segunda-feira, 27 de maio de 2013

TV Brasil Internacional: 3 anos levando conteúdo de qualidade para o mundo

Gravação do Programa Brasileiros no Mundo (TV Brasil Internacional)
“TV Brasil Internacional, o Brasil onde você estiver”. O slogan resume bem a vocação desta emissora da EBC. Assumindo para si o compromisso público que caracteriza a missão e os valores da Empresa, a TV Brasil Internacional leva informação de qualidade para cidadãos brasileiros que residem em outros países. Esta semana ela completa três anos desde o início das transmissões, em 24 de maio de 2010.
Na época a emissora já alcançava 49 países africanos, através da operadora de DTH e cabo Multichoice. Atualmente, são mais de 60 países que recebem o sinal por meio do satélite internacional NSS 806, incluindo Portugal, Japão, Estados Unidos e vários países da África e da América Latina. Além disso, o canal está disponível em qualquer lugar do mundo pela internet, no site www.tvbrasil.ebc.com.br/internacional.
Sintonizar o canal proporciona a quem está longe de casa uma volta às raízes. O telespectador tem acesso à parte da programação do canal nacional da TV Brasil que não tem restrições contratuais para serem exibidas no exterior. “Esse conteúdo cobre 80% da nossa grade”, esclarece o gerente de Programação e Produção da TV Brasil Internacional, Max Gonçalves. “A diferença para a TV Brasil daqui é que a nossa programação apresenta características de TV por assinatura, já que é como canal pago que ela chega aos outros países, e também alguns programas produzidos em Brasília especificamente para o exterior”
Além disso, toda semana a emissora exibe o “Brasileiros no Mundo”, um programa voltado para esclarecer as dúvidas mais recorrentes dos brasileiros que estão morando ou visitando outros países.  Para cumprir esse objetivo, as reportagens contam com a participação de especialistas habilitados para elucidar temas distintos: como se divorciar ou criar os filhos em outro país, como proceder em situações de catástrofe e até sobre os impactos psicológicos da emigração. “Quando aconteceu o tsunami no Japão, tivemos um programa especial apenas para orientar os brasileiros que residiam no país”, exemplifica Max Gonçalves.
O programa “Conexão Brasil” também é produzido especialmente para a TV Brasil Internacional. Com o formato de grande reportagem, ele aborda temas relacionados com a posição do Brasil no cenário internacional. São temas relevantes como o papel do país na ajuda humanitária. “Em um episódio, por exemplo, mostramos que o país é reconhecido mundialmente como celeiro agrícola e é sempre lembrado em situações onde é necessária a doação de alimentos.” Outros temas abordados no programa foram o Brasil inserido nos contextos da crise econômica internacional, do Mercosul ou dos BRICs. “É um programa analítico focado em reportagens especiais e na opinião de especialistas”, explica.
As informações são complementadas com os programetes “Fique Ligado”, com duração média de 5 minutos, nos quais é apresentada uma breve agenda cultural voltada para brasileiros residentes em outros países. “Damos destaque especialmente a atrações de brasileiros no exterior”, destaca Max. A TV também exibe interprogramas com cerca de dois minutos abordando temas relacionados à cultura brasileira ou fornecendo informações úteis para os brasileiros no exterior.
A TV Brasil Internacional tem algumas novidades previstas: um boletim diário de notícias sobre o Brasil para cidadãos residentes fora do país, o “Brasil Hoje”, que vai estrear na próxima semana. A emissora também exibirá a partir de junho um programa de entrevistas com personalidades da África e América Latina.  

Fonte:Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário