Rádio Educadora Paulista, Rádio São Paulo, Rádio Panamericana, Rádio Record, Rádio Bandeirantes, Rádio Tupi Difusora. Fez reportagens marcantes, como entrevistas de campanhas eleitorais, posses de governadores e presidentes, nacionais e internacionais.

Tico-Tico entrevistou todos os Papas de sua época, assim como personalidades máximas, políticas do mundo inteiro. Foi capaz de colocar-se no paralama do carro de presidente americano Eisenhawer, para entrevistá-lo. Também entrevistou Guevara, Fidel, Kenedy, e vários outros. Esteve na União Soviética, ainda durante a Guerra Fria.

Tico - Tico foi para a televisão e foi o primeiro a adaptar um pequeno teipe para agilizar as gravações.

Com Mauricio Loureiro Gama, iniciou os jornais verspertinos para televisão.

Fez, por vários anos, o jornal Edição Extra, na TV Tupi de São Paulo.

Se fossem somadas suas horas de vôo, Tico-Tico teria realizado 13 voltas ao mundo, completas. Tico-Tico fez 54 anos de reportagens, sem falar outra língua que não o português.

Um dos irmãos de Tico - Tico foi secretário de Justiça do prefeito de São Paulo na época de Jânio da Silva Quadros.

Foi casado com dona Cidinha por mais de 50 anos. Teve dois filhos e cinco netos.

Tico-Tico faleceu em São Paulo, no dia 15 de setembro de 1999.


FONTE : http://grandesnomesradioetv.multiply.com/photos/album/61

Um comentário:

  1. Faltou mencionar o comando da campanha "OURO PARA O BEM DO BRASIL" que comandou na TV TUPI e arrecadou centenas de quilos de ouro em pequenas jóias doadas pela população para a glória da "gloriosa" de 1964.

    ResponderExcluir