De acordo com o diretor de jornalismo da EPTV, Ciro Porto, a abertura dos novos sites de internet, que terão como endereço na web a marca EP acrescida do nome das cidades, fará com que o Grupo EPTV repita agora na mídia internet a mesma estratégia que o move com sucesso há mais de 30 anos no mercado de televisão. Contudo, desta vez o pioneirismo residirá no fato de a empresa liderar, sozinha, um processo de convergência entre mídias regionais.
Porto acrescenta que somente no período experimental de 30 dias de funcionamento dos EPs Ribeirão Preto e Piracicaba foram registrados 800 mil e 250 mil page views, respectivamente. “Em Piracicaba, um município médio, registramos 160 mil page views em apenas 18 dias, o que sinaliza a receptividade do conceito e reforça o enorme potencial do veículo”, comemora o diretor.
A EPTV é emissora afiliada da Rede Globo nas regiões paulistas de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos e na mineira Varginha, e atinge atualmente em torno de 15 milhões de pessoas. A maior parte desse público, por sinal, reside em algumas das áreas mais prósperas do estado de SP.
Porto enfatiza que cada cidade atendida pelos novos sites contará com redações próprias, estruturadas por “editorias personalizadas”. O diretor de jornalismo informa ainda que novos profissionais devem ser contratados pelo Grupo EPTV para atuar nesses municípios, incluindo jornalistas, representantes e executivos comerciais e outros profissionais de suporte.
“O investimento na hiperlocalidade ancorado ao portal é o maior já realizado pelo grupo nos últimos anos”, ressalta Porto, sem fornecer números. O projeto de expansão dos sites ‘hiperlocalizados’, conta o diretor, teve origem nos bons resultados do site ‘EP Campinas’, aberto recentemente, e que segundo o jornalista não apenas possibilitou avanços na estratégia de internet da empresa como “acelerou a convergência com a mídia tevê” na cidade.
Porto revela que logo em sua estreia o site EP Campinas.com registrou surpreendentes 191 mil acessos; no segundo mês de atividade, foram quase 310 mil acessos.
Para o gerente comercial do portal EPTV.com, Rubens Rosa, com a forte valorização da internet em sua estratégia de negócios, o Grupo EPTV deverá ampliar suas fatias no mercado publicitário regional. “Com a hiperlocalidade, atenderemos anseios específicos dessas comunidades, além de fortalecer a relação com elas por ajudá-las em seu desenvolvimento”, explica o executivo.
Rosa afirma ainda que a EPTV “acerta em cheio”, sobretudo, ao se lançar antes dos principais concorrentes numa estratégia de hiperlocalidade centrada na web. “A internet é hoje a mídia mais barata que existe. Mesmo com um público ainda considerado leigo, o retorno é certo. De outra maneira, entendemos que a convergência entre mídias se dará pela televisão. Por isso, acredito que já demos um passo à frente ao antecipar essa somatória de forças”, finaliza.
fonte ; http://www.adnews.com.br/pt/tv/afiliada-da-globo-investe-em-webjornalismo-no-interior.html
São Paulo 06 de junho de 2011 · 11h06
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