sábado, 1 de maio de 2010

O JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Folha de S. Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Folha de S. Paulo

Razão Social

Empresa Folha da Manhã S.A.

Periodicidade

Diário

Formato

Standard

Sede

São Paulo, SP

Circulação

Brasil

Fundação

19 de Fevereiro de 1921 (89 anos)

Fundador

Olival Costa e Pedro Cunha

Proprietário

Empresa Folha da Manhã S/A

Presidente

Luís Frias

Dire(c)tor

Otavio Frias Filho

Se(c)ções

Brasil, Mundo, Dinheiro, Cotidiano, Esporte, Ilustrada, Acontece, Ciência, Guia, Informática, Mais, Revista da Folha

Website

http://www.folha.uol.com.br

A Folha de S.Paulo, Folha de São Paulo, ou simplesmente Folha, é um jornal brasileiro editado na cidade de São Paulo. É o jornal de maior circulação do Brasil, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). Ao lado de O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, a Folha é um dos jornais mais influentes do país.

Índice

História

Fundado em 19 de fevereiro de 1921 com o nome original de Folha da Noite por Olival Costa e Pedro Cunha, o jornal foi comprado na década de 1960 pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho, que o rebatizaram para Folha de S.Paulo.

Em 1930 apoiou a eleição de Júlio Prestes à presidência da República, sendo por isto depredada e fechada (na época se dizia empastelada) em 24 de outubro de 1930, quando a Revolução de 1930 saiu vitoriosa. Nesta época, a Folha contava com o consagrado caricaturista Lélis Viana, o Juca Pato. personagem que sempre criticava a Aliança Liberal de Getúlio Vargas.

A Folha voltou a funcionar em 1931 com novos donos e nova linha editorial, com o nome de Folha da Manhã e dirigida por Alves de Lima, Diógenes de Lemos Azevedo, Guilherme de Almeida e Rubens do Amaral até 1945, voltada para o apoio da agricultura.

Inicialmente, a Folha de São Paulo apoiou o golpe de 1964 e a ditadura militar implantada no Brasil até o governo do presidente general Ernesto Geisel, ao contrário de seu concorrente O Estado de S. Paulo, que chegou a sofrer intervenções e censura no período.

No início da década de 1970, essa postura provocou uma série de atentados contra veículos de entrega de jornais da Folha de S. Paulo, que eram incendiados por grupos de esquerda que faziam resistência à ditadura militar. Segundo Elio Gaspari, hoje colunista da Folha, "Carros da empresa (Folha) eram emprestados ao DOI, que os usava como cobertura para transportar presos na busca de 'pontos' " (Ditadura Escancarada, p. 395).

A ascensão de uma redação renovada e engajada, com a presença de nomes consagrados como os de Cláudio Abramo, Bóris Casoy, Clóvis Rossi e Jânio de Freitas acabou mudando a linha editorial do jornal, que na década de 1980, ficou marcado pelo apoio imediato constantes matérias cobrindo o movimento das Diretas Já.

Na década de 1980, o jornal foi pioneiro no Brasil na instalação de computadores e informatização da redação. Também no final da década de 1990, o jornal ousou ao contratar um ombudsman, uma espécie de ouvidor que anotava as críticas e opiniões dos leitores e tinha e ainda tem a independência de criticar matérias e reportagens do jornal com imparcialidade, sem represálias. O formato era tão pioneiro e revolucionário para a época que provocou muitos conflitos entre o então ombudsman Caio Túlio Costa e o articulista Paulo Francis, expostos numa série de artigos, que acabou se mudando para concorrente O Estado de S. Paulo.

Desde a década de 1980, a Folha também foi pioneira na adoção de infográficos e quadros que explicam, de maneira didática, os detalhes das principais notícias e o contexto das mesmas.

No início da década de 1990, a Folha começou a investir na criação de novos produtos e suplementos dentro do jornal, como a Revista da Folha, o caderno Folhateen e a TV Folha. Tendo como aliada uma grande campanha publicitária, em que o próprio diretor de redação Matinas Suzuki Jr aparecia na TV anunciando as novidades do jornal, a Folha passou a liderar as vendas em São Paulo, superando O Estado de S. Paulo.

A reforma gráfica em meados da década de 1990 e o lançamento de brindes como o Atlas da Folha e dicionários reforçaram a liderança na época. Em outubro de 1996, a venda avulsa de uma edição dominical da Folha chegava a 489 mil exemplares.

Porém, pouco mais de uma década depois, o cenário é completamente adverso. Dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) mostram que a Folha fechou o primeiro trimestre de 2009 com média diária de 298.351, enquanto que no começo de 2000, essa média era de 429.476. Houve também queda nas vendas avulsas. O jornal vendeu em média 21.849 exemplares em todo o território nacional entre janeiro e setembro de 2009, sendo hoje o vigésimo quarto jornal em vendas avulsas, atrás dos concorrentes O Globo (15º) e Estado de São Paulo (19º).

Em 2008, todavia, segundo levantamento do IVC, o jornal ainda mantinha a liderança de circulação (somando-se vendas avulsas e assinantes) dentre os jornais pagos, atingindo a média de 311.287 exemplares por dia. Manteve a liderança também em 2009, ainda que a média de circulação tenha caído para 295 mil exemplares.

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