A História do Rádio Joseense tem como objetivo reconhecer os grandes Rádialistas ,jornalistas e Comunicadores que participaram e participam dos meios de comunicação em são josé dos campos-sp e dessa gloriosa história do rádio.O rádio joseense tem um celeiro de grandes profissionais que levam o nome de são josé dos campos ao mundo .E uma simples homenagem que podemos fazer a mais bela profissão da comunicação.Porque o Rádio é a escola da comunicação.Contato : rodolfo.moreira3@gmail.com
quarta-feira, 7 de abril de 2010
PRIMEIRA REVISTA BRASILEIRA DE CIRCULAÇÃO NACIONAL
Primeira revista brasileira de circulação nacional
06/03/2008 00:00:00
O Cruzeiro era uma revista semanal, de entretenimento, com muitas fotografias, o que possibilitava o acesso a todos os públicos...
Primeira revista brasileira de circulação nacional
O RankBrasil homologou a revista O Cruzeiro pelo recorde de “Primeira Revista de Circulação Nacional”, apresentando fatos diversos e introduzindo uma linguagem de fotoreportagem as revistas do país.
O Cruzeiro foi publicado no dia 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, a primeira revista ilustrada brasileira do século XX, introduzindo a imprensa um novo conceito gráfico e visual, lançando uma das mais famosas duplas de repórter-fotógrafo dos anos 40 e 50, David Nasser e Jean Manzon.
O Cruzeiro era uma revista semanal de entretenimento, com muitas fotografias e vários títulos, o que possibilitava a leitura a várias pessoas, independente da idade, e abriu as portas para um novo público emergente, a mulher.
Seguia uma linha editorial concisa de frente popular para que pudesse ser compreendida por todos os públicos, atingindo um número maior de leitores. A pauta era baseada em fatos prováveis e banais de aceitação garantida, e as fotografias excediam o limite de uma página, chegando às vezes a tomar quase todo o espaço, deixando o leitor encantado.
Entre os diversos assuntos abordados, a revista contava fatos sobre Hollywood, cinema, esporte, saúde, seções de charges, política, culinária e moda.
No mês de agosto de 1954, com o suicídio do Presidente Getúlio Vargas, a revista atingiu uma tiragem recorde de 720.000 exemplares. Na década de 60, entrou em decadência devido o desgaste das publicações e o surgimento de novas revistas, como Manchete e Fatos & Fotos.
A revista chegou ao fim em julho de 1975, com a consagração da televisão e o fim do império dos Diários Associados de Chateaubriand.http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/?Primeira_revista_brasileira_de_circulacao_nacional+120&Grupo=3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário