segunda-feira, 27 de maio de 2013

Rádio Nacional de Brasília celebra 55 anos

55 anos da Rádio Nacional de Brasília (EBC)
A nova capital do país começava a sair do papel quando a Rádio Nacional de Brasília (AM 980 kHz) iniciou suas transmissões, no dia 31 de maio de 1958. A emissora serviu como meio de comunicação entre os candangos e seus familiares, e entrou no ar como "um traço de união entre o Brasil atual e o Brasil do futuro", como discursou o então Presidente Juscelino Kubitschek.
Ao longo dos anos, a Rádio ampliou sua relação com a cidade, com o Distrito Federal e o Entorno, e hoje transmite informações locais, notícias do Brasil e do mundo, programação diversificada, cultural e educativa com linguagem popular, além de música brasileira de variados estilos com espaço para novos talentos.
Para comemorar seus 55 anos, de 27 de maio a 1º de junho será realizada uma série de atividades para celebrar a data junto ao seu público.
No dia 27, das 16h às 19h, o Seminário “Desafios da Digitalização das Rádios Públicas em Ondas Médias” reunirá especialistas e comunidade acadêmica no Espaço Cultural da EBC, em Brasília, para discutir o papel e os desafios de uma emissora pública no atual contexto da comunicação globalizada e do processo de digitalização do rádio brasileiro.
A exposição fotográfica "Rádio Nacional de Brasília, há 55 anos no coração do Brasil" ocupará o corredor principal da EBC (Entrada Norte do Edifício Venâncio 2000), de 27 a 31 de maio. Como uma espécie de linha do tempo, os painéis apresentarão registros de momentos históricos da Rádio. A atividade será realizada em parceria com o Arquivo Público do Distrito Federal.
No dia 29 de maio, a Nacional de Brasília inaugura seu Estúdio Móvel com transmissão direto do Shopping Conjunto Nacional, das 8h às 19h, levando ao ar uma programação especial.
As comemorações se encerram no dia 1º de junho com mais uma transmissão externa, desta vez direto do Estacionamento 10 do Parque da Cidade, das 12h às 16h. Em seguida, um grande show com a presença de artistas locais será dedicado ao público. Entre os presentes, o violonista e "prata da casa", Fernando Corbal, o pesquisador musical Cacai Nunes, cantando e tocando viola caipira, a banda 3 no Brega, com Nilson Lima, Salomão di Pádua e Rogério Midlej e, para fechar a noite, a cantora brasiliense Ellen Oléria.
Para registrar e resgatar os momentos vividos nos estúdios da Nacional de Brasília, será criada uma página especial, com entrevistas, depoimentos e a presença de profissionais que fizeram e fazem a Emissora chegar todos os dias até os ouvintes. Acesse a páginawww.ebc.com.br/nacionalbrasiliaam e confira a trajetória da emissora.
Rádio Nacional de Brasília
Rádio Nacional de Brasília ocupa a faixa dos 980 kHz e é uma emissora popular e jornalística. Como é do estilo das AMs, assume-se como veículo popular abrindo espaço na programação para participação do ouvinte. Além de informações de utilidade pública, tem caráter educativo e função social: informa, alerta, orienta e estimula o ouvinte a exercer seus direitos e deveres de cidadão. A emissora também apresenta  agenda cultural, entrevistas com artistas nacionais, buscando dar destaque à riqueza da cultura do país. De dia, a Rádio transmite para o Distrito Federal e Entorno e durante a noite fala para todo o Brasil. 

Fonte:Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário