quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O FUTURO DA WEB RÁDIO



--- Segundo pesquisas feita em 2003 pela empresa ARBITRON , que é especializada em medir a audiência de áudio e vídeo transmitidos pela Internet: entre as dez emissoras de rádio mais acessadas nos Estados Unidos, 07 existem apenas no mundo virtual. O número é significativo, principalmente se levarmos em conta que as emissoras tradicionais representam mais de 80% dos endereços www de rádio.
--- E esta não parece ser uma situação passageira. Desde que o ranking foi divulgado pela primeira vez, em 1999, as emissoras virtuais têm aparecido no topo das listas de audiência.
--- Grande parte do público que coloca as rádios virtuais no topo do ranking de audiência tem entre 12 e 24 anos . Não é coincidência o fato de ter sido esta mesma turma a responsável pelo sucesso estrondoso dos sistemas de troca de arquivos MP3 há mais ou menos 06 anos.
--- No mês passado, algo em torno de 18 milhões de americanos ouviram rádio pela web. No total, as 2.300 emissoras auditadas pela ARBITRON produziram uma audiência equivalente a 17 milhões de horas em março, um número três vezes maior do que o registrado há 02 anos.
--- A maioria das pessoas ouve rádio enquanto realiza outras atividades. A diferença é que, no caso do rádio on-line, as atividades complementares geralmente estão ligadas ao próprio computador.



--- Se você tivesse de optar entre o aparelho de televisão e o computador com acesso à Internet, com qual ficaria? Agora tente imaginar qual seria a opção escolhida pelo seu filho ou por aquele sobrinho adolescente. Se você respondeu que ficaria com a televisão, mas demonstrou dúvida com relação à segunda pergunta, é provável que tenhamos muita coisa em comum.
--- Uma pesquisa - a primeira do gênero - realizada pela EDISON MEDIA RESEARCH revelou que 03 em cada 10 internautas nos Estados Unidos abriria mão da TV para permanecer conectado à web. Isso significa que algo em torno de 16 milhões de pessoas não teriam dúvidas em abandonar a TV para ficar exclusivamente com o computador. Os responsáveis pela pesquisa consideraram os resultados "significativos", tendo em vista que a televisão está completando meio século de existência, enquanto a web apenas ensaia os seus primeiros passos.
--- De acordo com pesquisa divulgada em 2003 pela UIT, o Brasil ocupava o 3° lugar no Ranking daquele com 14 milhões de usuários conectados à Internet.Ficando atrás apenas do Canadá em 2° lugar com 16 milhões e Estados Unidos em 1° lugar com 159 milhões de usuários.

O perfil sócio-econômico do usuário Internet é bastante atrativo:
A) 30% dos usuários são empresários;
B) 84% pertencem as classes A/B e 13% a classe C;
C) 32% ocupam posições de destaque em suas atividades.
IBOPE: 5,3 mi usam banda larga em casa
--- Em 2004, 5,3 milhões de internautas residenciais utilizaram acesso em banda larga no Brasil. O dado divulgado em fevereiro pelo Ibope//NetRatings revela um crescimento de 20,5% sobre a base de 2003.
--- Segundo o estudo mensal do Ibope, em 2004, a banda larga foi usada por 730 mil profissionais liberais contra 560 mil em linha discada, sendo que os usuários de acesso rápido já representam 70% do tempo navegado pelos brasileiros que acessam a web em casa.
--- A internet domiciliar brasileira registrou 10,65 milhões de usuários em janeiro, o que representa uma ligeira queda diante dos 10,8 milhões somados em dezembro de 2004.
--- Já o tempo de navegação cresceu no período. Em janeiro, o tempo médio navegado pelos brasileiros, em casa, foi de 14 horas e 35 minutos, o que representa um aumento de uma hora sobre a média navegada em dezembro de 2004.
--- Aplicativos de mensagens instantâneas e multimídia foram responsáveis por uma média de 5 horas e 34 minutos de navegação dos brasileiros em janeiro, o que representa quase o dobro do tempo navegado pelos norte-americanos neste segmento (2 horas e 48 minutos) e está abaixo apenas do uso de aplicativos pelos espanhóis (6 horas e 16 minutos).
Fonte: IDG Now!

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