sábado, 13 de novembro de 2010

A SAUDOSA RÁDIO RELÓGIO FEDERAL


A SAUDOSA RÁDIO RELÓGIO FEDERAL

Nas décadas de 70, 80 e 90, quem ligasse o rádio na sintonia de AM 580 Khz, logo ouvia uma curiosa programação. Primeiro um toc toc toc, assim mesmo, um toc toc toc incessante dos segundos ao fundo, e uma transmissão mais ou menos assim: "Você sabia? O primeiro cronômetro marítimo foi construído no ano de 1715 pelo inglês John Harrison. A formiga pode levar 70 vezes o seu peso. A luz do sol demora aproximadamente 8 minutos e meio para chegar à Terra; o prezado ouvinte sabia? Toc toc toc, seis horas, cinqüenta e quatro minutos, zero segundo, pim pim pim toc toc toc." O pim pim pim era mais fino e entrava sempre depois que a hora certa era informada minuto a minuto, 24 horas por dia, pela voz da locutora Íris Lettieri.


Era a ZYJ 465 Rádio Relógio Federal, que marcou época na história do rádio brasileiro. Naqueles tempos, acertar o relógio era sinônimo de sintonizar a Rádio Relógio Federal. Muitas pessoas nem tinham relógio, pois bastava a pilha do rádio estar boa, que a hora era ouvida com um complemento de notas informativas culturais minuto a minuto, sem interrupção.

No meio da década de 80, muitas mães abriam a porta e a janela do quarto das crianças lá pelas 6, 7h da manhã:

— Você vai perder a hora da aula !

O sol matinal então invadia o ambiente e o rádio era ligado na Rádio Relógio. A rotina diária de muita gente começava assim: "Você sabia? O coração da baleia da Groelândia pode pesar até 5 toneladas. A palavra Maricá tem origem no Tupi, e significa capim de espinhos." O Toc toc dos segundos sempre ao fundo. "A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol. Cada minuto que passa, um milagre que não se repete, toc toc toc, seis horas, cinqüenta e cinco minutos, zero segundo pim pim pim toc toc toc... Rádio Relógio Federal; cultura, noticias e a hora certa do Observatório Nacional, 24 horas no ar, minuto a minuto." E assim a programação fluía. No lugar de ponteiros girando, ou números digitais se sucedendo, as vozes, o toc toc toc e o pim pim pim incessantes ecoavam nos 580 Khz do rádio.

Muita gente, principalmente as crianças, achavam que a pobre locutora Íris Lettieri ficava 24h tendo que dizer a hora certa a cada minuto, e que só podia alimentar-se ou ir ao banheiro no intervalo entre cada minuto que informava. E os cochilos? como seriam? Se ela logo "tinha" que voltar correndo para dizer: "Seis horas, cinqüenta e seis minutos, zero segundo pim pim pim toc toc toc...."

Claro que as gravações das 24h reproduzidas minuto a minuto pela Rádio Relógio foram feitas aos poucos, em um antigo equipamento chamado Gerador de Hora Falada, fabricado pela firma alemã Assmann, em 1975.
Dois sites disponibilizam o áudio da Rádio Relógio: http://pcdsh01.on.br/horafalada.htm, onde é possível ouvir a hora certa, e o http://aimore.org/radio/Radio_AM_FM_Gravacoes.html, que disponibiliza algumas vinhetas da antiga emissora.


Alguns comerciais da Rádio Relógio também marcaram época e ficaram famosos: "Material elétrico, alta e baixa tensão, atacado e varejo, R. Pinto, que canta de galo com preço de milho picado; General Caldwell, 173, pertinho da Central. Pneu carecou? HM trocou.


A Rádio Relógio Federal foi fundada em 1956. Passou a pertencer, desde 1966, à denominação evangélica Igreja Pentecostal de Nova Vida, do Bispo Roberto McCallister. À exceção dos domingos, quando transmitia os cultos da Igreja de Nova Vida das 7h da manhã às 23h, a programação diária da Rádio era:


Do minuto zero ao minuto 10: Cinema na relógio
Do minuto 10 ao minuto 15: Agenda relógio
Do minuto 15 ao minuto 20: Relógio Notícias
Do minuto 20 ao minuto 30: Falando de Esportes
Do minuto 30 ao minuto 35: Café Espiritual com o bispo Roberto
Do minuto 35 ao minuto 45: Movimento cultural da relogio
Do minuto 45 ao minuto 50: Relógio Notícias
Do minuto 50 ao minuto 59: Você sabia?


No início da década de 1990, passando por dificuldades financeiras e com baixos índices de audiência, a Rádio Relógio foi vendida para a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada e liderada pelo pastor missionário R.R. Soares. Chegava ao fim o estilo radiofônico tão singular da saudosa Radio Relógio Federal, que tanto marcou gerações e foi o símbolo de uma época no rádio brasileiro.


COM ESSE BORDÃO,A ZYJ 465 RÁDIO RELÓGIO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO AM 580KHZ TOCAVA CURIOSIDADES DIVERSAS A BELA VOZ E DA BELA LOCUTORA IRIS LETTIERI ( A VOZ DO AEROPORTO INTRNACIONAL DO RJ ) ANUNCIAVA A HORA MINUTO A MINUTO.
IRIS LETTIERI COMO MODELO
IRIS LETTIERI COMO CAPA DA 1º REVISTA COLORIDA BRASILEIRA,O CRUZEIRO, DE ASSIS CHATEAUBRIAND...
E ATUALMENTE NA CASA DOS 60ANOS. A LOCUTORA TEM A SUA VOZ REPRODUZIDA NOS PRINCIPAIS AEROPORTOS DO BRASIL,ORIENTANDO O HORARIO E O LOCAL DE EMBARQUE DOS PASSAGEIROS

FONTE : http://orebate-cassioribeiro.blogspot.com/2008/03/saudosa-rdio-relgio-federal.html

4 comentários:

  1. Em 1982 eu fui morar no Rio de Janeiro, na rua Jornalista Geraldo Rocha - Jardim America. trabalhava anoite de guarda em um deposito de bebidas importadas e ao dia vendia panelas nos morros e favelas, meu motor radio era sintonizador a noite inteirinha na Radio Relogio Federal do Rio de Janeiro. dificeis e bons tempos!

    ResponderExcluir
  2. Ao prezado escrevente, apenas uma observação:
    Uma voz masculina se ouvia "ao terceiro sinal,
    21 horas, zero minutos, zero segundos".
    Alias era uma emissora que seguia os padrões
    da emissora americana (WWV Fort Collins, Colorado)
    variando a chamada para "at the tone...".
    São reminiscencias dos antigos tempos (algumas
    decadas) em que o navegador (aereo ou maritimo)
    precisava saber o instante da observação (por
    sextante) para achar o Meridiano local...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A WWW de Fort Collins pertence ao US Institute of Standards and Technology e transmite sinais em frequencias padronizadas e anuncio da hora UTC. Há outra smissora similar WWWH em Honolulu transmitindo nas mesmas frequencias (2.5, 5, 10, 15 e 20 MHz) sendo que se diferenciam pelo uso de um locutor masculino em Colorado e feminino em Honolulu. Mas não se trata de uma emissora comercial como era a Rádio Relógio.

      Excluir
  3. gostaria muito de ouvir uma programação inteira(24hs) da rádio relógio federal. foi minha infância...

    Helton Santos

    ResponderExcluir