sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nos anos 60, estações de rádio transmitiam de navios em alto mar para mais de 25 milhões de ingleses



O legado de John Peel RÁDIALISTA

Nos anos 60, estações de rádio transmitiam de navios em alto mar para mais de 25 milhões de ingleses. Fora do alcance da Lei, as radios "Pirata" não eram obrigadas a tocar as músicas impostas pelos carteis das grandes gravadoras.

Foi em uma delas, a Radio London, transmitindo do Mar do Norte, que John Peel iniciou sua carreira em 1967, quando voltou de uma temporada nos EUA. Na mala, gravações que iriam introduzir os ingleses ao rock psicodélico, reggae e punk.

Ainda no mesmo ano, depois do "naufrágio" da Radio London, Peel foi convidado a se juntar a nova estação que a BBC estava lançando, BBC Radio 1, dedicada a música pop.

John Peel, que faleceu aos 65 anos em 2004, foi o grande representante do underground e da vanguarda musical. Inovador, tocava desde rock ate música clássica, além das reliquias que garimpava dos arquivos da BBC, podendo ainda ser creditado por impulsionar carreiras de lendas como Bowie, Pink Floyd, Led Zeppelin, The Cure até White Stripes.

Hoje em dia, meu palpite é que o legado de John Peel está sendo transmitido por alguns dos atuais DJs da Radio 1. Chamados os DJs "experimentais", deles talvez o mais reconhecido seja Rob da Bank, que inclusive deu continuidade ao show semanal de Peel depois de sua morte.

A representante da música eletrônica mais experimental é Mary Anne Hobbs, grande madrinha do Dubstep. Giles Peterson cobre o Jazz e world music, inclusive muita musica brasileira.

Os programas da BBC Radio 1 experimental normalmente vão ao ar na madrugada. Mas graças ao iPlayer podem ser ouvidos novamente até uma semana depois de irem ao ar, 24/7, é so acessar o site da BBC.

FONTE : http://daslu.com.br/conteudo.php?page=7&cat_id=103&materia_id=9486

http://www.bbc.co.uk/radio1/robdabank/

http://www.bbc.co.uk/radio1/maryannehobbs/

http://www.bbc.co.uk/radio1/gillespeterson/

Um comentário:

  1. Oi RODOLFO, tudo bem?

    Meu nome é FABIANO MARINI, sou um frequentador assiduo do seu blog. Acho muito legal à sua iniciativa de falar desse veículo de comunicação tão espetacular que é o RÁDIO e falar do RÁDIO JOSEENSE.

    Recentemente fui ao ARQUIVO MUNICIPAL na FUNDAÇÃO CASSIANO RICARDO para pesquisar sobre o primeiro acesso do SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE em 1980 para escrever no blog www.torcedordaaguia.blogspot.com e vi algumas fotos de programas da RÁDIO CLUBE no JORNAL VALE PARAIBANO. Fotos do saudoso BOUÉRI NETO que comandava aos domingos o programa "COMPROMISSO" e de LANO BRITO que comandava na mesma Emissora o programa "SHOW DA MADRUGADA". Por que você não vai até lá e tira algumas fotos do jornal.

    Vendo o seu SITE têm um pequeno erro que você pode correigir rapidamente. Na coluna de fotos você colocou uma pequena biografia do narrador esportivo J. JUNIOR, mas a foto que você colocou é do também narrador esportivo MILTON LEITE.

    FABIANO MARINI
    SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

    ResponderExcluir