sexta-feira, 16 de abril de 2010

COMO PRODUZIR UM SPOT PERFEITO



Existem alguns princípios para gravar um bom comercial. Lembre-se, o comercial eficaz é aquele que desperta a imaginação do ouvinte, por isso sempre tenha em mente que aqueles 30 segundos devem expressar o produto do cliente visualmente, principalmente se for no rádio. Tire partido da grande vantagem competitiva que temos, que é a capacidade de contarmos histórias e fazer nossa audiência viajar sem a necessidade de imagens. A pergunta que você sempre deve fazer a si mesmo ao produzir um spot é: ” Em que este produto/serviço beneficia o ouvinte?”. Então, faça acontecer.

01) A regra mais importante: Mencione o nome do cliente VÁRIAS VEZES. Certifique-se que o ouvinte saberá qual é o nome da empresa depois que o comercial terminar.

02) Mostre para o ouvinte que ele terá vantagens em ouvir o comercial. Uma promoção irrecusável de 60%, por exemplo, é um ótimo chamariz e faz o público-alvo ouvir o spot até o fim.

03) Use todas as suas armas para prender o ouvinte. Efeitos sonoros, música, vozes engraçadas, imitações, etc. Mas espere, uma explosão ou laser jamais deve encobrir a locução. O bom senso é a melhor opção. Aliás, melhor evitar qualquer explosão ou laser em seu spot, além de poluir a mensagem, é totalmente anos 90! Já foi.

04) Atenção total aos erros gramaticais, principalmente concordância verbal e nominal. Não existe nada pior que ouvir “as promoção que você esperava!”. Não erre propositadamente para atingir um público mais humilde, é feio, não gera venda e estraga a imagem de quem anuncia.

05) Use linguagem simples. E quanto menor a frase, melhor. Complicar o texto só vai fazer o público confundir a mensagem que o cliente quer passar.

06) Vá direto ao ponto! Diga o que o ouvinte espera na primeira frase. O principal deve ser dito imediatamente.”Os maiores descontos que você já viu em cama, mesa e banho” na introdução é muito melhor do que “Paixão, sedução, emoção… tecidos exclusivos… Se você pensar em cama, mesa e banho… blablabla…” Até chegar nos descontos, o ouvinte já dormiu!

07) Use palavras como “Agora” e “Hoje” quando anunciar uma venda. O rádio é o melhor veículo para evidenciar o imediatismo. Use esse poder.

08) Importante: Comercial não é locução de corrida de cavalos. Espremer um texto de 45 segundos em 30 é sempre um desastre. Cuidado, muito cuidado ao usar o “time stretch” do Sound Forge.

09) Em 99% dos casos, quanto mais texto, menor a possibilidade de uma boa interpretação do locutor. Opte por ter dois comerciais com textos diferentes ao invés de tentar dizer tudo de uma vez.

10) Divulgue apenas um número de telefone, mesmo se existirem várias lojas. Se o comercial terminar assim “Ligue agora mesmo! 34762309 ou 7523425″ o ouvinte não vai decorar nem um telefone nem o outro.

11) Eu faço assim: Depois do comercial pronto ouço bem baixinho, simulando a situação real de alguém ouvindo rádio como som ambiente. A voz deve estar audível, clara e transparente.

12) Recomenda-se naturalidade e fluidez na locução. Nunca tente “forçar a barra” quando o texto e o locutor escolhido não combinam. A verdade tem que prevalecer sempre. Uma situação de conflito não passa a menor credibilidade ao produto.

13) Simples: PAGUE o locutor. Sua voz é o seu ganha pão. Por respeito à profissão, não o force a gravar de graça se o spot for produzido na rádio. Primeiro que ninguém capricha ou se esforça quando é coagido a gravar. Espere as piores interpretações e o mínimo de dedicação de um locutor de mal humor. Segundo porque é exploração da grossa. A rádio ganha? O cliente divulga sua marca? Então o locutor deve receber!

14) Extremo cuidado com a pronúncia de outros idiomas. Pergunte se não sabe como dizer determinda palavra. Pior é descobrir o problema no ar. Não se intimide, se precisar, ligue para o dono do estabelecimento e solucione a sua dúvida. O cliente vai gostar muito de perceber essa preocupação da sua parte.

15) Não deixe o comercial criar teia de aranha. Depois de no máximo um mês, mostre para o anunciante a importância de variar a música e o texto sempre que possível. Mesmo o melhor comercial em pouco tempo se torna monótono para a sua audiência.

16) A melhor estratégia antes de começar a produzir o comercial é sempre conversar antes com o dono ou responsável da empresa. Procure saber como ele deseja o comercial, qual o estilo de locução ou trilha ele imagina que melhor representa seu estabelecimento. Uma coisa é certa, ninguém conhece melhor o público-alvo do que ele. Isso não significa que você não possa sugerir alguma mudança no spot, é até aconselhável. Cabe a você aumentar o leque de idéias para o cliente, levantando novas abordagens.

17) Jamais! Atenção, eu disse JAMAIS diga esta frase ” A loja X faz aniversário, mas quem ganha o presente é vocêêêêêê!” Torço para que o código penal um dia inclua esse absurdo como crime hediondo.


fonte: http://gabrielpassajou.com

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