domingo, 11 de agosto de 2013

Empresas com DNA digital compram veículos tradicionais nos EUA. O que isto significa?

Reprodução
Na semana passada o mercado brasileiro de comunicação sofreu uma grande turbulência com baixas importantes em diversos veículos, sobretudo nos meios impresso e rádio. Nos últimos dias, entretanto, é o mercado norte-americano que está em plena ebulição com transações de todo o tipo.
Destaque para representaçções digitais como o dono da Amazon e a empresa IBT, que compraram tradicionais veículos yankes, como o Washington Post e a revista Newsweek, exatamente nessa ordem. O Boston Globo também acaba de ser vendido pelo The New York Times para o empresário John W. Henry, 
Esses são indícios inevitáveis da dificuldade de sobrevivência da mídia impressa americana, que precisa de uma injeção de ânimos à base de fortes investimentos, além de criatividade para reinventar o mercado, sobretudo se quiser sair com vida dessa luta inglória por market share.
Confira alguns detalhes das últimas transações nesta saga da mídia impressa para virar o jogo:
Dono da Amazon compra Washington Post
Na última segunda-feira (06), o dono da Amazon, Jeff Bezos, anunciou a compra do tradicional jornal americano Washington Post e todas as suas publicações como uma pessoa física, pela quantia de 250 milhões de dólares.
Newsweek vendida mais uma vez
A revista norte-americana Newsweek, que estava à venda desde fim de Maio, foi comprada no último final de semana pelo grupo de media online IBT (International Business Times), que garante manter a revista “100% digital”. Os valores da transação não foram revelados.
Boston Globe é adquirido pelo NYT por US$ 70 mi
O The New York Times comunicou ontem (06) que acertou a venda do jornal The Boston Globe e suas outras propriedades de mídia na Nova Inglaterra a John W. Henry, principal proprietário da equipe de beisebol Boston Red Sox. Henry pagará US$ 70 milhões pelo jornal, o que representa uma queda vertiginosa no valor do Globe, que o NYT adquiriu em 1993 por US$ 1,1 bilhão.
Como o próprio dono da Amazon (e agora do Washington Post) disse, muitas mudanças precisam ser feitas, com ou sem novos donos. “Não há um mapa e traçar um caminho a seguir não será fácil. Nós precisaremos nos reinventar, o que significa que teremos de experimentar”, analisa. A julgar pelas palavras de Jeff Bezos, outra mentalidade, com mais intimidade com a tecnologia e a sua viabilidade como negócios, pode mudar a mídia tradicional e melhorar a integração com o universo digital.
O que todos esperam é que essa experiência dê um novo sentido estratégico para a mídia impressa.
Fonte: Site Adnews

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