quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saiba mais sobre o rádio com a tecnologia RDS

RDS – Radio Data System




O que é?



Conhecido popularmente como RDS, o Radio Data System é um sistema de transmissão de dados digitais usando pelas emissoras de rádio que operam em FM. O ouvinte que possui essa tecnologia em seu receptor pode receber mensagens de texto enviadas pela emissora sintonizada. Algumas rádios brasileiras, em especial as de São Paulo, utilizam o sistema para informar promoções, programação e também os nomes das músicas executadas naquele exato momento pela emissora.



O sistema é utilizado por muitas emissoras de rádio brasileiras, especialmente para a exibição do nome da emissora no visor do receptor do ouvinte. Aparelhos de rádio FM instalados em alguns carros e também rádios portáteis como celulares com FM dispõe dessa tecnologia de recepção RDS.



Técnica:



O sistema Radio Data System utiliza uma portadora secundária de 57 KHz para enviar dados à velocidade de 1187,5 bps. Os 57 KHz são a terceira harmônica da faixa de FM estéreo, por isso, não causam interferências com os canais de som. Trata-se de outro transmissor que pode não ser sintonizado a grandes distancias, ficando restrito apenas ao áudio da emissora. Conforme os obstáculos na região como relevo, outras torres transmissoras e prédios, a recepção pode ficar mais lenta ou embaralhada.



Existem vários sistemas diferenciados de RDS. As emissoras de rádio em FM precisam regularizar seu uso junto a Anatel, órgão que fiscaliza a radiodifusão brasileira. Alguns receptores presentes no mercado brasileiro possibilitam o acesso a todas as tecnologias presentes no sistema RDS.



Confira logo abaixo algumas funções do RDS conforme a tecnologia empregada. Vale lembrar que muitas delas não são utilizadas por emissoras brasileiras e outras já são consideradas do “pacote de rádio digital”, ainda não empregadas no Brasil. O rádio digital deverá estrear em nosso país a partir de 2009.



AF (Alternate frequencies) – O aparelho receptor seleciona a sintonia mais adequada de determinada rádio. Através dessa tecnologia é possível que a rádio induza uma sintonia mais adequada para o ouvinte, fazendo a troca automática da freqüência. Essa tecnologia já está presente em nosso país, porém não é utilizada pelas emissoras brasileiras.



CT (Clock Time) – Basicamente um relógio que exibe a hora enviada pela emissora.



EON (Enhanced Other Networks) – Parecido com o funcionamento de um GPS on-line, permitindo ter acesso a condições do trânsito em grandes cidades. Não é utilizado no Brasil.



PI (Programme Identification) – Codificação que identifica a emissora sintonizada.



PS (Programme service)- Sistema comum de RDS e muito utilizado pelas emissoras brasileiras. Permite visualizar no display do receptor um texto de até oito caracteres. Nesse sistema está incluso o nome da emissora, slogan, nome de programas e também o nome das músicas executadas naquele momento pela emissora em FM.



PTY (Programme Type) – Auxilia na busca de uma estação digital. É possível achar uma emissora por gênero.



RT (Radio Text)- Sistema que permite a visualização de textos em até 64 caracteres. Uma boa saída para emissoras que trabalham especialmente com jornalismo, podendo informar as condições climáticas, de trânsito e gerar manchetes no aparelho receptor do ouvinte.
 
fonte : http://www.tudoradio.com/conteudo.php?conteudo=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário