segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Japoneses testam a inclusão de aromas em televisão e computador






Japoneses testam a inclusão de aromas em televisão e computador

Novidade permitiria, por exemplo, sentir cheiro de algodão doce em propagandas de parques de diversão e cheiro de comida em programas de culinária

Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 às 12h53

Quando se fala de sentir cheiro pela tv, a preferência de muita gente seria os programas que envolvem gastronomia, como o de Jamie Oliver e o da Ana Maria Braga. E não é que cientistas japoneses estão desenvolvendo um aparelho que libera cheiros correspondentes ao que está sendo exibido na televisão? E, o legal é que pode ser que a coisa funcione até mesmo em computadores. Logo, passar por sites de culinária na hora da fome será uma tortura.

De acordo com o jornal The Daily Mail, o dispositivo enviará cheiro da comida quando um chef estiver cozinhando na TV, aroma de mar quando alguém estiver vendo fotos das férias na tela do computador e até mesmo cheiro de algodão doce quando houver propaganda de parque de diversão.

Segundo os cientistas a técnica utilizada no dispositivo é a mesma de uma impressora - que ejeta pequenas quantidades de material, o que permite melhor controle sobre os cheiros.

Anteriormente, a equipe de cientistas adaptou uma Canon para soltar quatro essências no lugar das cores usadas em impressoras, com as possibilidades de menta, grapefruit, canela, lavanda, maçã ou baunilha. Nestes testes, os cheiros duraram "duas respiradas", o que impede que eles fiquem impregnados no ambiente e permite uma espécie de agilidade caso novos cheiros tenham que aparecer em seguida.

Os cientistas também estão estudando desenvolver uma forma de imprimir cheiros, o que tornaria uma foto de chocolate bem tentadora, por exemplo.

Essa não é a primeira vez que pesquisadores tentam tornar a experiência televisiva mais "cheirosa". No entanto, há também o outro lado da história. Afinal, quantas vezes você já se pegou agradecendo pelo fato de que a televisão não tinha cheiro, quando uma cena que não parecia ser nada interessante aparecia na tela?

http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/japoneses-testam-a-inclusao-de-aromas-em-televisao-e-computador/14438

Nenhum comentário:

Postar um comentário