A História do Rádio Joseense tem como objetivo reconhecer os grandes Rádialistas ,jornalistas e Comunicadores que participaram e participam dos meios de comunicação em são josé dos campos-sp e dessa gloriosa história do rádio.O rádio joseense tem um celeiro de grandes profissionais que levam o nome de são josé dos campos ao mundo .E uma simples homenagem que podemos fazer a mais bela profissão da comunicação.Porque o Rádio é a escola da comunicação.Contato : rodolfo.moreira3@gmail.com
André Campos fez parte de algumas rádios,mas se destacou na TV e ainda hoje apresenta programas de varejo,como Vale mais band,top vendas net,e atualmente Rede tvshop canal 25 Net,o único Locutor e apresentador da região a ser entrevistado por Jô Soares.
A Africa anunciou que, a partir de fevereiro de 2016, o seu escritório no Rio de Janeiro será exclusivo para serviços de merchandising, conteúdo e product placement. A agência, que tem uma equipe exclusiva e especializada nesses tipos de serviço há quatro anos, já soma mais mil ações de merchandising em seu portfolio, uma média de cinco por semana nos últimos quatro anos, com presença em mais de 70 programas da televisão brasileira e 60 horas no ar. A operação carioca, que trabalha com celebridades nacionais e internacionais e atende clientes como P&G, Itaú, Grendene e Brahma, se mudará para um escritório na Barra.
Álvaro Rodrigues, VP de criação da Africa e que respondia pela presidência da operação no Rio, ficará no escritório de São Paulo e atuará ao lado dos outros VPs de criação da agência, Eco Moliterno e Rafael Pitanguy, com liderança do CCO e copresidente, Sergio Gordilho. O profissional já estava na agência em São Paulo desde novembro de 2015 liderando alguns projetos. Ricardo Zanella, um dos líderes da operção carioca, também segue para São Paulo como diretor de contas. A operação no Rio de Janeiro seguirá com a liderança de Paula Bezerra, diretora de produção da Africa.
Agência da ONU fez a declaração para marcar o Dia Mundial do Rádio, celebrado neste sábado, 13 de fevereiro; o aparelho tem demonstrado seu poder em situações logo após desastres e também em ações de preparação e recuperação.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirmou que o rádio "é salvação em momentos de emergência e desastre".
A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial do Rádio, que será comemorado este sábado, 13 de fevereiro. A data marca também o aniversário de 70 anos da criação da Rádio ONU.
Tema
O tema deste ano é "O rádio em situações de emergência e desastres". Segundo a agência da ONU, o mundo está sofrendo com um número crescente de conflitos, guerras, enchentes, erupções vulcânicas, terremotos, incidentes nucleares, como também epidemias.
A especialista em comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, Mariana Palavra, disse como a Rádio ONU ajudou nas operações durante o terremoto no Haiti, em 2010.
"As televisões não existiram por cerca de um mês. Os jornais, mesmo que existissem, as pessoas não sabiam ler. A rádio foi aquela informação imediata para coisas tão úteis como saber o que fazer em caso de réplicas (do terremoto); informações sobre onde encontrar água e comida; onde é que deviam depositar os corpos encontrados nas ruas, e como se recordam foram mais de 200 mil mortos, o que criou também questões de saúde pública. E, portanto, naqueles primeiro dias, o essencial eram informações muito curtas através da rádio. Informações de sobrevivência e também úteis para prevenir doenças."
A Unesco afirmou que o rádio tem demonstrado seu poder em situações imediatas pós-desastres, mas também nas operações de preparação e recuperação.
Tsunami, Ebola, Zika
A agência afirmou que o rádio transmitiu alertas sobre os tsunamis no Japão e no Chile, enviou mensagens sobre como evitar o contágio de ebola na África e também está fazendo isso atualmente com o surto do zika vírus no Brasil.
Para a Unesco, o rádio é um meio acessível, disponível em todas as partes e que oferece reportagem e cobertura em tempo real dos acontecimentos com a participação dos ouvintes.
Além disso, o rádio tem um papel crucial na prevenção e na mitigação de desastres e nos custos humanos.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que "em meio a ruínas e em face a emergências, o rádio é geralmente o meio principal para sobrevivência".
A agência da ONU afirmou que o Dia Mundial do Rádio 2016 tenta chamar a atenção das pessoas sobre o papel único que esse meio de informação tem em emergências e desastres.
Para a Unesco, o rádio "é salvação em momentos de emergência e desastre". Foto: ONU/Tobin Jones
Mesmo com todos os meios de comunicação mais modernos do mundo, o rádio sempre será um companheiro fiel. Sabendo disso, a Rádio Aparecida e o Santuário Nacional, com o apoio da Campanha dos Devotos, resolveram fazer companhia e preencher as noites solitárias de muitos devotos de Nossa Senhora. Assim, no dia 3 de outubro de 2003, entrava no ar a primeira edição do Com a Mãe Aparecida.
Sobre o Programa
Inspirado pela Mãe amorosa, o programa segue levando devoção, amor e esperança pelas ondas do rádio a milhares de lares, por meio da oração, da música e do carisma mariano de Aparecida, de onde se multiplicam as bênçãos de Nossa Senhora para todo o Brasil.
Em companhia de uma programação que preza pela formação, informação e oração, o devoto de Nossa Senhora se envolve, participa interagindo com os locutores e ajuda na evangelização por meio da Família Campanha dos Devotos.
De ouvido no rádio e mãos no Terço, todos se encontram e se unem todas as noites pelo rádio para rezarem o Santo Terço, às 22h e também às 4h. Compartilham as graças recebidas pela intercessão de Nossa Senhora e estabelecem uma cumplicidade que proporciona conforto, alegria e esperança pelas ondas do rádio e “Com a Mãe Aparecida”.
Sintonize 820 AM e acompanhe o programa Com a Mãe Aparecida das 20h às 5h da manhã.
Campanha dos Devotos, 12 anos evangelizando pelo rádio
São 12 anos de uma audiência cativa em todo o país. Uma longa e bonita história construída com amor e carinho pelos devotos de Nossa Senhora.
Com formação, informação e muita oração, você é nosso convidado! Participe conosco desta data tão especial pelo telefone: 0300 2 10 12 10.
O dial FM do Vale do Paraíba está movimentado. Após a estreia da Mix FM 94.9 na região (ocorrida no último dia 17 – saiba mais), São José dos Campos vai acompanhar a inauguração de outra rede nacional em seu dial FM. Trata-se da futura Band FM 103.9, emissora que vai substituir a tradicional Stereo Vale FM 103.9 a partir do dia 14 de outubro. A mudança é promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que nos últimos anos tem acelerado o processo de expansão da Band FM pelo interior de São Paulo. Vale lembrar que a Stereo Vale FM tem atuado como rádio “popular/hits” desde outubro do ano passado. Acompanhe os detalhes:
Desde o dia 20 de outubro de 2014 a Stereo Vale FM adotou uma linha de programação popular/hits, após anos atuando como uma rádio voltada ao segmento jovem/pop. O processo acabou sendo uma fase de transição para a estreia da Band FM em São José dos Campos, possibilidade cogitada pelo mercado desde o final do ano passado. A partir do próximo dia 14 a Stereo Vale FM encerra as suas atividades na região e cede espaço para a programação da Band FM, grade que terá trabalhos locais e também em rede com a matriz Band FM 96.1 de São Paulo. É importante lembrar que a Stereo Vale FM é controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação desde 2008.
A trajetória da Stereo Vale FM ficou marcada pelo seu trabalho voltado ao segmento jovem/pop no Vale do Paraíba. Teve várias estações concorrentes nesse segmento, como a Transamérica FM 91.5 (início da primeira metade dos anos 90, atual Nossa Rádio FM 91.5), Band Vale FM 97.5 (posteriormente como 975 FM 97.5, atual Nativa FM 97.5), Jovem Pan FM 94.3 (presente no mercado desde 1997 e atual líder no segmento, segundo dados recentes do Ibope Media). Ela também foi casa de vários nomes conhecidos do rádio de São Paulo e, em 2008, foi incorporada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação (época em que a empresa promoveu a estreia da Nativa FM em 97.5 FM). A inauguração da rádio ocorreu em 27 de julho de 1977, sendo a primeira FM com som estéreo no Vale do Paraíba.
Dobradinha popular com Band FM e Nativa
Desde a mudança no gênero da Stereo Vale FM (em outubro de 2014) o Grupo Bandeirantes passou a repetir em São José dos Campos a fórmula utilizada nos mercados de São Paulo e Campinas. Agora o projeto no Vale do Paraíba será executado de forma mais parecida com os outros centros paulistas, já que as “dobradinhas” nos mercados campineiro e paulistano são entre Nativa FM e Band FM. Essa movimentação posicionou o Grupo Bandeirantes na primeira colocação geral da audiência em São Paulo (com a Band FM em primeiro e a Nativa FM oscilando entre 2º e 3º geral no ranking) e ampliou a participação do grupo no mercado de Campinas (Band FM na vice-liderança geral, Educadora FM 91.7 em terceiro geral/líder jovem, além da Nativa FM 89.3 em crescimento).
A Nativa FM conta com uma programação de linguagem romântica, tendo a música sertaneja como predominante em sua grade. Já a Band FM possuí uma linha “popular/hits”, identidade que passou a ser trabalhada pela Stereo Vale FM desde outubro do ano passado.
Band FM em território paulistano
São José dos Campos é a segunda cidade mais populosa do interior paulista, próxima da marca de 700 mil habitantes (segundo estimativas do IBGE). Com a Band FM 103.9 a rede paulista passará atingir os quatro centros mais populosos do estado, já que a marca conta com emissoras em Campinas (Band FM 106.7, inaugurada em 2013), Ribeirão Preto (Band FM 96.7, também de 2013) e Sorocaba (Band FM 102.7, afiliada que está no ar desde 1997).
Grupo Bandeirantes no Vale
O Grupo Bandeirantes de Comunicação mantém no Vale do Paraíba as rádios Nativa FM 97.5, Stereo Vale FM 103.9 (futura Band FM 103.9), Band Vale FM 102.9 (voltada ao segmento adulto-contemporâneo e ao jornalismo), afiliação e participação da Rádio Cidade AM 1120 (afiliada à Rádio Bandeirantes), além da operação no litoral norte da Nativa FM 98.5 de Caraguatatuba / São Sebastião (de responsabilidade a sede do grupo localizada em São José dos Campos).
Em julho passado a redação do Tudo Rádio informou com exclusividade a estreia iminente da Mix FM 94.9, emissora ligada à Rede Mix de Rádio e que terá o Vale do Paraíba como o seu foco de atuação. E hoje veio a confirmação da data oficial de inauguração: a partir de amanhã (17) a Mix FM vai iniciar os seus trabalhos em São José dos Campos e região, com apresentação da nova emissora em rede nacional a partir das 15h00 (horário de Brasília). A nova emissora terá o nome fantasia de “Mix FM Vale” e terá sua atuação destinada a cidades como São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava, Pindamonhangaba, entre outras.
A 94.9 FM executa uma grade de programação em formato de expectativa para receber a Mix FM, situação percebida no dial local desde o dia 20 de julho. Antes disso a futura Mix FM veiculou uma programação musical jovem/pop, sem identificação de nome fantasia. A situação chamou a atenção de ouvintes e do mercado local, com destaque para a cobertura de sinal da nova FM. É possível ouvir a 94.9 FM com certa facilidade entre Jacareí e Taubaté, região de grande concentração populacional no país (destaque para São José dos Campos, cidade que é o segundo município mais populoso do interior do país, próximo dos 700 mil habitantes segundo estimativas do IBGE).
O sistema irradiante da nova emissora da Mix FM está localizado em Jambeiro, cidade localizada entre São José dos Campos e Taubaté. Nos próximos dias a Rede Mix de Rádio deverá informar mais detalhes sobre a operação local da rádio no Vale do Paraíba, como ações, programação, curiosidades sobre a estrutura da nova FM, entre outros dados. A Mix FM Vale do Paraíba será a sétima emissora da rede no estado de São Paulo, rádio que conta com estações em São Paulo (matriz), Campinas, Santos, Atibaia, Avaré e Itapeva.
A Mix FM também deve inaugurar uma afiliada em Salvador (capital da Bahia), porém a informação ainda não foi confirmada pela rede.
A Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) estreia na próxima segunda-feira, dia 27, o “Rádio Livre”. O novo programa vespertino da emissora será levado ao ar de segunda a sexta, das 14h às 18h, com duas duplas de jornalistas no comando. Das 14h às 16h, Luiz Megale e Paulo Galvão apresentam a atração, enquanto Francisco Prado e Ana Nery assumem os microfones nas duas últimas horas. “O programa é um espaço para novos formatos e conteúdos, sem deixar de lado as notícias mais importantes do dia, mas de uma forma descontraída e dinâmica”, explica José Carlos Carboni, diretor nacional de jornalismo das emissoras de rádio Grupo Bandeirantes.
A estreia do “Rádio Livre” marca o retorno de Luiz Megale ao rádio. “Estou muito feliz em voltar ao estúdio depois de quatro anos. Minha última participação foi há um ano e meio, quando era correspondente do Grupo Bandeirantes em Nova York”, conta o jornalista que também apresenta o “Café com Jornal” nas manhãs da Band. “Estava sentindo saudade daquela sensação de estar decolando sem saber ao certo onde pousar, emoção que só o rádio proporciona”, completa.
O programa também contará com quadros fixos semanais, conheça alguns deles.
Ouvinte Profissional
Os ouvintes poderão participar do programa ao vivo no estúdio da Rádio Bandeirantes. “A participação dos ouvintes tem aumentado muito com as redes sociais, então por que não trazê-los para dentro do estúdio e conhecer um pouco como é feito um programa de rádio?”, questiona Paulo Galvão. O ouvinte convidado vai contar um pouco do seu cotidiano profissional, lembrar de histórias curiosas que já viveu em sua profissão e opinar sobre os assuntos do dia.
Em Off
Os bastidores da notícia serão destaque do quadro. “Vamos levar um pouco do que é o jornalismo para os ouvintes”, conta Ana Nery, que deixa a equipe de reportagem da emissora para apresentar o programa. “Os jornalistas do Grupo Bandeirantes vão contar as histórias por trás das reportagens”, completa a jornalista.
Et Cetera
Personalidades opinam sobre assuntos do dia a dia que não estão ligados diretamente à sua ocupação profissional. “Será uma oportunidade de ouvir essas pessoas falando sobre um assunto diferente do que estamos acostumados. Um cantor, por exemplo, pode contar sua experiência com as ciclovias de São Paulo”, revela Francisco Prado.
Criança Falou, Tá Falado
Crianças respondem a perguntas sobre assuntos que estão no noticiário. Por que está faltando água em São Paulo? O que deve ser feito para evitar a dengue? Quem vai ser o campeão paulista e por quê? A ideia é descobrir o que a simplicidade e a sinceridade das crianças podem ensinar aos adultos.
Entenda Direito
Assuntos que envolvam aspectos do Direito ligados à vida do cidadão serão discutidos semanalmente. Os ouvintes poderão tirar suas dúvidas sobre relações de consumo, impostos, processos que se arrastam na Justiça há muito tempo, entre outros temas.
“Rádio Livre” é transmitido de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, pela Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9. Saiba mais sobre a emissora em www.radiobandeirantes.com.br e siga a Rádio Bandeirantes nas redes sociais: https://twitter.com/RBandeirantes e https://www.facebook.com/radiobandeirantes.
Paulo Galvão, Luiz Megale, Francisco Prado e Ana Nery comandam a nova atração vespertina da emissora-Foto: André Rizzatto/Rádio Bandeirantes
A Noruega será o primeiro país do mundo a acabar inteiramente com o rádio FM. A partir de janeiro de 2017 o país fará uma transição para o Digital Audio Broadcasting (DAB) que passará a ser o padrão adotado em todo o território.
"Os ouvintes terão acesso a um conteúdo mais diversificado e pluralista, e vão desfrutar de uma qualidade de som melhor e com novas funcionalidades", explica o ministro da cultura Thorhild Widvey. "A digitalização também vai melhorar muito o sistema de preparação para emergências, facilitar o aumento da concorrência e oferecer novas oportunidades para a inovação e desenvolvimento".
O DAB norueguês está disponível desde 1995 e em 2007 foi disponibilizada uma versão de transmissão aprimorada, o DAB+. Juntos, os padrões oferecem atualmente 22 canais e a capacidade de mais 20. A FM, por sua vez, oferece apenas 5. O custo de transmissão do novo formato é também 8 vezes mais barato do que o da FM.
De acordo com o Ministério da Cultura, caberá às emissoras de rádio escolher entre DAB e DAB+ nas transmissões. Outros países da Europa e do Sudeste da Ásia também estão considerando substituir a FM pelo DAB, mas nenhum outro país confirmou os prazos.
Os militantes do movimento das rádios comunitárias chamam a atenção para os motivos que levam as rádios a entrar na criminalidade, como a demora no processo de outorga, e, por outro lado, a importância desses veículos para a garantia do direito à liberdade de expressão.
Rádio Comunitária / Agência Brasil
Em relatório produzido pela Artigo 19, em parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc) e Movimento Nacional de Rádios Comunitárias (MNCR), o caso da Rádio Comunitária Coité FM, de Conceição do Coité, na Bahia, é citado para ilustrar a situação.
O pedido de outorga foi feito há 15 anos, mas até agora a licença não foi liberada. Ao longo desse período, a emissora foi fechada três vezes. O seu diretor está tendo que responder judicialmente por crime federal.
Segundo a advogada da Artigo 19, Karina Ferreira, as organizações levarão o processo à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Isso porque elas avaliam que, no Brasil, o que tem ocorrido é “uma violação ao direito à liberdade de expressão”, indo de encontro ao que estabelecem as resoluções internacionais.
As entidades também criticam a postura da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão que tem a responsabilidade de organizar a exploração dos serviços de telecomunicações e que, por isso, fiscaliza o uso do espectro de radiofrequências.
“A Anatel só faz fiscalização punitiva. A gente defende que o Estado use a agência reguladora para fazer fiscalização educativa, mas a Anatel adota a fiscalização sobre as rádios comunitárias como punição sumária”, disse o coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Sóter.
Ele avalia que muitos dos problemas verificados pelos agentes são técnicos e poderiam ser resolvidos por meio dessa política educativa. Diz ainda que a agência poderia aplicar outras sanções, como advertências, em vez de multas.
Em resposta à indagação da Agência Brasil sobre o tema, a Anatel informou que os procedimentos de fiscalização adotados pelos seus agentes são feitos dentro da legalidade e da segurança jurídica e passam por consulta interna. "Esclareça-se que os fiscais apenas vistoriam uma estação de radiodifusão com a presença e o consentimento do representante da entidade no momento da fiscalização”, disse.
Segundo o ente regulador, os fiscais têm prerrogativa para promover a interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos, apreender de bens ou produtos e requisitar, quando necessário, o auxílio de força policial, “em caso de desacato ou embaraço, ao exercício de suas funções”. Em caso de críticas à conduta dos agentes, diz a Anatel, as reclamações são encaminhadas e tratadas pela corregedoria da agência.
O Ministério das Comunicações, responsável pelo setor de radiodifusão, tem promovido mudanças nos critérios de outorga, a fim de simplificar o processo de renovação e acelerar a liberação de licenças. Desde 2011, portarias permitiram que o apoio cultural pudesse ser dado por entidades de direito público e também de direito privado, ampliaram a compreensão do raio de abrangência, que deve considerar não apenas o limite colocado pela lei, mas as características da área onde está sendo executado o serviço, dentre outras alterações.
Para os comunicadores, contudo, as mudanças ainda são insuficientes. “Assim como a terra é finita e tem que ser dividida, o espaço que existe no espectro deveria ser passível de uso e usufruto de muitas pessoas”, destacou João Francisco, defendendo a necessidade de mudanças legais que promovam e não restrinjam a prática da comunicação comunitária.
Do mesmo modo, as entidades vinculadas à Abraço promovem campanha de coleta de assinaturas em apoio a um projeto que reúne propostas de mudanças na Lei 9.612, que instituiu o serviço de radiodifusão comunitária. “Nós temos plena convicção de que o foco para poder aperfeiçoar e melhorar o serviço de radiodifusão comunitária é o Congresso Nacional, com a mudança da Lei 9.612 e seus dispositivos restritivos”, defende Sóter.
A Agência Brasil procurou o Ministério das Comunicações para falar sobre a situação das rádios comunitárias, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Desde os anos 1970, as rádios sem fins lucrativos se multiplicaram pelo Brasil, seja como comunitárias, quando têm autorização para funcionamento, ou livres, termo que se refere àquelas que ocupam o espectro eletromagnético mesmo sem permissão legal. Desde sempre, a preocupação foi falar para públicos específicos, permitindo o debate e a discussão da cidadania.
Ainda hoje, quando o rádio para alguns se tornou coisa do passado, usar o transmissor para se comunicar é única opção para muitos grupos sociais. Para eles, é preciso valorizar a comunicação comunitária, garantindo espaço e meios para que esses veículos possam multiplicar as vozes que circulam na mídia e produzir um conteúdo que, muitas vezes, não entra na agenda dos meios comerciais.
A batalha para manter os veículos de comunicação em atividade, entretanto, é dura. As organizações apontam que as rádios e os comunicadores têm sido criminalizados. Grupos que reúnem ativistas ou veículos de comunicação comunitária, como a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), apontam dificuldades para a obtenção da outorga e criticam as restrições impostas pela Lei 9.612/98, que regulamenta o serviço. A lei proíbe veiculação de publicidade e estabelece limite de potência de 25 watts e abrangência de 1 quilômetro para a emissora comunitária.
Uma das rádios livres mais antigas e em operação no país, a Rádio Muda, desde meados dos anos 1980 funciona no interior da torre da caixa d'água da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). João Francisco*, que integra o coletivo que produz a rádio, conta que o veículo nasceu com o objetivo de lutar pela liberdade de expressão.
“É uma batalha contra grandes conglomerados econômicos, que ganham muito dinheiro com anúncios, mas também uma batalha de cunho estético-político, de fazer com que as pessoas possam se expressar livremente”, afirma.
A Rádio Muda é um exemplo de criminalização. Segundo João Francisco, já houve várias tentativas de fechar a rádio ou lacrar equipamentos. Atualmente, parte das pessoas envolvidas na produção do veículo responde a dois processos judiciais, um na área criminal e outro na cível. O comunicador reclama da situação, pois considera que a rádio não causa interferências.
“É uma rádio de baixa potência, não há dano. A gente sempre buscou transmitir em uma frequência que não era usada por outro rádio. Isso é, a gente ocupava o espaço que estava vazio no espectro e a gente fazia a nossa transmissão”, disse.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os registros de processos dos últimos cinco anos mostram que 30 entidades autorizadas como rádio comunitária foram penalizadas devido à potência e 198 devido ao uso não autorizado de radiofrequência.
O número pode ser maior, se consideradas as livres, mas não há dados sistematizados que apontem quantas emissoras foram fechadas ou o total de equipamentos apreendidos. Também não há informação exata sobre o número de integrantes das associações responsáveis por esses veículos que acabou sendo processado por comunicar.
Segundo a organização Artigo 19, essa criminalização ocorre porque existem legislações que preveem sanções criminais para o exercício da radiodifusão. A organização também avalia que a situação decorre da política de fiscalização, que reprime a atividade, e do entendimento judicial de que contra ela devem ser aplicadas sanções criminais e não administrativas.
“A criminalização da rádio comunitária acaba acontecendo porque o juiz considera que, na possibilidade eventual de causar algum dano a outros meios, é justificável atribuir uma pena criminal a esse comunicador”, avalia a advogada da organização, Karina Ferreira.
Na opinião de Karina, as leis que tratam do tema, como o Código Brasileiro de Telecomunicações, de 1962, estão defasadas e não se referem diretamente à prática da rádio comunitária, mas sim ao exercício clandestino da prática de telecomunicações. Por isso, na opinião dela, essas leis não deveriam ser tomadas como base de um processo penal contra as emissoras.
A Globo deu início hoje (14) ao projeto de comunicação que pretende mobilizar a sua audiência para a nova plataforma de exibição do Telecurso na Globo.com: telecurso.globo.com. Com uma campanha que vai permear toda a programação da emissora, a iniciativa é uma ação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, que anunciou a expansão do Telecurso para a internet, celulares e tablets.
"Esta é mais uma demonstração do compromisso da Globo com a Educação. Com a migração do Telecurso para a internet, os alunos poderão assistir as aulas na hora que quiserem e onde quiserem. Acreditamos que a expansão para a internet vai oferecer ainda mais recursos e benefícios para o público, complementando a experiência que ele encontrava na TV. Por isso, vamos disponibilizar espaço ao longo de toda a programação para que as pessoas possam conhecer esta nova plataforma de distribuição das aulas", reforçou Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo.
Uma série de filmes entra na programação da Globo a partir do dia 14 de novembro. Além de destacar o alcance do Telecurso ao longo de 36 anos de trajetória – sete milhões de estudantes, 40 mil professores, 32 mil salas de aula e mais de 1.500 instituições parceiras em todo o Brasil – a campanha, desenvolvida pela área de comunicação da Globo, pretende mobilizar a população para a ampliação do acesso e destacar o maior legado que o Telecurso proporciona aos estudantes: a realização dos seus sonhos.
O Telecurso será exibido na Globo até o dia 14 de novembro. Após esta data, a emissora segue com a exibição de séries e do Globo Rural, até o lançamento do novo telejornal Hora Um, em dezembro. Apresentado ao vivo por Monalisa Perrone, o jornal irá ao ar de segunda a sexta, às 5h. Produzido para atender a um público que cada vez acorda mais cedo para trabalhar, o Hora Um trará os assuntos mais importantes, do Brasil e do mundo, da noite anterior, da madrugada e do início da manhã, e as cotações dos mercados agrícolas. Com essa estreia, a Globo ampliará a oferta de programação ao vivo matinal, completando, das 5h ao encerramento do Jornal Hoje, às 14h, cerca de nove horas diárias de programas ao vivo.
A Viacom International Media Networks vai levar o canal de filmes 24 horas a 14 milhões de lares na América Latina e no Brasil. O conteúdo será exibido em SD e em alta definição a partir de hoje (14).
"O Paramount Channel" atende às crescentes demandas de entretenimento para experiências relativas a filmes com uma curadoria maior na América Latina, oferecendo uma combinação ótima de longas-metragens premiados, ação, romance, drama, sci-fi e filmes de terror para toda a família", disse Carlos Penzini, Brand Manager do Paramount Channel e SVP de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da VIMN The Americas.
"Enquanto embarcamos neste novo projeto estamos certos de que o vasto acervo da Paramount Pictures com filmes icônicos vai estimular o apetite do público latino por experiências cinematográficas com maior curadoria", disse Pier Gazzolo, COO da VIMN e gerente geral interino da VIMN The Americas.
Para marcar o lançamento do canal, foi aberta ao público no dia 6 de novembro a primeira exposição da Paramount Pictures no mundo. Paramount Channel: A Exposição fica em cartaz no museu Soumaya, na Cidade do México, até o dia 6 de janeiro de 2015. Com curadoria da Paramount Archives, sob a direção do vice-presidente Andrea Kalas, a exposição apresenta peças exclusivas e figurinos – dos mais glamourosos aos mais sutis – com fotos que mostram grandes estrelas usando os mesmos trajes durante momentos memoráveis do cinema – caso de Russell Crowe em Noé (2014), Tom Hanks em O Resgate do Soldado Ryan (1998) e Forrest Gump – Contador de Histórias (1994) e Kevin Costner em Os Intocáveis (1981), entre outros.
Zero Hora é eleito Veículo do ano no Salão da Propaganda
Zero Hora conquistou o título de Veículo do Ano no Salão da Propaganda, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) para reconhecer os profissionais e empresas que se destacaram no setor da comunicação em 2014.
A entrega dos troféus aos vencedores da distinção em 15 categorias ocorreu na noite desta quinta-feira, no tradicional Jantar da Propaganda, na Casa NTX, em Porto Alegre.
Confira a lista completa dos vencedores:
Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano
— Alberto Freitas (Matriz)
Agência de Comunicação do Ano
— Paim
Anunciante do Ano
— Sicredi
Veículo do Ano
— Zero Hora
Diretor de Criação do Ano
— Rafael Bohrer (Global)
Profissional de Criação do Ano
— Márcio Blank (Paim)
Profissional de Atendimento do Ano
— Renata Dall Onder (Escala)
Profissional de Mídia do Ano
— Simone Gasperin (Global)
Profissional de Planejamento do Ano
— Lara Piccoli (Morya)
Profissional de Produção de Agência do Ano
— Melissa Bordin (Morya)
Profissional de Atendimento de Veículo do Ano
— Andrea Rossi (SBT)
Profissional de Marketing de Cliente do Ano
— Daniel Ferretti (Sicredi)
Produção Publicitária Eletrônica e/ou Digital do Ano
Ligar o rádio, ouvir um conto, uma história, dando asas à imaginação ao se deixar levar pela narrativa. Assim é o programa "Leitura Viva", lançado pela emissora curitibana Lumen FM e apresentado pelo agente de leitura, dramaturgista e diretor musical, Flávio Stein.
"O objetivo do programa, que estreou esta semana, é trazer a literatura para o rádio por meio de um formato inovador, estimulando o ouvinte a entrar em contato com a leitura, por meio de pequenos contos ou trechos de livros escolhidos especialmente para serem lidos no ar", explica Juliana Sartori, supervisora artística da Lumen FM.
De segunda a domingo, um texto é escolhido e interpretado de maneira diferenciada, estimulando o exercício da audição e oportunizando ao ouvinte mergulhar no texto e conquistar novas experiências por meio da interpretação de obras literárias.
O Leitura Viva faz parte da campanha Se Liga no Livro da Lumen FM. Realizada há mais de um ano na emissora, a campanha conta com várias ações na programação para incentivar a leitura entre os ouvintes.
O Leitura Viva vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h20 e às 16h20 e aos sábados e domingos às 9h30 e às 16h30.
A Transamérica Hits lança para o mercado publicitário um projeto especial para comercialização de cotas de patrocínio da nova temporada do Estúdio Ao Vivo. Os artistas confirmados são: Ricardo & João Fernando (25/11), Humberto & Ronaldo (04/12), Edson & Hudson (11/12) e Inimigos da HP (16/12).
As apresentações vão acontecer até o final de dezembro e serão transmitidas para 53 emissoras da Rede Transamérica Hits, que abrangem importantes cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Roraima e Rondônia.
A mídia oferecida no plano comercial do Estúdio Ao Vivo contempla chamadas promocionais, menções durante as atrações e comerciais determinados, além de banner no aplicativo da emissora disponível para iPhone/iPad e aplicação de menção de apoio nos materiais divulgados no portal www.transanet.com.br.
Vale ressaltar que o Estúdio Ao Vivo é uma das atrações mais tradicionais da emissora e já foi premiado duas vezes pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como o melhor programa de Música ao Vivo.
A Comissão Mista criada para analisar a MP 648/14 dia (16), o relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) que flexibiliza de maneira permanente o programa “A Voz do Brasil” entre 19h e 22h. A obrigatoriedade da transmissão às 19h ficará apenas para as rádios educativas.
Com a aprovação, a MP terá até o final de setembro para ser analisada pelo plenário da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O presidente da Abert, Daniel Slaviero, afirmou que a aprovação desta medida foi um passo muito significativo para o setor da radiodifusão e para a sociedade. “Esse é o fato mais importante para o rádio nos últimos anos e os maiores beneficiados com a flexibilização são os ouvintes e a população brasileira”, disse.
Para o relator da MP, senador Ricardo Ferraço, a experiência da flexibilização durante a Copa do Mundo foi positiva e atendeu aos interesses das rádios e dos ouvintes, que puderam escolher o que escutar durante um período de três horas. “Essa é uma medida democrática e vamos continuar trabalhando para a sua aprovação nos plenários da Câmara e do Senado”, disse.
A MP 648/14, assinada pela presidente Dilma Rousseff, atendeu a um pleito da Abert e das Associações Estaduais de Radiodifusão, preocupadas com os prejuízos à transmissão e cobertura jornalística das partidas e de eventos paralelos ao Mundial, autorizou as emissoras de rádio de todo o país a levar ao ar o programa obrigatório “A Voz do Brasil” até às 22h durante o torneio.
José Luiz Datena estreia programa na Bradesco Esportes FM
Depois de sua atuação como narrador esportivo na Copa do Mundo na Band e no canal Bandsports, José Luiz Datena estará no comando do programa “Nossa Área Com Datena Bandsports”, transmitido pela Bradesco Esportes FM.
A partir desta segunda-feira, dia 21, o público poderá conferir as principais notícias esportivas do dia e entrevistas com personalidades da área. Além disso, o ouvinte terá espaço no programa para discutir sobre seu esporte favorito com o apresentador.
Datena, que começou a sua carreia jornalística no rádio, fala da expectativa em voltar a trabalhar neste veículo de comunicação, que está longe desde março de 2013. “Estou muito feliz em voltar ao rádio. E muito feliz com a oportunidade de interagir com o público. Muitas vezes, a opinião de um ouvinte é mais interessante que a do próprio apresentador”, comenta.
Com programação intercalada entre música nacional e internacional com notícias e dicas sobre empreendedorismo, finanças, negócios e mercado de trabalho, o Sebrae-SP coloca no ar uma emissora de rádio online.
O acesso pode ser feito pela internet no endereço http://radio.sebraesp.com.br. Na rádio online do Sebrae-SP, há, ainda, entrevistas e demais reportagens com consultores especializados da entidade e todos os temas que envolvem o universo do empreendedorismo, além de podcasts com conteúdo de gestão que ajudarão o empresário a se desenvolver.
Para o gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP, Eduardo Pugnali, a proposta é oferecer aos empreendedores mais um canal de comunicação com dicas e informações importantes para quem quer abrir uma empresa ou já é dono do próprio negócio, mesclando música, notícias e serviços.
"A ideia é que a Rádio Sebrae-SP se torne uma companhia para o empreendedor, que possa ser inserida no ambiente do seu negócio. Ao conectar a rádio pela internet o empreendedor pode, enquanto conduz a sua empresa, ouvir informações importantes de empreendedorismo e gestão de negócios que podem ser aplicadas no seu dia a dia", explica Pugnali, responsável pelo projeto.
A rádio também pode ser ouvida em celulares e tablets com acesso à internet pelo endereço. Basta acessar o navegador.
Haverá espaço para publicidade na programação. A previsão é que sejam divulgadas em breve as informações aos interessados em tornar-se anunciantes.
Conteúdo informativo gratuito para as rádios
Em parceria com a Radioweb, o Sebrae-SP também oferece um conteúdo gratuito de produção e distribuição diária de informações para as rádios de todo o Brasil.
São matérias, boletins e reportagens sobre empreendedorismo que podem ser baixados pelo endereço www.agenciaradioweb.com.br/ ou no próprio site da rádio.
Basta que a rádio interessada no conteúdo faça um simples cadastro com login e senha para ter acesso gratuito aos downloads e todo o material produzido pelo Sebrae-SP.