quinta-feira, 22 de abril de 2010

COPA DO MUNDO MOVIMENTA MÍDIA BRASILEIRA





Faltando quase 50 dias para o início da Copa do Mundo da África do Sul, os principais veículos nacionais estão em compasso de espera para o evento que alavanca a audiência nas mais diversas mídias. O horário dos jogos este ano – 8h30min, 11horas e 15h30min – é considerado positivo por executivos de diversos veículos que esperam bons resultados. As partidas marcadas para 8h30 são um atrativo especial para o meio rádio.
André Mizrahi, gerente de projetos especiais do Sistema Globo de Rádio (SGR), acredita que esta Copa do Mundo vai favorecer, e muito, esta mídia. “É excelente para o rádio, pois é o único meio que as pessoas conseguem ouvir enquanto se deslocam para o trabalho, seja no carro, no metrô, nos ônibus, trens etc”, avalia.
Mas o executivo do SGR também considera os outros horários positivos para o meio. “Mais uma vez levamos grande vantagem em relação aos outros meios, devido à portabilidade e capacidade de permitir com que as pessoas escutem as transmissões enquanto fazem simultaneamente outras atividades. Elas podem ouvir os jogos da Copa no radinho de pilha, na internet e nos celulares. Em função disso, a tendência da audiência é crescer”, avalia.
A cobertura da Copa do Mundo começará em março nas rádios da Globo. “Teremos uma série de boletins e quadros especiais na programação das emissoras (Rede Globo de Rádio, Rede CBN, BEAT98 e BHfm), convergentes com hotsites (um por emissora) desenvolvidos em plataforma web 2.0, incluindo consumo on-demand de todas as propriedades radiofônicas e mais uma série de outras ações envolvendo advergames, interatividade, gols do Brasil nas últimas copas, tabelas da competição e promoções para ouvintes e internautas. Nosso projeto oferece uma solução completa de comunicação 360o, englobando ferramentas e propriedades que vão ajudar os patrocinadores a ativar e fortalecer suas marcas e aumentar suas vendas, antes, durante e após o período da Copa do Mundo”, conta.

Além disso, o SGR terá uma equipe exclusiva para cuidar da geração de conteúdo e administração de relacionamento nas principais redes sociais, como Orkut e Twitter. “Será criado também um canal de assinatura de SMS, com informações enviadas até três vezes por dia sobre a Copa, além de uma rádio especial sobre o tema, disponibilizada no portal Globoradio, nos sites das emissoras e hotsites da Copa”, conta. Ações promocionais também serão desenvolvidas. “Elas levarão dinamismo e muita diversão para a audiência em pontos de grande concentração de pessoas e até mesmo em pontos-de-venda dos patrocinadores”, conta.
O SGR ofereceu três grupos de cotas de patrocínio para o evento, sendo que a menor delas tem o valor aproximado de R$ 100 mil e a maior de R$ 3 milhões. “Até o momento temos mais de dez cotas fechadas. Os principais cotistas são Bradesco, Sky, Unimed BH, Amortecedores Monroe, Cerveja Cintra, Holcim, MAN Latin America, Dove Masculino, Capemisa, Amanco e GM. A boa notícia é que estamos em negociações finais com mais cinco potenciais cotistas e, até o momento, já quadruplicamos o faturamento se compararmos com a Copa de 2006”, comemora.
RBS comemora
O Grupo RBS registrou crescimento de mais de 200% no faturamento do projeto de comunicação integrada para a Copa em relação ao evento anterior. O grande diferencial do que está sendo colocado em campo este ano é um projeto 360o que envolve as plataformas multimídia do Grupo (jornais, revistas, site, TVCom, eventos e ações de ativação).
Claudio Santos, diretor geral do mercado nacional do Grupo RBS, acredita que o excelente desempenho comercial reflete o inusitado do projeto. “Olhamos o projeto Copa 2010 como um ensaio para a Copa de 2014. Observando o que acontece nos países-sede, principalmente nos últimos anos de Copa, vemos que o evento mobiliza toda comunidade de um país. E não acontece só na mídia convencional, no rádio, na internet, ele acontece na vida das pessoas. O nosso projeto tem esta pegada de intervenção urbana, com ativação onde as pessoas estão. Criamos ativos para as marcas”, conta.
No Rio Grande do Sul, adquiriram cotas da RBS as marcas Coca-Cola, Golden Cross, GVT, Paqueta Esportes e AmBev. Já em Santa Catarina, duas cotas foram negociadas com a GVT e a Coca-Cola; outras três ainda estão disponíveis.
Marcas fecham cotas milionárias
Apesar dos jogos desta Copa não acontecerem no horário nobre da televisão, as principais emissoras apostam em um grande desempenho de audiência, já que o evento é parte da cultura brasileira.

“A Copa do Mundo é a maior festa do futebol e, em qualquer horário que aconteça, é sempre muito aguardada pelos brasileiros. Este ano, os jogos acontecerão durante o dia, o que colabora ainda mais para que todos estejam a postos na frente da TV acompanhando o espetáculo”, destaca Pedro Garcia, diretor de negócios da Globosat.
Ele acrescenta que, durante a Copa de 2006, na Alemanha, os resultados foram excelentes. “O SporTV foi líder de audiência na Pay TV e de cada 100 pessoas sintonizadas em algum canal de esporte, 56 estavam em um dos canais SporTV. Em 2010, a expectativa é que esses números sejam ainda melhores e que contribuam bastante para o sucesso do canal”, diz.
Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat, conta que o canal fechou as cotas de patrocínio com mais de um ano de antecedência. “AmBev, Castrol, HSBC, KIA, Mc Donald’s e Visa adquiriram o direito de receber 10.970 inserções cada. A entrega começou em abril, durante a transmissão dos jogos das Eliminatórias da Copa e as exibições dos programas ‘SporTV News’, ‘SporTV Tá na Área’ e ‘Redação SporTV’”.
Durante a Copa, os dois canais SporTV estarão dedicados ao evento, com matérias/boletins nos principais programas e a exibição ao vivo de todos os 64 jogos e suas reapresentações para o assinante. Neste mesmo período, os patrocinadores também estarão presentes no terceiro canal, o SporTV Copa, onde a transmissão de programas e jogos ocorrerá em formato HD. O valor de tabela de cada cota foi de R$ 20,8 milhões.
André Quadra, diretor de marketing da ESPN, lembra que, apesar dos jogos não serem transmitidos no prime time, os horários são bem parecidos com os da Copa da Alemanha de 2006. “Na ocasião, a ESPN obteve um resultado bastante positivo e um aumento de audiência de mais de 150%. A emissora vai transmitir todos os jogos da Copa, sendo 56 ao vivo e oito em VT, pois estes últimos acontecerão em horário coincidente”, informa. Ele lembra ainda que a Copa do Mundo é um evento que sempre alavanca a audiência, pois desperta o interesse da grande maioria dos brasileiros.
“Acreditamos muito no potencial da Copa da África do Sul para incrementar nossa audiência, já que pela primeira vez estaremos presentes com três canais de TV: ESPN, ESPN Brasil e ESPN HD. Além disso, todos os jogos também serão transmitidos pela Radio Eldorado ESPN e o nosso site terá ampla cobertura jornalística dedicada à Copa”, fala.
Já na TV aberta, a Globo e a Band transmitirão os jogos. Segundo a Central Globo de Comunicação, os horários dos jogos são favoráveis ao grande público telespectador, embora a Rede Globo não estabeleça comparativos e não crie expectativa sobre números de audiência em relação aos mundiais anteriores.
Seis cotas de patrocínio foram comercializadas pela Globo com AmBev, Olympikus, Itaú, Coca-Cola, Fiat e Oi. O valor de tabela delas foi de R$ 81.850.000. Além dessas cotas, foram fechadas dez cotas de participação nacional a um valor de R$ 9.100.000. Elas foram adquiridas por Procter & Gamble, Casas Bahia, Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar, Ponto Frio, Hypermarcas, Nestlé, Visa, Redecard e Moto Honda. Já o Top de 5’’, negociado com a Visa, teve valor de tabela de R$ 25.000.000.
Marcelo Mainardi, diretor executivo comercial da Band, acha que o horário dos jogos realmente facilita a vida do telespectador e beneficia os índices de audiência. Ele informa que a Band comercializou com bastante antecedência as seis cotas de patrocínio oferecidas ao mercado. “A nossa entrega comercial começou no ano passado. Os patrocinadores são: Samsung, Caixa Econômica Federal, cerveja Itaipava, Volkswagen, Casas Bahia e Petrobras. O valor de tabela de cada cota é de R$ 145 milhões.
Além dos patrocinadores, há vários produtos fechados para marcas importantes. A Embratel ficou com o Top de 5”, a Gillette está na vinheta de Próxima Atração e a Nestlé adquiriu a cota de participação”, conta.
Record terá especial
A Record não tem os direitos de transmissão dos jogos, mas não ficará fora do evento por causa disso. A emissora lançou o projeto “O outro lado da Copa”. “Entre maio e julho de 2010 será realizada uma cobertura jornalística completa, com uma equipe 24 horas “in loco” direto da África do Sul, pronta para informar, em primeira mão, os acontecimentos e bastidores da Copa do Mundo. Além disso, serão produzidos blocos especiais com entradas ao vivo em todos os programas de cunho jornalístico da Record e da Record News”, conta Walter Zagari, vice-presidente comercial da TV Record.
Ele informa que serão desenvolvidas matérias e reportagens exclusivas sobre o dia-a-dia da competição. “Boletins e programas especiais mostrarão o “outro lado da Copa”, ou seja, toda a organização e planejamento que foram feitos, curiosidades das seleções e histórias de edições anteriores”, acrescenta. Por razões estratégicas e comerciais, ainda não podem ser revelados os nomes dos patrocinadores. “Mas serão quatro cotas NET e uma local. As primeiras têm valor bruto de R$ 27.704.771,00, sendo R$ 22.993.890,00 na Record, e R$ 4.710.881,00 na Record News. A cota local tem valor de R$ 7.207.671,00”, informa o executivo.
Internet deve ser favorecida
Enor Paiano, diretor de publicidade do UOL, conta que o portal tem uma expectativa bastante alta em relação a esta Copa. “O UOL é visto pelos internautas como referência em termos de conteúdo noticioso. Quando existem grandes eventos noticiosos de todos os tipos – eleições, acidentes, competições, escândalos – a audiência responde muito bem. Na última Olimpíada, por exemplo, o UOL foi o portal que mais cresceu em audiência”, afirma.
Ele não acredita que o horário dos jogos favoreça a TV. “Os jogos acontecem no horário em que as pessoas estão no trabalho ou na escola. Exceto pelos jogos do Brasil, quando tudo para, durante os outros jogos as pessoas vão acompanhar o que acontece pela internet – seja pelo computador, seja pelo celular. A audiência com certeza será muito forte”, avalia. O portal terá quatro cotistas máster na transmissão do evento: Coca-Cola, Bradesco, McDonald’s e Volkswagen.
“Estamos comercializando ainda duas cotas de apoio. Estas cotas dão direito à presença exclusiva no site especial da Copa do Mundo e também a uma programação de reaplicação, que garante boa presença não só durante o período da Copa, mas pelo ano todo”, acrescenta.
O Lancenet!, portal especializado em esportes, também espera grandes resultados com o evento. “O histórico do Lancenet! mostra que grandes eventos esportivos internacionais como Olimpíadas e Copas do Mundo são geradores de audiência. Nossa expectativa é de um crescimento significativo de audiência, ainda mais se considerarmos que nos últimos 24 meses nosso portal apresentou crescimentos superiores ao da internet brasileira”, aponta Ana Luisa Bartholo, gerente geral de marketing do Grupo Lance!. Para ela, a internet como um todo deve atrair a atenção de milhões de brasileiros em busca de informação atualizada e conteúdos diferenciados. “Em função da nossa especialização, esperamos que o impacto na nossa audiência seja superior à mídia dos outros destinos de conteúdo”, disse.
Afonso Cunha, diretor executivo do Grupo Lance!, informa que o portal já definiu como patrocinadores AmBev e Banco Itaú. Ele antecipa que o Lance! terá um evento diferenciado este ano, aproveitando a Copa. “Pela primeira vez, realizaremos um evento completo de preparação para a Copa do Mundo, incluindo tudo sobre a competição, o futebol brasileiro e a África do Sul. O Mundo Lance! será uma exposição itinerante que acontecerá em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, reunindo características do novo conceito de exposições multimídia: tecnologia, interatividade e experiência. A curadoria é de Marcelo Dantas e seu conselho editorial tem profissionais como Matinas Suzuki, Juca Kfouri, Walter Mattos Jr., Luiz Fernando Gomes e Mauro Beting. Ele será inaugurado em São Paulo, no Memorial da América Latina, no dia 19 de março de 2010. Ações específicas do evento estão disponíveis para patrocínio”, informa.
iG lança site da Copa
Entrou no ar na última semana o hotsite especial da Copa do Mundo do iG. O site possibilita que os internautas acompanhem eventos prévios aos jogos e informações sobre as seleções.
O portal terá também a história de cada uma das 18 Copas com textos sobre os mundiais e a seleção brasileira, incluindo fotos, tabelas, campos táticos e fichas técnicas, além do calendário de eventos com convocações, entre outras informações.
Ainda com foco na Copa, a partir do dia 11 de junho, início das competições, o portal produzirá o Placar iG da Copa. Ele será integrado com as redes sociais Facebook, Twitter e Orkut e trará estatísticas das 64 partidas do Mundial.

Fonte: PropMark

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