sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

AUDIO AULA VEJA COMO SE TORNAR UM GRANDE LOCUTOR ( apresentção locutor jesse martins )

Tecnicas de locução para rádio

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Orientações para Locutores


Orientações para Locutores

Dicção é fundamental para uma boa locução no rádio. A articulação da voz comporta e confirma a verossimilhança da mensagem.

1) Dicas para locutores

Quais os segredos para ser um bom locutor? Apesar da diferença de estilos e de cada locutor ter um estilo próprio, o que torna o processo muito pessoal, é interessante dar uma olhada na lista abaixo. São várias dicas que vão lhe ajudar a melhorar sua locução, ou até mesmo orientar os locutores de sua emissora.

1. Ouça bastante o rádio, seja um bom ouvinte. Quanto mais se ouve, mais se conhece, mais se aprende.
2. Entenda o que você está falando e verifique o conteúdo dos textos. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo.
3. Relaxe antes do trabalho. A inspiração e expiração do ar de maneira compassada, juntamente com a contração seguida de relaxamento dos músculos das pernas e braços, ajudam bastante.
4. Livre de tensão, a voz é produzida de maneira natural.
5. Cuide com a entonação. Por exemplo: "Ele vem... Ele vem?"
6. Quanto maior o número de repetições por segundo, mais aguda a voz (crianças e mulheres) e quanto menor o número de repetições por segundo, mais grave a voz.
7. Determinantes da voz: o físico, a emoção, a cultura, a altura, a intensidade, o timbre.
8. Voz desagradável é: a gutural, áspera, peitoral, suspirante, nasal, abafada, rouca, seguida, chorosa etc.
9. Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: "agora a hora certa para VOCÊ não perder seu compromisso...", "e agora a previsão do tempo para VOCÊ se prevenir...". E não assim: "e agora a previsão do tempo para vocês."
10. Tenha pelo menos 7 horas de sono por dia.
11. Evite líquidos excessivamente gelados.
12. Lembre-se: quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-se rápida e irregular. O oposto, traz respiração harmônica, regular, lenta e suave.
13. Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia, não de maneira austera ou autoritária. Seja sobretudo entusiasta. Muito entusiasmo!
14. Amarre o ouvinte na programação: - Daqui a pouco você vai ouvir esta música (e exibe um pedaço da música); - Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulano de tal, é um programa especial que você conhece; - Em seguida, estará chegando aquele seu programa esperado...; - Daqui a pouco uma dica de saúde...
15. Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme o seu estilo. Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa.
16. Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia de nomes, numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto sem dar a impressão de leitura.
17. Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas de ar. Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar.
18. Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia do que é hoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete na mídia do momento...
19. Não faça comentários sem autorização, muito menos se não tiver conhecimento.
20. Seja organizado no estúdio.
21. Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos.
22. Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta.
23. Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor, preparar previamente com descontração. Não fale coisas negativas, não ofenda ao colega e evite falar sobre o tempo.
Lembre-se: o bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade, poder de síntese, criatividade, improvisação, carisma e por sua voz bem colocada.

2) Uso Profissional da Voz

Muitos são os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho. Os cantores, atores, professores, radialistas, políticos, vendedores, telefonistas, secretários, empresários, padres, pastores e todos aqueles que precisam da voz para exercer sua profissão.

O aparecimento de rouquidão, cansaço vocal, ardume e/ou dor na garganta, pigarro e falta de ar são sinais de patologias que acometem a laringe e podem estar relacionadas ao uso abusivo da voz em condições desfavoráveis.

O mau uso da voz se refere a falar excessivamente, falar alto e rápido, gritar, usar voz muito aguda ou muito grave e praticar canto sem ter preparação adequada. Tais hábitos associados ao fumo, ar-condicionado (ambos ressecam a mucosa da laringe), poeira, alergias respiratórias, stress, ruído competitivo e predisposição genética propiciam o surgimento de patologias laríngeas, que podem prejudicar ou até mesmo impedir a atuação profissional.

O médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo podem dizer se o profissional está fazendo um uso adequado da voz, dar orientações preventivas, avaliar e tratar a patologia quando existente. Vale lembrar que o tratamento precoce é sempre mais rápido, podendo inclusive poupar o indivíduo de uma cirurgia.

Por ser um valioso instrumento de trabalho, três quartos além de reflexo de nossa saúde física e mental, a voz merece atenção e cuidados especiais. Voz saudável é voz agradável

3) Dicas para uma Voz Saudável

Esses são cuidados para poupar a laringe de esforços desnecessários que muitas vezes são feitos e trazem prejuízo à voz e desconforto ao falante. A higiene vocal deve ser seguida por adultos e crianças, mas principalmente por profissionais que usam a voz como meio de trabalho.

1. Hidratação do organismo é fundamental. Beba de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente. Pode ser substituído por suco cítrico natural e não açucarado. O refrigerante, por conter grande quantidade de gases pode prejudicar a movimentação do diafragma, por isso deve ser evitado.

2. Evite ambiente com ar condicionado, que resseca as mucosas. Neste caso, intensifique a hidratação.

3. Não grite sem suporte respiratório. O grito deve ser sempre evitado, mas em situações esporádicas em que ele é necessário (principalmente em certas profissões), o indivíduo deve gritar com técnica: corpo ereto, inspirar profundamente sentindo a expansão do abdômen e das costelas e falar em forte intensidade, com ataque vocal suave.

4. Ataque Vocal é o encontro das pregas vocais quando começamos a falar uma palavra ou frase. Se o ataque vocal for brusco, o atrito entre as pregas vocais será muito forte, podendo causar inchaço e nódulos. Assim, o mais aconselhável é o ataque vocal suave.

5. Tossir ou pigarrear excessivamente provoca um atrito intenso nas pregas vocais, podendo feri-las. Como mecanismo de proteção há um aumento do muco para protegê-las do impacto. Isso se torna um ciclo vicioso, pois a secreção atrapalha a emissão vocal, forçando o indivíduo a pigarrear novamente! O melhor é controlar a vontade de pigarrear, aumentar a hidratação, fazer exercícios de vibração de língua. Quando for imprescindível eliminar o pigarro, sugere-se a realização voluntária e precoce do fechamento glótico, como se estivesse realizando um esforço físico, seguido de uma liberação repentina do fluxo de ar.

6. Falar em ambientes ruidosos ou abertos leva o falante a intensificar a emissão vocal, pois há competição sonora. Quando possível deve-se evitar tais ambientes, mas no caso de profissionais que trabalham e tais condições, a voz deve ser projetada na máscara, os sons articulados com precisão e a voz deve ser levemente agudizada.

7. Utilizar tom grave ou agudo demais também é considerado um abuso. O tom mais apropriado para a fala é o tom médio ou de uma a duas notas acima deste. O tom levemente agudizado, apesar de não ser natural é o que exige menos esforço para ser produzido. Por isso é o ideal para profissionais que usam a voz o dia todo.

8. Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas pode causar danos irreversíveis, pois os tecidos que revestem a laringe estão inchados e o atrito das pregas vocais durante a fala passa a ser uma forte agressão. Deve-se falar o mínimo possível nessas ocasiões, e beber água em abundância.

9. Praticar exercícios físicos falando pode gerar sobrecarga, pois durante o esforço físico ocorre um aumento no fechamento das pregas vocais.

10. Fumar ou falar muito em ambientes de fumantes. O cigarro é altamente irritante às mucosas do trato vocal, além de ressecá-las e dificultar sua vibração.

11. Utilizar álcool em excesso. O álcool também é irritante às pregas vocais e tem um efeito anestésico que mascara a dor de garganta, propiciando abusos vocais.

12. Cantar ou falar abusivamente em período pré-menstrual não é aconselhável, pois nesse período, várias regiões do corpo sofrem inchaço, inclusive as pregas vocais O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar o mesmo efeito.

13. Falar demasiadamente, logicamente, causa sobrecarga vocal. As pregas vocais são músculos como qualquer outro, e também sofrem fadiga.

14. Falar muito após ingerir grandes quantidades de Aspirinas, calmantes ou diuréticos. A Aspirina causa aumento da circulação sangüínea na periferia das pregas vocais. Com a associação do atrito de uma prega contra a outra, há um aumento da fragilidade capilar. Os diuréticos e calmantes ressecam as mucosas.

15. Cantar inadequada ou abusivamente e fazer parte de corais sem preparo vocal. Cantar é um ótimo exercício laríngeo, mas o indivíduo precisa ter preparo e técnicas vocais, caso contrário podem surgir sérios distúrbios orgânicos.

16. Alimentação com excesso de condimentos traz azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, que podem banhar as pregas vocais causando irritações nas mesmas. A maçã e o salsão são recomendados, pois são adstringentes, deixando a saliva mais fininha. Já os derivados do leite e chocolate engrossam a saliva e dificultam a articulação das palavras e a vibração das pregas vocais.

Resumo do "Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz", de Silvia M. Rebelo Pinho, ed. Pró-Fono, 1997.

4) Dicas para um Locutor de Rádio

O locutor de rádio deve ter segurança do que fala, uma vez que rádio, se faz ao vivo. Procure estar sempre bem informado. Leia os jornais do dia, ouça bastante rádio, procure se informar do assunto que está em evidência na mídia, conheça a pronúncia de nomes de personagens estrangeiros em destaque, aprenda a ler e pronunciar bem o inglês e o espanhol .

Ao fazer sua locução no rádio, fale como se fosse para uma pessoa. Use o pronome você, ex: você ouviu, Imagine com Paulo Ricardo, você confere agora as melhores da semana etc. Seja sempre simpático, abra um sorriso ao falar, as pessoas que estão te ouvindo serão contagiadas pela sua alegria.. Saiba cativar a audiência .

A grande maioria das rádios tem sua programação voltada para gente comum, o povão, pessoas de diferentes gostos. Estas emissoras fazem uma programação bastante eclética, buscando agradar a todos, ou pelo menos a grande maioria. O locutor tem que ser imparcial. Nunca deixe seu gosto pessoal ser notado ao anunciar ou comentar sobre uma música. Faça tudo sempre com o mesmo entusiasmo e, por favor, fale somente o necessário.

Enriqueça seu programa usando bem as vinhetas de passagem, os jingles, efeitos sonoros etc. Nunca fale encima do início da letra da música. O máximo que você pode fazer, é usar a introdução da música para falar algo rápido, sem atropelar a cabeça da música. Não deixe buracos entre uma música e outra, seja dinâmico, prenda a audiência, faça rádio para as pessoas, não para você. O seu gosto pessoal não pode interferir no seu trabalho, goste de todas as músicas, torça por todos os times, mas acima de tudo fale com naturalidade, não imposte a voz. Ao falar, seja você mesmo, fale... não cante, você não é a atração principal da rádio, as pessoas ouvem rádio, para ouvirem músicas, notícias etc.

Se você estiver trabalhando em uma rádio de programação segmentada, como rádios que só tocam músicas gospel, pagodes, rock, clássicos etc, incorpore o estilo de cada rádio; o locutor deve ser um mutante, e se moldar de acordo com o ambiente.

Ouça bastante rádios de diversos estilos. Absorva o que for bom, o que for ruim descarte. Não imite nunca ninguém, principalmente na voz, conquiste seu espaço, seja você mesmo. Ao ler uma notícia, cuidado com o tom. Não vá ler sorrindo uma notícia trágica, ou vice-versa. Tome ciência do conteúdo da nota antes de lê-la no ar . Ao ler um texto, não dê impressão de leitura. Acredite no que está lendo, procure ser convincente. Conheça a programação musical, os comerciais e as promoções antes de assumir o horário. Confira o perfeito funcionamento do equipamento.

O microfone é o amigo inseparável do locutor, mas pode se tornar um inimigo se você não desligá-lo nos intervalos entre as músicas. Nunca vire folhas próximo ao microfone, evite tomadas de ar longas e sonoras, respire como locutor não como um velho ofegante e asmático. A boca não pode emitir outros sons ou ruídos estranhos, como estalar de língua, lábios, pigarrear, tossir etc.

Mantenha a distância correta do microfone. Com a evolução da tecnologia, eles se tornaram altamente eficientes e capazes de detectar os menores ruídos. Por isso você não precisa beijar o microfone para falar. Geralmente um palmo de distância é o mais indicado para rádio. É claro que existem microfones mais sensíveis, em que às vezes observa-se até um metro de distância. Geralmente são usados em estúdios de dublagem e comerciais. Falar colado ao microfone provocara a saturação do áudio, e com isso os famigerados puffs, que são pancadas provocadas por fonemas formados pelas letras p, b e vogais, ex: pipa, povo, bola, etc...

Se você pretende ser locutor de FM, terá de operar todo o equipamento, inclusive ajustar o microfone (altura e distância) adequadas para você. No caso das rádios AM, preste muita atenção ao operador, que fará sinais durante a programação. O entrosamento deve ser perfeito entre o locutor e o operador. Em estúdios para gravações de textos, spots, narrações etc, posicione-se à frente do microfone, não mexa no microfone sem pedir autorização ao operador ou editor que irá gravar você. Pode acontecer que haja uma indisposição do operador, tendo em vista que ele está ali para fazer isto. Ajustar todo o equipamento é dever dele e devemos respeitar. No Brasil, geralmente não há problemas, mas nos Estados Unidos, isto dá a maior treta, pois lá os operadores são enjoados e altamente profissionais.

5) Exercício de Dicção 1

Basicamente a arte de fazer locução resume-se em: Articular; Interpretar; Dar ritmo adequado a cada leitura ou apresentação. Parece fácil, mas o caminho é longo. É necessário praticar muita leitura, o melhor exercício para quem vive da voz. Existem tipos diferentes de locução para programas de rádio, para TV, narração de documentários, narração de historias etc. Exercício: pronunciar exageradamente cada sílaba das palavras no exercício a seguir:

- O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa.
- A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados.
- Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.
- Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.
- As pedras pretas da pedreira de Pedro Pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas .
- O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e, gritando, grimpa a grade da grota grandiosa.
- No quarto do Crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do Craveiro.
- O lavrador livre na palavra e na lavra, mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender .
- Fraga deflagra um drible, franco franqueia o campo, o povo se inflama e enfrenta o preclaro júri, que declara grave o problema .
- Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que Tecla se engana no que clama e reclama.
- O acróstico cravado na cruz de crisólidas da criança acreana e o credo Cristo.
- A entrada triunfal de trezentos truculentos troianos em trajes tricolores, com seus trabucos, trombones e triângulos, transtornou o tráfego outrora tranqüilo.
- O prato de prata premiado precioso e sem preço, foi presente do preceptor da princesa primogênita, probo primaz, procurador da Prússia.

6) Exercício de Dicção - 2

FÁCIL
1. Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala.
2. O rato roeu a roupa do Rei de roma a rainha com raiva resolveu remendar.
3. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
4. O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.
5. Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce?
Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.

MÉDIO
1. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
2. O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
3. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!
4. A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá Não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.

DIFÍCIL
1. Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.
2. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
3. Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna pretárita perfeitíssima.
4. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
5. Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?

Lourenço Mika - lmaikol@uol.com.br

FONTE : http://www.maikol.com.br/subpages/radio10.htm

Dicas para um locutor de rádio


Dicas para um locutor de rádio

Cyro César

Não existem fórmulas mágicas para se formar um bom locutor, existem recursos que, quando bem aproveitados, facilitam na locução.

O Locutor e o Microfone

Alguns anos atrás os microfones não possuíam a tecnologia de hoje. Com o desenvolvimento dos atuais, temos condições de ampliar a voz humana a extraordinários limites. A voz passou a ser mais bem detectada, ganhando um colorido todo especial. Da mesma forma que a voz passou a ser amplificada, com a nova tecnologia, surgiram também alguns requisitos básicos a serem observador pelos locutores quanto à sua utilização:

  • ANTES DE USAR UM MICROFONE, DEVE-SE TESTÁ-LO JUNTO AO EQUIPAMENTO.
    Atitude: Coloque a chave do microfone ou o canal em que ele está acoplado à mesa em áudio, e teste-o de forma a saber se está como o funcionamento normal. Via de regra sempre fazemos o teste antes de entrarmos no ar.
  • POSICIONE O MICROFONE DE FORMA CORRETA JUNTO A VOCÊ.
    Atitude: Os microfone são acoplados às "girafas", ou seja, a pedestais metálicos, reguláveis na altura e na distância. Certifique-se de que o microfone esteja desligado e regule-o de forma a ficar em distância e altura compatíveis ao seu trabalho.
  • DISTÂNCIA CORRETA.
    Atitude: Conforme o microfone variam-se as distâncias. Existem microfones mais sensíveis, que devem ficar a pelo menos 1 metro de distância do locutor, devido sua multidireção de captação sonora. É o chamado microfone multidirecional.
    O Shure, Leson e outros de semelhantes características são chamados de unidirecionais, por captarem os sons da voz com qualidade, somente na posição frontal e, neste caso, devem ficar a uma distância de 10 a 20 cm do locutor. Pois do contrário, em distância provocaríamos os famosos "pufs" no ar, que nada mais são do que a saturação na capacidade de captação do mesmo.
  • MAU FUNCIONAMENTO DO MICROFONE.
    Atitude: Se o microfone começar a funcionar mal, não vacile em substituí-lo por outro. Normalmente mau funcionamento do equipamento se dá pelo desgaste do material, por quedas e fortes batidas no mesmo e ainda por mau contato dos cabos e conectores do microfone junto à mesa.
  • CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO, POIS O MICROFONE VAI CAPTÁ-LA E AMPLIFICÁ-LA.
    Atitude: Uma das coisas que mais demonstram que um locutor é iniciante é a forma pela qual são feitas as tomas de ar antes de se falar. O microfone amplifica os sibilados da voz
    e os ruídos provocados pela boca. É extremamente desagradável ouvirmos alguns tipos de ruídos provocados pela língua, dentro da boca, durante a locução. Cuide para isto não acontecer.
  • NÃO DÊ APARTES PRÓXIMO AO MICROFONE, A SUA FALA SERÁ CAPTADA E AMPLIFICADA.
    Atitude: Muitas vezes o microfone é deixado aberto no ar, por esquecimento ou propositadamente, quando na passagem rápida de um segmento a outro do programa. Neste momento devemos cuidar para que não provoquemos sons detectáveis junto a ele, tais como: Úfa, Que calor, Vá mais pra lá, etc.
  • SE ESTIVER LENDO NÃO VIRE AS FOLHAS DIANTE DO MICROFONE, VIRE-AS FORA DE SEU ÂMBITO DE ALCANCE.
    Atitude: Procure dispor de forma ordenada as folhas dos noticiários ou da programação. Desta forma, quando você entrar no ar, não correrá o risco de perder-se diante delas.

O Locutor e o Ouvinte

Você deve se identificar com o ouvinte e não o ouvinte se identificar com você. Diante desta colocação. Talvez um pouco contraditória à primeira vista, existe a necessidade de você ser intensamente agradável no ar. Pois, são milhares de ouvintes a presenciarem a sua forma de se comunicar. O ser humano, pela sua própria necessidade de se agrupar, procura se identificar com todas as coisas que o rodeiam e ao mesmo tempo se sentir identificados por elas.

Saiba como cativar os seus ouvintes

  • Tome conhecimento de tudo o que estiver acontece no na emissora, quanto a promoções a serem realizadas no ar, bem como toda e qualquer alteração dentro da programação.
  • Certifique-se de que todo equipamento esteja funcionando normalmente.
  • Confira a programação musical, o roteiro comercial.

Ao ler observe os seguintes detalhes:

1. Fique atento aos sinais do operador, quando houver, é dele que sai o comando técnico

2. Interpretar corretamente o texto, para não correr o risco de ser alegre em notícias tristes, ou vice-versa.

3. O tom precisa ser convincente, de quem acredita no que está falando.

4. Pronuncie bem as palavras, não esquecendo os finais com "S" ou com "R".

5. Articule bem o final das frases e realce as frases finais do texto.

6. Não deixe qualquer ruído atrapalhar a audição do ouvinte. Evite tossir, pigarrear, espirrar ou bater com o lápis ou caneta na mesa. Se acaso acontecer, aja com naturalidade.

O Locutor durante a locução

Quando estiver comandando a programação no ar, não esqueça das regras fundamentais de sincronia e criatividade. O jogo bem elabora, entre as vinhetas e viradas de uma música para outra, traz à sua locução um colorido especial. Procure evitar a falta de concentração no seu trabalho fazendo outras coisas ao mesmo tempo, isto provoca erros.
A concentração é fundamental para a execução perfeita da operação de mesa, quando se trata de um locutor-operador (FM) e ainda é indispensável à sincronia entre o locutor e o operador de áudio (AM). A postura é muito importante, ela revela respeito à programação e ao ouvinte.

O Locutor e a Voz

A voz é o instrumento de trabalho do locutor e através dela muitos conseguem criar uma magia em volta de si. Uma bela voz não é aquela, tão-somente, grave e aveludada; precisamos ainda de uma boa dicção, articulação e interpretação a tudo que falarmos ao microfone.
Existem alguns cuidados para se manter um bom padrão vocal:

1. Evite tomar líquidos gelados.

2. Gargarejos com água morna, acompanhados de meio copo de suco de limão pela manhã. Agem como preventivos das infecções da garganta, prejudiciais ao locutor.

(Extraído do livro - Como Falar no Rádio - Editora Ibrasa)

FONTE : http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/radio-locucao.html

Investigadores da UA desenvolvem rádio do futuro

EQUIPE DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Investigadores da UA desenvolvem rádio do futuro
Aparelho electrónico para vários fins

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver um aparelho electrónico que possa ser usado ao mesmo tempo como rádio, televisão ou telemóvel. "Estamos a trabalhar na parte electrónica de um rádio universal que receba todo o tipo de sinal rádio e depois escolha a função através de software", explicou um dos cientistas envolvidos, Nuno Borges de Carvalho.

Pretende-se que os novos aparelhos possam captar "uma maior gama de frequências simultaneamente e também, ao mesmo tempo, delas fazer uso diferenciado", refere ainda. Para isso, a equipa de investigadores inspirou-se na capacidade auditiva dos mamíferos que conseguem ouvir múltiplas frequências em simultâneo, separando-as através da cóclea.
No futuro, as pessoas poderão assim adquirir um único aparelho para vários fins, ao contrário dos rádios atuais que, quando saem de fábrica, já têm uma função pré-determinada. Os ganhos de eficiência no uso do espectro de frequências ou a redução significativa de custos são algumas das vantagens desta tecnologia.

O projecto denominado Transceptores Adaptáveis para Comunicações Cognitivas Sem fios (TACCS) começou em 2007 e encontra-se actualmente em fase de protótipo – e ainda em evolução. A nova tecnologia traduzir-se-á numa redução significativa nos custos e em ganhos de eficiência no uso do espectro de frequências.

Segundo o coordenador da equipa multidisciplinar, dentro de cinco a dez anos deverão surgir no mercado estes rádios oportunistas, capazes de procurar frequências não utilizadas no amplo espectro de frequências. O trabalho desenvolvido já foi distinguido com o prémio PLUG, atribuído pela Associação dos Operadores de Telecomunicações. Para além dos três professores, o grupo inclui ainda os estudantes de doutoramento, Nelson Silva, Daniel Albuquerque e Pedro Miguel Cruz. O projecto designa-se «Rádios Cognitivos», tem, como base, um projecto aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a designação de TACCS, e deu já origem a diversos artigos publicados em revistas científicas. Actualmente, a equipa já envolve, para além dos seis elementos iniciais, mais meia dúzia de investigadores.
FONTE : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46191&op=all 2010-11-23

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DA RÁDIO VOICE DA AMÉRICA


Voice of America
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Voice of America (em português conhecida como Voz da América) ou VOA é o serviço oficial de radiodifusão internacional do governo dos Estados Unidos da América. É retransmitida em mais de 44 idiomas (via rádio) e 24 idiomas (via televisão) por várias estações ao redor do mundo e está sob supervisão do International Broadcasting Bureau, uma instituição vinculada à Presidência dos Estados Unidos da América e que teoricamente garantiria a isenção da VOA perante a política externa norte-americana. A Voz da América tem seus escritórios localizados na 330 Independence Avenue SW, em Washington DC, 20237, EUA.
Índice


* 1 Histórico
* 2 Legislação restritiva
* 3 Programação
* 4 Idiomas
* 5 Serviços do International Broadcasting Bureau
o 5.1 Serviço paquistanês
* 6 Polêmica
6.1 o soberania nacional

Histórico

A VOA foi organizada durante a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de transmitir notícias e propaganda política para países da Europa e Norte da África sob ocupação militar da Alemanha Nazista. Suas transmissões se iniciaram em 24 de fevereiro de 1942, utilizando transmissores de ondas curtas da CBS e NBC.

Em 17 de fevereiro de 1947, foram iniciadas as transmissões da VOA para a União Soviética. Durante o período da Guerra Fria, a VOA esteve sob controle da Agência de Informação dos Estados Unidos. Em 1980, a VOA criou um serviço televisivo e programas regionais específicos direcionados para Cuba (a Radio Marti e a TV Marti).

A partir de 2000, a VOA começou a transmitir em inglês pela Internet. Parte do conteúdo também está disponível em outros idiomas através de uma rede distribuída com mais de 14000 servidores em cerca de 65 países. O International Broadcasting Bureau, em seu orçamento para 2007, propõe a redução da programação em inglês da VOA (com a eliminação de programas como o News Now) e a manutenção da programação em inglês para a África e da página em inglês na Internet.
Legislação restritiva

A Voz da América está proibida, por força da Lei Smith-Mundt de 1948, de transmitir diretamente para os cidadãos norte-americanos. O objetivo desta legislação seria o de evitar que o governo federal tivesse um canal direto para o público doméstico (diferentemente do que ocorre em muitos países europeus e mesmo no Brasil), algo que deriva parcialmente da ausência nos Estados Unidos, do Estado como responsável pela transmissão local de rádio e TV. Naturalmente, a lei também surgiu para satisfazer os interesses das empresas comerciais de radiodifusão norte-americanas, reduzindo a concorrência.

Mesmo as redes públicas PBS (TV) e NPR (rádio), que funcionam parcialmente com financiamento do Estado, não operam sob a supervisão governamental mantida sobre corporações de radiodifusão estatais típicas (como a britânica BBC). Alegadamente, nenhuma outra empresa de radiodifusão internacional possui tamanha restrição governamental sobre suas atividades.

Em casos especiais, tal como na transmissão em 1981 do programa de TV Let Poland Be Poland, é necessária a aprovação prévia do Congresso para a exibição ao público norte-americano. Todavia, a VOA pode ser captada em ondas curtas e em streaming de áudio através da Internet, o que minimiza o efetivo alcance restritivo da legislação.
Programação

A Voz da América tem 22 correspondentes domésticos e 16 ultramarinos, todos cidadãos norte-americanos e funcionários do governo dos Estados Unidos. Eles são reforçados por correspondentes "freelance" em vários países, que fazem reportagens em inglês e nos numerosos idiomas utilizados pelos serviços da VOA. A vinheta de intervalo é "Yankee Doodle", interpretado por uma banda de música, seguido pela frase "this is the Voice of America, signing on" ("esta é a Voz da América, conectando"). Anteriormente, o tema utilizado era "Columbia, Gem of the Ocean".

Parte do orçamento da VOA é destinado à produção de programação televisiva.
Idiomas

A Voz da América é atualmente transmitida por rádio em 44 idiomas e por televisão em 24 idiomas (indicadas abaixo com um asterisco):

* Afan Oromo
* Albanês*
* Amárico
* Armênio*
* Azeri*
* Bengali*
* Bósnio*
* Birmanês
* Cantonês
* Chona
* Coreano
* Curdo
* Crioulo
* Croata*
* Dari*



* Inglês
(também Inglês especial)*
* Francês*
* Geórgio
* Grego*
* Hausa
* Hindi*
* Indonésio*
* Khmer
* Kinyarwanda
* Kirundi
* Laociano
* Macedônio*
* Mandarim*



* Ndebele
* Tailandês
* Pachto*
* Persa*
* Português
* Russo*
* Sérvio*
* Espanhol*
* Swahili
* Tibetano*
* Tigrigna
* Turco*
* Ucraniano*
* Urdu*
* Uzbeque*
* Vietnamita

Serviços do International Broadcasting Bureau

A VOA transmite vários programas dirigidos à audiências específicas através do International Broadcasting Bureau. A Radio Marti e a TV Marti são dirigidos à Cuba. A Radio Sawa, fundada pelo IBB (mas que não faz parte da VOA) é dirigida ao público jovem do mundo árabe, da mesma forma que a Radio Farda é dirigida aos jovens falantes do persa no Irã. A Rádio Europa Livre e a Rádio Ásia Livre são serviços aparentados à VOA que visam à audiência em países da ex-União Soviética e aqueles governados por regimes ditatoriais. Entre seus locutores, alguns, como Willis Conover, Pat Gates e Judy Massa, se tornaram mundialmente conhecidos.

O IBB opera através de vários locais de transmissão ao redor do mundo, incluindo suas estações de retransmissão doméstica em Greenville, Carolina do Norte e Delano, Califórnia, e no exterior, com estações situadas na Alemanha, Reino Unido, Botswana, Grécia, Kuwait, Marrocos, Saipan e Tinian, Filipinas, São Tomé, Sri Lanka, Tailândia e recentemente, Paquistão. Os retransmissores de Guam são utilizados no caso do surgimento de crises no Leste da Ásia.
Serviço paquistanês

O programa "Khabron Se Agay" da VOA é transmitido no Paquistão pela GEO TV. Segundo a VOA, o propósito do programa é promover uma maior compreensão entre paquistaneses e norte-americanos através da exibição de documentários sobre os Estados Unidos e seu povo, e sobre paquistaneses que vivem na América.
Polêmica
Soberania nacional

Alguns críticos têm sugerido que o governo dos Estados Unidos violam a soberania nacional ao transmitir e operar em seus respectivos países.

Em março de 2006, cinco membros da VOA foram detidos sob a acusação de manter atividades contra o governo na Etiópia. A acusação foi posteriormente retirada pelo governo etíope.
Pagamento por apresentações

Recentemente, a VOA foi denunciada como tendo, ao longo de vários anos, pago a jornalistas para aparecer em seus programas. De acordo com o El Nuevo Herald e o Miami Herald, entre estes estariam: David Lightman, chefe do escritório da Hartford Courant em Washington DC; Tom DeFrank, chefe do escritório em Washington do New York Daily News; Helle Dale, ex-diretora das páginas editoriais do Washington Times; Georgie Anne Geyer, uma colunista com distribuição nacional e Pablo Alfonso, repórter da equipe do El Nuevo Herald e Wilfredo Cancio, redator do mesmo jornal.

O conselho diretor da VOA não negou a acusação e afirma que tais pagamentos não configuram um conflito de interesses. Segundo o porta-voz Larry Hart, citado pelo El Nuevo Herald, "por décadas, por muitos, muitos anos, alguns dos mais respeitáveis jornalistas do país têm recebido pagamento para participar de programas da Voz da América".

Novas tecnologias nos 77 anos da Rádio Difusora de Piracicaba - sp



Novas tecnologias nos 77 anos da Difusora

As reformas no prédio da Difusora, localizado em frente à praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, aconteciam ao mesmo tempo em que a equipe da rádio trabalhava. Foi preciso conviver entre diversos ruídos, desde as conversas nos corredores até marteladas e todos os possíveis sons de obras. “Neste período, mudei de sala cinco vezes”, revela Roberta Soave, a diretora administrativa e financeira da empresa, que hoje faz a apresentação oficial das novas instalações em evento às 20h30 na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

É também a oportunidade de a Difusora celebrar os 77 anos completados na terça-feira, 12. “É uma felicidade conseguir chegar a esta idade, o que demonstra a credibilidade perante os ouvintes”, afirma a diretora, ressaltando ainda se tratar de uma empresa familiar e a preocupação de sempre acompanhar a tecnologia das comunicações. Roberta responde pela rádio ao lado das irmãs Andréa e Daniela, além da mãe Conceição, desde que o pai José Roberto faleceu em 1997.

Entretanto, a reforma da sede é o grande motivo do evento desta noite na Acipi. Segundo Roberta, as reformas que durariam três meses se estenderam por aproximadamente um ano. “O telhado e a fachada do prédio são tombados pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), então sabíamos da dificuldade de manter a tradição do lugar, erguido em 1933, e repaginar as instalações internas”, conta.

Todos os estúdios foram modernizados com novos equipamentos, como mesas de áudio e um processador de áudio digital importado. “E, enquanto os novos eram construídos, os antigos ainda funcionavam. Foi como se uma nova emissora estivesse sendo levantada”, brinca a diretora. Atualmente, a Difusora conta com dois estúdios de gravação, uma sala de jornalismo e duas do Ar, uma AM e outra FM, além dos setores comerciais, financeiro e da diretoria. Praticamente tudo na rádio agora é digital.

“Existia a necessidade de deixar o som da FM mais ‘limpo’, o que precisava de uma tecnologia mais avançada”, fala Roberta, sobre a instalação de uma nova antena e ampliação da torre de transmissão, que agora tem 60 metros. “A torre da AM tem 90 metros e não precisava de manutenção”. Quanto à programação, a diretora ressalta que as alterações acontecem naturalmente e por isso, no momento, se mantém intacta. “Mas estamos preparando novidades para 2011”, avisa.
FONTE: http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7261 Erick Tedesco

RÁDIO ALTITUDE DE PORTUGAL : RÁDIO com HISTÓRIA



ALTITUDE: RÁDIO com HISTÓRIA

O Altitude é uma das mais antigas estações emissoras portuguesas, emitindo há 62 anos a partir dos estúdios na cidade da Guarda.
Embora o registo oficial das emissões tenha ocorrido a 29 de Julho de 1948, a actividade do Rádio Altitude surgiu, no seio do Sanatório Sousa Martins, cerca de 1946. Na altura, as rudimentares emissões circunscreviam-se ao pavilhão onde estava concentrado o grupo de doentes pioneiros deste projecto e só com a construção de novo emissor foi ganhando dimensão a aventura radiofónica.
Sabe-se que, no ano seguinte, o então director daquela unidade de saúde, o médico e escritor Ladislau Patrício (cunhado do poeta Augusto Gil) assinou o primeiro regulamento da referida estação emissora, onde estavam definidas orientações muito objectivas sobre a sua actividade.
Em finais de 1947 as emissões já eram escutadas na cidade que seguiu, com particular entusiasmo, o início oficial das emissões regulares assinalado, com alguma pompa e circunstância, a 29 de Julho de 1948; um ano depois foi atribuído o indicativo CSB 21 ao Radio Altitude.
A propriedade do primeiro emissor pertenceu, inicialmente, à Caixa Recreativa do Internados no Sanatório Sousa Martins e, mais tarde, com a sua extinção, ao Centro Educacional e Recuperador da unidade hospitalar vocacionada para o tratamento da tuberculose.
Com a criação do Centro Educacional e Recuperador dos Internados no Sanatório Sousa Martins (CERISSM) pretendeu-se auxiliar os doentes, especialmente no que dizia respeito “à sua promoção social e ocupação dos tempos livres”.
Aliás, foi no seio dos sanatórios que surgiram interessantes projectos radiofónicos – como seja a Rádio Pólo Norte, no Sanatório do Caramulo, e a Rádio Pinóquio, no Sanatório das Penhas da Saúde, Covilhã, para referirmos os mais próximos.
O CERISSM foi uma autêntica instituição de solidariedade; para além de viabilizar a afirmação e implantação da Rádio Altitude desenvolveu uma vasta obra assistencial, sob o impulso do médico Martins de Queirós, o quarto e último director do Sanatório da Guarda.
Em 1961, mediante autorização oficial, o RA passou a ter como suporte económico-financeiro as receitas publicitárias que em muito contribuiriam para o auxílio dos doentes mais carenciados. As emissões evoluíram, ao longo das primeiras décadas em função das disponibilidades técnicas, dos recursos humanos e financeiros mas encontrando sempre no, crescente auditório, uma grande simpatia e um apoio incondicional.



Até 1980 o Rádio Altitude emitiu na frequência de 1495 Khz, em onda média (abrangendo não só o distrito da Guarda mas igualmente os distritos de Viseu e Castelo Branco e algumas das suas áreas limítrofes), altura em que a sua sintonia passou a ser feita no quadrante dos 1584 khz. Após 1986, e com a liberalização do espectro radioeléctrico passou também a desenvolver as suas emissões em frequência modulada, em 107.7 Mhz, a qual foi alterada, em 1991, para os 90.9 Mhz.
Em 1998,e depois de ter sido determinada a extinção do Centro Educacional e Recuperador dos Internados no Sanatório Sousa Martins, foi decidida a realização de uma consulta pública, com vista à “transmissão da universalidade designada Rádio Altitude”, considerada a “única estrutura em funcionamento do ex-CERISSM”.
A estação emissora entrou assim, com a sua aquisição por parte da Radialtitude–Sociedade de Comunicação da Guarda, num capítulo novo da sua existência, mantendo a ligação física ao antigo espaço sanatorial.
O Rádio Altitude – que vai assinalar, a 29 de Julho, o seu 62º aniversário – possui um historial ímpar que importa reter, e divulgar, contribuindo, assim, para aumentar a cadeia de afectos originada em finais da década de quarenta do passado século.



Hoje, o RA vive uma fase, perfeitamente distinta, consentânea com o papel da Rádio no século XXI e outrossim com as novas tecnologias, novos suportes, novos desafios e as inúmeras potencialidades proporcionadas pela Internet.
A sua área de influência não se limita aos tradicionais contornos geográficos resultantes da potência do seu emissor e das condições de propagação mas estende-se ao mundo, num confronto que, é justo realçar, afere de forma digna a qualidade do trabalho aqui desenvolvido.



Inovar, reinventar e crescer continuam a ser as palavras-chave do projecto em curso e o qual tem capitalizado esse historial de décadas, construído num profundo envolvimento com esta região.
O passado e património do Rádio Altitude fazem parte das múltiplas memórias da Guarda, assumindo-se como elos indissociáveis da história da Cidade da Saúde.
Valorizar o presente, reflectir sobre a importância social desta emissora, será um bom incentivo para quantos ali trabalham e dão continuidade a uma matriz radiofónica, de inquestionável originalidade e longevidade.
É, de facto, um Rádio com História, Memória e com Futuro.
FONTE: http://correiodaguarda.blogs.sapo.pt/2010/07/ Quarta-feira, 28 de Julho de 2010

A um toque no painel, milhares de emissoras ao redor do mundo com som digital





Para tocar no rádio
A um toque no painel, milhares de emissoras ao redor do mundo com som digital

Se você pensa que navegação eletrônica e troca de e-mails é tudo o que pode esperar do seu carro, você ainda não ouviu nada. Durante o CES (Consumer Electronics Show), um dos maiores eventos de eletrônicos dos Estados Unidos, uma das estrelas foi um aparelho de som capaz de sintonizar 16 000 estações de rádio de todo o mundo, via internet.
A novidade, apresentada pela alemã Blaupunkt em parceria com o site australiano miRoamer, deve chegar ao mercado norte-americano em meados do ano, ao preço de 600 dólares o aparelho. A sintonia das rádios, através de site, é de graça. O usuário só paga pelo tempo de conexão.
O acesso é feito por meio de um telefone celular 3G via rede wi-fi, que conversa com o rádio do carro pela tecnologia Bluetooth. Ao conectar o site, o aparelho da Blaupunkt classifica as estações por gênero musical, país de origem ou palavra-chave, como um buscador. Uma vez selecionada uma estação, o conteúdo é transmitido em tempo real, sem a necessidade de baixar arquivos. O processo streaming é igual ao dos vídeos exibidos pelo site YouTube.

Além da variedade de emissoras oferecidas, o aparelho também reproduz conteúdos específicos que não são oferecidos pelas rádios. Como em um computador, basta fornecer o endereço da página ou da lista de músicas e adicionar como site favorito.
O fato de depender de um celular de última geração e de uma conexão à internet de alta velocidade pode dificultar a adoção desses sistemas. Mas isso não deve frear o emprego da tecnologia pelos fabricantes, que contam com a popularização da tecnologia 3G.



MÚSICA ELETRÔNICA

O usuário liga o rádio e seleciona o serviço de música online. Por meio da tecnologia Bluetooth, o aparelho se conecta com um telefone celular 3G, equipado com internet de alta velocidade. Estabelecida a conexão com o site, via rede wi-fi, o acervo de estações de rádio é exibido no visor do rádio, na forma de um menu. As faixas da emissora selecionada são executadas em tempo real.
FONTE: Por Vitor Matsubara | ilustração: Gabriel Silveira
http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/novastecnologias/tocar-radio-471140.shtml