quarta-feira, 7 de abril de 2010

PRIMEIRO TELEJORNAL DO BRASIL



Primeiro telejornal do Brasil



O RankBrasil certificou o Telejornal Imagens do Dia, que foi ao ar pela TV Tupi no dia 19 de setembro de 1950, entre às 21h30 e 22h, pelo recorde de “Primeiro Telejornal” do Brasil.

Primeiro telejornal do Brasil

O jornal Imagens do Dia teve sua estréia um dia após a fundação da TV Tupi de São Paulo, e existem controvérsias sobre quem foi seu primeiro apresentador, alguns afirmam ter sido Ribeiro Filho, outros apontam Maurício Loureira Gama, e outros ainda citam Ruy Rezende, mas o que sabemos é que com o passar do tempo Loureiro Gama tornou-se jornalista oficial do telejornal.

Com a precariedade dos aparelhos utilizados, e a inexistência do VT, as notícias eram gravadas em “externas” com uma pequena câmara cinematográfica da RCA, pelos cinegrafistas Alfonso Zimbas e Paulo Salomão. As cenas capturadas pelos cinegrafistas eram encaminhadas para Jorge Kurkjian que revelava os filmes no laboratório de cinematografia da emissora, quando o telejornal ia para o ar, o apresentador lia e comentava a notícia.

Loureiro Gama reformou a linguagem da notícia jornalística para uma “conversa” entre o apresentador e o telespectador, criando assim uma linguagem própria para o telejornalismo que perdura até os dias de hoje.

No início das apresentações os intervalos entre um bloco e outro eram muito grandes, deixando o telespectador cansado, mas aos poucos a TV começou a definir padrões de horários em sua programação e o público começou a associar os horários de seus programas favoritos as suas atividades diárias.

O Telejornal Imagens do Dia ficou no ar por três anos, e foi substituído pelo “Telenotícias Panair”, com horário definido para as 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário