sábado, 31 de agosto de 2013

Marcas mais lembradas no Top Brands 2013


A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding, realizou nos meses de julho e agosto mais uma edição da pesquisa “CONFIANÇA E PRESTÍGIO DAS MARCAS BRASILEIRAS”, que avalia a força das marcas com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços. O objetivo da pesquisa é fornecer às empresas uma importante ferramenta para o aprimoramento da gestão de suas marcas.
Os resultados detalhados são oferecidos para as empresas utilizarem na gestão de suas marcas e os principais tópicos serão apresentados durante o Fórum Internacional ABA Branding 2013, nos dias 27 e 28 de agosto. “Esta é a décima edição da pesquisa que foi criada para estimular e incentivar a discussão sobre a gestão e evolução das marcas no mercado brasileiro”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.
A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores. As categorias avaliadas foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, sabonete íntimo, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet. A metodologia foi elaborada em conjunto com a Quest Inteligência de Mercado.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, explica Machado. “O estudo permite, também, cruzamentos que fornecem análises das diferenças comportamentais por gênero, idade, classe social e regiões do país”, complementa.
Outra análise interessante que se obtém com a pesquisa é o Índice de Adesão da Marca, que permite analisar o grau de fidelidade às marcas com base na satisfação e intenção de recompra. Os clientes/consumidores são classificados em quatro grupos: os defensores, que, além de consumir/utilizar, tendem a recomendar e defender a marca; os satisfeitos, que provavelmente voltarão a comprar, mas não necessariamente defendem a marca; os vulneráveis, que podem voltar ou não a comprar a marca; e os opositores, que não só não voltarão a comprar como tendem a criticar e a boicotar a marca. Com base nesta classificação foi criado um ranking com maior número de defensores, que deriva da fidelidade de cada marca.
Análises Por Categoria
Uma das análises mais interessantes é que na maioria das categorias, a marca Top of Mind não é a marca com maior número de defensores. Trata-se de uma observação muito relevante, já que “a força de uma marca não reside apenas na lembrança, mas sim na lembrança acompanhada de uma ressonância positiva”, como observa Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands. Este é, por exemplo, o caso da TIM, que embora tenha sido a marca Top of Mind na categoria telefonia móvel é a marca com menos defensores entre as quatro grandes operadoras.
Uma categoria que novamente mereceu especial atenção em 2013, foi telefonia móvel, uma das mais competitivas do mercado. Em 2012 a ANATEL puniu algumas operadoras e somente VIVO escapou ilesa, não perdendo defensores nos resultados da pesquisa. No entanto, em 2013, ao contrário do que se esperava, o cenário geral para as marcas de telefonia móvel foi de piora e não de recuperação. Muito embora a TIM tenha sido Top of Mind novamente em 2013, este resultado não deve ser comemorado: a marca, que já tinha perdido defensores em 2012, perdeu ainda mais defensores em 2013. E VIVO, marca com mais defensores em 2013 também teve piora com relação a 2012. O cenário para OI e CLARO é de estabilidade, mas também ruim. Segundo Machado, “o caminho para as marcas de telefonia móvel se consolidarem como marca realmente fortes ainda é longo e todas parecem estar andando para trás, infelizmente”. “Talvez seja o caso destas marcas reverem seus investimentos milionários em comunicação e se voltarem ao óbvio que é a melhoria dos serviços”, completa Machado.
Outra categoria que merece atenção especial é a de bancos, que vem investindo muito em branding nos últimos anos. Itaú foi mais uma vez a marca Top of Mind. No entanto, a marca com mais defensores foi CAIXA, o que não deixa de ser surpreendente para uma empresa estatal, muitas vezes vistas com preconceito. Para Machado, “os próprios executivos de Marketing nutrem certo preconceito contra as marcas e empresas estatais de modo que é interessante ver uma marca estatal se destacando”. 
Em automóveis, apesar da competição aumentar anualmente, as lideranças de VW (fabricante) e de GOL (modelo) continuam firmes em TOM. Segundo Ricardo Klein, sócio da TopBrands,  “o processo de construção de uma marca é longo e, quando bem feito, marcas fortes e tradicionais como Volkswagen e Gol conseguem manter seus territórios”. “Ao contrário do que ocorreu com Philco, Phillips e Toshiba, na categoria Televisores, que perderam força e relevância junto aos consumidores e foram deixadas para trás por marcas como L&G e SAMSUNG”, completa Klein.
Em supermercados, Extra aumentou seu índice de TOM, mas as marcas com mais defensores são as regionais Big e Zaffari.
A pesquisa revela ainda que a definição dos termos da internet ainda é confusa para as pessoas. Google, que em sua essência é um buscador, é citado como o portal mais lembrado e com maior número de defensores. E o mais curioso é que o número de pessoas que não lembra de nenhum portal ainda é superior ao de qualquer marca, incluindo Google. “Os resultados reforçam a força da marca Google, ao mesmo tempo em que revelam que a Internet ainda é um terreno a ser conquistado pelas marcas.”, afirma Machado.  
Top of Mind
Primeira marca mencionada pelo respondente em cada categoria.
Categoria (Nacional)
Índice de Top of Mind
%

Banco
Itaú
29
Supermercados
Extra
23
Plano de Saúde
Unimed
27
Operadora Telefonia Móvel
Tim
29
Operadora Telefonia Fixa DDD
Oi
37
Automóvel - Fabricante
VW
29
Automóvel - Modelo
Gol
15
Aparelho de TV
Samsung
27
Analgésico
Dorflex
23
Fabric. Medicamento Genérico
Não sabe/Não Lembra
62
Fabric. Medicamento Genérico
Medley
22
Sabonete Íntimo
Não sabe/Não Lembra
43
Sabonete Íntimo
Dermacyd
20
Portal de Internet
Não sabe/Não Lembra
30
Portal de Internet
Google
20
Revistas
Veja
44
Emissora de TV (Aberta)
Globo/Rede Globo
60
Índice de Adesão da Marca 
Cada entrevistado foi avaliado no grau de satisfação e intenção de recompra, através de escalas de cinco pontos.
O Índice de Adesão foi calculado multiplicando-se as duas avaliações. Os entrevistados que ficaram na faixa de 1 a 5 pontos foram classificados como Opositores, de 6 a 10 pontos como Vulneráveis, de 11 a 19 pontos como Satisfeitos e de 20 a 25 pontos como Defensores. O cálculo para se chegar a este índice é feito da seguinte forma: tanto para grau de satisfação, quanto para intenção de recompra, o consumidor atribui uma nota de 1 (pior) a 5 (melhor) e as duas notas são multiplicadas para se obter o resultado de 1 a 25.
Por exemplo: grau de satisfação = 4; intenção de recompra = 4; resultado = 16. Este consumidor está classificado como satisfeito.

Categoria
Marca c/+ Defensores
%
Banco
Caixa
62
Supermercados
Big/Zaffari
65
Plano de Saúde
Bradesco Saúde
47
Operadora Telefonia Móvel
Vivo
39
Operadora Telefonia Fixa DDD
GVT
36
Automóvel - Fabricante
VW
60
Aparelho TV
Samsung/Sony
71
Analgésico
Dorflex/Tylenol
73
Fabric. Medicamento Genérico
Medley
60
Sabonete Íntimo
Dermacyd
79
Portal de Internet
Google
77
Revistas
Superinteressante
69
Emissora de TV (Aberta)
Bandeirantes
65
Jornal
O Comércio
69
Emissora de Rádio
Globo
67
Índice de Confiança na Categoria
Foi feita também uma avaliação do grau de confiança na categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas que compoem cada categoria. Interessante notar a posição de destaque que Rádio ocupa entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto desconfortável de operadoras de telefonia móvel e operadoras de DDD. Já os portais de internet se aproximam das emissoras de TV.
Categoria
Percentual de Confiança (%)
Aparelho de TV
89
Sabonete Íntimo
88
Automóvel - Fabricante
87
Analgésico
87
Emissora de Rádio
86
Banco
84
Fabric. Remédio Genérico
83
Portal de Internet
82
Emissora de TV (Aberta)
82
Supermercados
81
Jornal
81
Revistas
80
Plano de Saúde
79
Operadora telefonia móvel
73
Operadora telefonia fixa DDD
71
Fidelidade Geral às Marcas
Este ano a pesquisa mensurou a fidelidade geral dos consumidores às suas marcas preferidas. Segundo o levantamento 84% das pessoas mantiveram-se fieis às suas marcas preferidas nos últimos 12 meses. Este índice cai para 80% no Rio e sobe para 91% e Porto Alegre, dado curioso, já que muitas vezes os gaúchos são considerados muito críticos pelos demais brasileiros.
Já as principais razões de troca de marcas são pela indicação de amigos (29%) e preço (23%), um golpe naqueles profissionais que julgam ser preço o principal fator de mudança de marcas. No caso dos jovens (14/19 anos) a importância da indicação de amigos sobe para 36%, o que deixa claro o caminho a ser percorrido por marcas que querem crescer. “Marcas que têm consumidores jovens e com atividade digital podem usar a internet para propagar boas  experiências  e conquistarem novos consumidores”, afirma Marcos Machado, da TopBrands.
Sustentabilidade e as Marcas
Este ano a pesquisa levantou também a credibilidade que as pessoas tem no apelo sustentável que algumas marcas passaram a adotar. Segundo os dados, somente 32% acreditam que as empresas e marcas praticam o que pregam no que diz respeito às práticas sustentáveis. Este dado é ainda pior entre os jovens (14/19 anos) em que só 26% acreditam. Ou seja, “parece que as marcas estão longe de transformarem o discurso sustentável em imagem real”, afirma Ricardo Klein, da TopBrands.
Grau de Atividade Social na Internet
Pela terceira vez foi realizada a avaliação do grau de atividade social dos consumidores na internet. Os clientes/consumidores foram classificados em quatro grupos: os produtores de conteúdo (18%), que, acessam as redes, produzem e propagam conteúdo; os compartilhadores (51%), que não produzem, mas propagam conteúdo nas redes; os usuários espectadores nas redes sociais (7%), que apenas acessam as redes sociais, os não usuários de redes sociais (2%), que tendem usar internet muito pouco e os não usuários de internet (21%).
Nota-se, portanto, que 69% dos clientes/consumidores têm alto grau de atividade na internet, sendo produtores de conteúdo (18%) ou compartilhadores (51%). Fazendo-se uma análise por faixa etária percebe-se que este percentual é de 40% na geração baby boomers (nascidos de 45 a 59) e chega a expressivos 91% na geração Z (nascidos de 92 a 99). Interessante apontar que os baby boomers, com alto grau de atividade na internet, que agora são 41%, eram apenas 31% um ano atrás, e 23% em 2011. Segundo Machado, “a oportunidade para as marcas na internet está justamente nas pessoas maduras, que ainda estão entrando na rede, aprendendo a navegar e que tem alto potencial de consumo”. “Estará sendo míope quem só olhar para o jovem na internet”, completa Machado.
O quadro a seguir apresenta as marcas que, em cada categoria, tem o maior percentual de consumidores com alto grau de atividade na internet. Esta análise é muito importante, já que é forte a tendência de as marcas cada vez mais terem sua imagem fortemente afetada por aquilo que se propaga nas redes sociais. Segundo Marcos Machado da TopBrands, “esta propagação pode vir para o bem ou para o mau da marca e por isto, marcas que têm mais defensores e cliente/consumidores com maior grau de atividade na internet, têm uma forte vantagem competitiva”.
Categoria
Marca
%
Banco
Banco do Brasil
78
Supermercado
Zaffari
84
Plano de Saúde
Bradesco Saúde
82
Operadora Telefonia Móvel
Tim
76
Operadora Tefonia Fixa DDD
GVT
84
Automóvel - Fabricante
Renault
90
Aparelho TV
Samsung
78
Analgésico
Tylenol
80
Fabric. Medicamento Genérico
EMS
74
Sabonete Íntimo
Dermacyd
82
Portal de Internet
Globo.com/Terra
91
Revistas
Superinteressante
85
Emissora de TV (Aberta)
Record
67
Jornal
Estado de São Paulo
82
Emissora de Rádio
Jovem Pan
87
 
 Os resultados finais da pesquisa serão divulgados no FÓRUM ABA BRANDING, evento que será realizado em São Paulo nos dias 27 e 28 Agosto.
 
Site Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário