segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GUERRA DOS MUNDOS DE ORSON WELLES NOTICIA DO RÁDIO QUE MARCOU O ESTADOS UNIDOS

ORSON WELLES ( FOTO )
"Guerra dos Mundos" de Orson Welles faz hoje 70 anos:
Faz hoje precisamente 70 anos aquela que será provavelmente a mais famosa emissão de rádio da história. Uma emissão que gerou o terror nos Estados Unidos.

O projecto começou no actor e realizador de cinema, Orson Welles, que juntamente com uma equipa de actores e técnicos encenaram uma adaptação radiofónica do romance de H.G. Wells, “A Guerra dos Mundos”, que relata uma inesperada e violenta invasão da Terra pelos marcianos.
A história foi apresentada como se se tratasse de uma reportagem em directo, num registo muito realista. A recriação do texto desta forma e na rádio, na altura o mais imediato e poderoso meio de comunicação e entretenimento, levou largos milhares de pessoas a pensar que o que escutavam era a reportagem, em directo, de uma invasão marciana.
E houve pânico, com gritos, correrias, enfim as acções típicas de quem está com medo. Houve mesmo quem sentisse gases venenosos ou visse luzes no céu.
Mas não era caso para isso, era apenas uma emissão de teatro radiofónico, integrada no programa “Mercury Theatre On The Air”.
O programa teve perto de uma hora de duração e começou com uma apresentação do romance de H.G. Wells. Explicava-se que a acção seria apresentada como sendo em 1939. A emissão continuou com um boletim meteorológico e música pela orquestra da CBS.
A história arranca num primeiro noticiário, que encena uma interrupção da emissão, e dá conta de estranhos acontecimentos, que Orson Welles relata e comenta, com alegadas intervenções em directo do local.
No livro de H.G. Wells, de 1898, a “invasão” marciana acontece em Inglaterra e decorre nos finais do século XIX.
No final da emissão, foi recordado que se tratava de uma obra de ficção mas o pânico já estava instalado. A CBS foi alvo de várias queixas que acabaram, naturalmente, sem consequências.
Fonte : http://avidaeumpalco.com/index. Matéria de 30/10/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário